Buscar

Medidas para Prevenir Abusos de Poder

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO 03
Questão 1
Correta
Questão com problema?
Leia o texto a seguir:
 
"Para evitar abusos no exercício do poder pelos representantes eleitos pelo povo, os Estados têm adotado duas medidas: (i) redução do tempo do mandato e a sua institucionalização; (ii) coexistência de instrumentos de participação popular direta, tais como o referendo, o plebiscito, a iniciativa popular e o veto popular."
 
Além dessas medidas básicas para a prevenção de abuso no exercício do poder, existem outras medidas, muitas inclusive são pressupostos lógicos para a participação popular. Por exemplo, Kant (2010) criticava o exercício do poder nas monarquias absolutistas, pois se limitava ao atendimento dos interesses particulares do rei (o único proprietário do Estado). Esse autor defendia que o Estado deveria ser dirigido ao bem de todos, de modo que os cidadãos teriam direito de fiscalizar o uso do patrimônio público, participar na definição das políticas públicas a serem perseguidas e ainda avaliar a conduta dos agentes políticos dentro do sistema representativo.
Considerando a ideia acima, é correto afirmar que:
Sua resposta
Correta
a transparência dos dados estatais é essencial ao conceito de Estado Democrático.
Comentário
O cidadão só pode fiscalizar o Estado e participar minimamente das decisões se tiver acesso à informação estatal.
Questão 2
Correta
Questão com problema?
"O ideal democrático baseia-se na soberania da vontade geral e no preceito de que a comunidade deve governar-se a si mesma. O povo pode exercer esse poder de governo diretamente em assembleias populares e comícios periódicos ou por meio de representantes eleitos para exercer as funções relativas à gestão da coisa pública, o que pode ser chamado de democracia indireta, democracia representativa ou sistema representativo de governo."
Sobre os sistemas representativos, a partir das considerações acima, é correto afirmar que:
Sua resposta
Correta
a essência da democracia descrita acima é o bem comum.
Comentário
A definição de democracia dos autores clássicos se vincula a ideia de bem comum.
Questão 3
Correta
Questão com problema?
“Repetiremos, por conseguinte, que, mesmo se as opiniões e desejos do cidadão isolado fossem uma condição perfeitamente independente e definida que pudesse ser usada pelo processo democrático, e se todos agissem nela baseados com racionalidade e rapidez ideais, não se seguiria necessariamente que as decisões políticas produzidas por esse processo, baseado na matéria-prima dessas vontades individuais, representariam coisa alguma que, convincentemente, pudesse ser chamada de vontade do povo. E não é apenas possível, mas, em todos os casos em que as vontades individuais estão muito divididas, muito provável que as decisões políticas produzidas não sejam aquilo que o povo deseja realmente.” Schumpeter (1961, p. 305).
É correto afirmar que, nesse fragmento de texto, Schumpeter:
Sua resposta
Correta
está criticando a ideia de bem comum.
Comentário
a crítica recai sobre a ideia de vontade geral, o que afeta a busca pelo bem comum. O que seria afinal bem comum se cada vontade individual tem suas peculiaridades?
Questão 4
Correta
Questão com problema?
"O ideal democrático baseia-se na soberania da vontade geral e no preceito de que a comunidade deve governar-se a si mesma. O povo pode exercer esse poder de governo diretamente em assembleias populares e comícios periódicos ou por meio de representantes eleitos para exercer as funções relativas à gestão da coisa pública, o que pode ser chamado de democracia indireta, democracia representativa ou sistema representativo de governo".
De acordo com os sistemas de representação popular e considerando a introdução acima, é correto afirmar que:
Sua resposta
Correta
o Brasil adota na atualidade a democracia indireta.
Comentário
Democracia indireta é sinônimo de democracia representativa.
Questão 5
Correta
Questão com problema?
Adam Przeworski (2003, p. 265) alega que nos Estados Unidos, os cidadãos são livres para formar partidos políticos e para votar, no entanto, mesmo nas eleições presidenciais, apenas metade dos cidadãos realmente exercem esse direito. No mesmo sentido, em tese nos Estados Unidos há pluralismo partidário, embora na prática existam apenas 2 partidos expressivos (democratas e republicanos).
 
Przeworski (1997, p. 3) alega ainda que “se os cidadãos não têm informações suficientes para avaliar os governantes, o temor de não ser reeleito não é suficiente para induzir os governos a agir no melhor interesse do público”.
É CORRETO afirmar que, nesse fragmento de texto, Adam Przeworski:
Sua resposta
Correta
no primeiro parágrafo, demonstra os limites e falhas da democracia indireta.
Comentário
Embora a norma preveja uma situação ideal, a realidade é diferente. Essa ideia é a base para a tese de Robert Dahl, que afirma que a democracia possível é a poliarquia.