Buscar

A compreensão textual é auxiliada por diferentes estratégias de leitura. Essas estratégias são fundamentais para a formação de leitores autônomos, ...

A compreensão textual é auxiliada por diferentes estratégias de leitura. Essas estratégias são fundamentais para a formação de leitores autônomos, permitindo uma compreensão mais profunda e eficaz dos textos. A divisão em estratégias cognitivas e metacognitivas, conforme abordado por Solé (2014) e Kleiman (2002), destaca a importância do controle consciente sobre as ações durante a leitura.

Considerando as informações sobre as estratégias de leitura, assinale a alternativa que melhor descreve as estratégias cognitivas.

A. 

São operações realizadas com objetivos previamente determinados, envolvendo controle consciente e avaliação constante da compreensão do texto.

B. 

Incluem ações inconscientes, como o fatiamento sintático, que são realizadas sem controle ou domínio consciente sobre elas.

C. 

Permitem ao leitor identificar suas dificuldades de entendimento do texto, buscar significados de palavras-chave e resolver problemas de compreensão de forma consciente.

D. 

Envolvem ações que possibilitam a autoavaliação contínua da compreensão e a definição de um objetivo específico para a leitura.

E. 

Consistem em procedimentos utilizados para resolver dificuldades de compreensão do texto, sendo processos realizados sem o conhecimento consciente do leitor.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas, a estratégia cognitiva é melhor descrita pela alternativa: A) São operações realizadas com objetivos previamente determinados, envolvendo controle consciente e avaliação constante da compreensão do texto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais