Buscar

Características das Sociedades

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO 01
Questão 1
Correta
Questão com problema?
A sociedade é o conjunto de indivíduos cuja meta, em última instância, é o bem comum, submetidos a uma autoridade, um poder e um ordenamento normativo que o assegure. As decisões de tal poder deve ser tomadas com o intuito de não prejudicar a sociedade, observar o desenvolvimento e progresso da mesma e a união moral.
 
Com base no estudo das sociedades e suas características, avalie as seguintes afirmações e a relação proposta entre elas:
I. Desde a sociedade turca, passando pela sociedade chinesa e chegando à brasileira, todas elas apresentam as mesmas características: finalidade, ordem social e poder social. No entanto, a acepção de bem comum varia muito de uma para outra, assim como as ordens sociais e jurídicas e o poder social não se concretizam da mesma forma.
PORQUE
II. As sociedades turca, chinesa e brasileira, são marcadas pela busca do bem comum, possuem ordem social e jurídica composta por reiteração, ordem e adequação, e poder social, considerado a partir da socialidade e da bilateralidade.
A respeito dessas afirmações, assinale a alternativa correta:
Sua resposta
Correta
As afirmações I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Comentário
A alternativa correta é a que diz que as afirmações I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Apesar de haver acepções distintas entre uma sociedade e outra a propósito de cada uma de suas caraterísticas, a divergência nessas noções não afasta as características que marcam toda e qualquer sociedade. São elas: Finalidade (bem comum); Ordem Social e Jurídica (composta por reiteração, ordem e adequação); e Poder Social (marcado pela socialidade e bilateralidade). BRAZ, J.M.C.U. Direito do Estado. Unidade 1, Seção 1, 2018.
Questão 2
Correta
Questão com problema?
“Nenhum homem é uma ilha isolada...” Esta conhecida citação atribuída ao poeta inglês John Donne (1572-1631) é frequentemente usada nos bancos escolares para ilustrar a necessidade do ser humano de viver em sociedade, pois, ao colocarem-se em coletividade, as pessoas são capazes de unir esforços para alcançarem a finalidade principal da existência da sociedade: o bem comum.
Em relação à formação das sociedades, analise as afirmativas a seguir:
I. Uma sociedade asiática ou do oriente médio, de acordo com seus interesses, seus costumes e suas crenças, inclusive a religião dominante, se caracteriza de forma tão individualizada que não guarda nenhuma característica semelhante com uma sociedade latino-americana.
II. Todas as sociedades, independentemente de localização geográfica, costumes ou religião, possuem a mesma finalidade social, qual seja, o bem comum, logo, possui características semelhantes, tais como a ordem social e o poder social ou jurídico, que são características comuns a todas as sociedades.
III. A Teoria do Estado relaciona-se com as normas jurídicas, ou seja, com a positivação do direito, sem relação com a formação da sociedade ou com as características que a compõem.
Assinale a alternativa correta.
Sua resposta
Correta
Apenas a afirmativa II está correta.
Comentário
A Teoria do Estado tem sua origem na formação das sociedades, as quais, desde os primórdios da humanidade, foram formadas com a finalidade de propiciar o bem comum a seus integrantes, possuindo como características comuns a ordem social e o poder social e jurídico, a fim de alcançar os objetivos sociais, ainda que haja grande distinção da noção de liberdade e de valores que compõem cada sociedade. Portanto, a única assertiva correta é a que fala sobre as características semelhantes, assertiva II. BRAZ, J.M.C.U. Direito do Estado. Unidade 1, Seção 1, 2018.
Questão 3
Correta
Questão com problema?
Para que um grupo numeroso de pessoas possam se manifestar de forma a não infringir a liberdade de outrem, mantendo-se a harmonia e a busca do bem comum, necessita-se de uma ordenação: as manifestações em conjunto devem ser ordenadas sob regras. Entretanto, esta ordem deve respeitar alguns critérios que devem coexistir.
 
Os critérios comentados no texto possibilitam a existência da sociedade e a busca do almejado “bem comum”. Quanto aos critérios comentados, complete as lacunas a seguir:
 
Chamamos de ____________ o direcionamento dos recursos sociais para atendimento às aspirações da coletividade e não às vontades individuais, ainda, a ____________ se caracteriza pela manifestação social contínua para atendimento das necessidades sociais e, por fim, temos na ____________ o critério para se manter a harmonia entre a liberdade individual e os valores sociais coletivos, todos em prol do bem comum.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:
Sua resposta
Correta
adequação/ reiteração/ ordem.
Comentário
A ordem correta é: adequação/ reiteração/ ordem. A “adequação” se relaciona à vontade de cada um e deve-se impedir que aspirações individuais se expandam, de modo que os componentes da sociedade dirijam suas ações em prol do bem comum. A “reiteração” revela a necessidade de que os membros da sociedade se manifestarem continuamente, realizando manifestações conjuntas para atingirem as metas desejadas. A “ordem” busca manter a harmonia entre a liberdade individual e as inúmeras opiniões e valores consagrados pelos indivíduos que compõem a sociedade. BRAZ, J.M.C.U. Direito do Estado. Unidade 1, Seção 1, 2018.
Questão 4
Correta
Questão com problema?
Soberania “é uma vontade que encontra em si própria um caráter exclusivo de não ser acionada senão por si mesma, uma vontade, portanto, que se autodetermina, estabelecendo, ela própria, a amplitude de sua ação. Tal vontade soberana não pode ser, jamais, comprometida por quaisquer deveres diante de outras vontades. Se tem direito, não tem obrigações. Se as tivesse, estaria subordinada a outra vontade e deixaria de ser soberana. (...) A soberania significa, assim, um poder ilimitado e ilimitável, que tenderia ao absolutismo, já que ninguém o poderia limitar, nem mesmo ele próprio”.
O trecho apresentado retrata a definição de soberania segundo o autor.
Em relação à soberania como elemento constitutivo do Estado, assinale a alternativa que apresenta corretamente suas características fundamentais.
Sua resposta
Correta
inalienabilidade - indivisibilidade - unidade - imprescritibilidade.
Comentário
A ordem correta é: inalienabilidade/ indivisibilidade/ unidade/ imprescritibilidade. A inalienabilidade decorre do fato de que soberania se trata do exercício da vontade geral, não podendo ser alienada nem representada por quem quer que seja. Além disso, é indivisível por ser a vontade geral somente no caso de haver a participação de todos. É una, porque dentro do mesmo Estado não se admite o convívio de duas soberanias. Por fim, é imprescritível por não apresentar prazo certo de duração. BRAZ, J.M.C.U. Direito do Estado. Unidade 1, Seção 2, 2018.
Questão 5
Correta
Questão com problema?
Qualquer que seja a visão de Sociedade, mecânica ou orgânica, é preciso fazer uma distinção entre Sociedade e Estado. O Estado é produto da Sociedade, mas não se confunde com ela. A Sociedade vem primeiro, o Estado vem depois: o Estado é uma ordem política da Sociedade. “o Estado moderno se constitui de um conjunto de instituições públicas que envolvem múltiplas relações com o complexo social num território delimitado” (RODRIGUES, 2011, p. 17), dessa forma, o Estado deve ser entendido como a ordem jurídica, o corpo normativo, “exterior” à Sociedade.
O trecho citado enfatiza a distinção entre Estado e Sociedade, afirmando que aquele decorre desta. Do mesmo modo, a Ciência Política e a Teoria do Estado também possuem definições distintas. Quanto às definições de Ciência Política e de Teoria do Estado, assinale a alternativa correta.
Sua resposta
Correta
A Teoria do Estado analisa a evolução histórica, a estrutura, a organização e os elementos jurídicos do Estado. A Ciência Política não considera os aspectos jurídicos.
Comentário
A alternativa correta é a que diz que a Teoria do Estado analisa a evoluçãohistórica, a estrutura, a organização e os elementos jurídicos do Estado, portanto é mais abrangente que a Ciência Política, cujo enfoque está na organização e nos processos políticos, pois a Teoria do Estado estuda a origem, evolução, organização, funcionamento, finalidade e fundamentos do Estado e seus elementos: o território, o governo e o povo, além da soberania e seu ordenamento jurídico. A Ciência Política, por sua vez, considera a organização do Estado, sua forma de governo e comportamento político, sem, no entanto, considerar os elementos jurídicos. BRAZ, J.M.C.U. Direito do Estado. Unidade 1, Seção 1, 2018.