Buscar

pratica de carbono simples

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS
COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA DO CARBONO
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
Ana Karoline da Silva Moraes¹
EXPERIMENTO DE REAÇÃO DE ADIÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS 
1. INTRODUÇÃO 
	As reações de adição ocorrem quando é adicionado um átomo ou um grupo de átomos em carbono de uma ligação dupla ou tripla. A ligação pi é rompida e pode originar vários tipos de compostos. As principais reações de adição são: hidrogenação, halogenação, hidro-halogenação e de hidratação.
"As reações de adição são aquelas em que se adiciona um reagente a uma molécula orgânica.
	Elas acontecem principalmente em compostos insaturados, especialmente alcenos, e ocorrem conforme mostrado genericamente abaixo, em que a dupla ou tripla ligação é rompida. Na realidade, a ligação pi (π), que é mais fraca que a ligação sigma (σ) da dupla, é rompida, permitindo a adição de átomos ou grupos de átomos aos carbonos que participavam da insaturação.
	As reações de adição mais comuns são:
1. Adição de Hidrogênio (Hidrogenação ou reação de Sabatier-Senderens): Reação com gás hidrogênio (H2), catalisada por metal. Se a reação for de um alceno, produz um alcano:
2. Adição de Halogênios (Halogenação): Os halogênios são os elementos da família 17A da Tabela Periódica. Porém, desses, os mais utilizados são: Cl2 e Br2. Nesse caso, há a formação de um dialeto de alquila:
3. Adição de Halogenidretos (Hidro-Halogenação): Um halogenidreto (HX) é um composto em que um halogênio está ligado ao hidrogênio, por exemplo, o cloreto de hidrogênio da reação abaixo, com formação de um haleto de alquila:
É importante lembrar que está e a próxima reação seguem a regioquímica de Markovnikov, em que o Hidrogênio entra no carbono mais hidrogenado.
4. Adição de água: Essa reação de hidratação ocorre em meio ácido como catalisador e há a formação de um álcool. Com exceção do eteno, os outros alcenos somente originam álcoois secundários nessa reação:
2.1 MATERIAIS NECESSÁRIOS
· 1 folha de papel sulfite, tamanho A4
· Iodo sólido
· Béquer
· Pinça
· Vela
· 1 caixa de fósforos.
2.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
· Pressione um dedo em uma área específica da folha, a fim de deixar a digital impressa no papel.
· Acenda a vela.
· Segure o béquer pela borda, utilizando a pinça, e aqueça-o levemente.
· Adicione alguns cristais de iodo no béquer aquecido e aguarde a saída de vapores.
· Coloque a folha de papel sobre o béquer.
· Aguarde 30 segundos, retire o papel. Observe e anote as ocorrências.
2.3 DISCUSSÃO
	Ao pressionarmos a folha de papel com o dedo, deixamos impressa nela nossa digital, a qual contém resíduos de gordura, suor, aminoácidos e proteínas. Quando o iodo é sublimado no interior do béquer, logo se encontra com essas substâncias.
	Como a gordura apresenta ligações insaturadas, ocorre a quebra dessas ligações e, consequentemente, a adição de átomos de iodo na estrutura, o que modifica a coloração da região, que passa de incolor para acastanhada.
3. REFERENCIAS 
Reações de Adição. Reações de adição mais comuns - Brasil Escola (uol.com.br) . Acesso em: 08/07/2022.
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. "Reações de Adição"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-adicao.htm . Acesso em 08 de julho de 2022.
image4.jpeg
image5.jpeg
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.jpeg
image6.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina