Buscar

Compreensão de Texto: Ações Necessárias

Prévia do material em texto

4
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Dressler (1997) cujo texto “é um evento comunicativo no qual convergem ações linguísticas, cognitivas e sociais”.
A expressão texto nos remete a uma série de conceitos, visto que um texto pode ser expressado de várias formas e ainda, pode ser compreendido de maneira diversificada também. Em suma, um texto deve ser explicitado dentro de um contexto, para que este tenha significação, este mesmo texto pode ser classificado como verbal ou não verbal, ou ainda, pode ser um texto misto. A função principal do texto é comunicar, daí muitos autores o definirem como um evento comunicativo, se estabelecendo aí a relação do comunicador e o receptor da mensagem e sua intenção ao partilhar as informações.
Para melhor entendimento, trataremos a seguir do assunto através do esclarecimento dos questionamentos abaixo:
Você concorda que para compreender um texto, você precisa mobilizar conhecimentos linguísticos, sociais e cognitivos? De que forma você acha que isso acontece?
Para que a compreensão do texto aconteça é fundamental que se faça uso dos conhecimentos linguísticos, ou seja, dos conhecimentos a cerca da língua, levando em consideração suas regras, da mesma forma que é necessário que o receptor utilize toda a sua bagagem de conhecimento previamente adquirido que irá lhe auxiliar neste entendimento, denotando sua percepção e apreensão do conteúdo da mensagem. O fator social deve ser considerado, uma vez que ao se produzir uma mensagem, esta será comunicada através de processos linguísticos e mentais havendo assim o compartilhamento social. Então, o texto existe para ser comunicado a alguém, e este alguém precisa entender, aqui figuram, portanto, o emissor, a mensagem e o receptor, além dos canais de propagação dessa mensagem.
2. Explique quais ações linguísticas, cognitivas e sociais que são necessárias para compreensão de um texto? A compreensão de um texto dependerá de alguns elementos, um dos mais importantes é comunicar de forma apropriada ao seu público. Da mesma forma que um texto pode ter diferentes características e intenções, a saber: pode ser verbal, não verbal ou ainda um texto misto, faz se necessário que o emissor emita a mensagem adequadamente, considerando os fatores cognitivos e sociais de quem a receberá, desta forma temos que considerar as experiências pré existentes, o contexto social, além de considerar as regras linguísticas.

Mais conteúdos dessa disciplina