Buscar

EXERCÍCIO 04

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO 04
Questão 1
Correta
Questão com problema?
Diversas teorias ao longo da história trataram da liberdade no estado de natureza e sua passagem para o Estado de Direito.
 
Quanto à ideia de liberdade, associe a coluna A (teoria sobre a liberdade) com a B (características da teoria):
 
COLUNA A
1 - Teoria absolutista.
2 - Teoria do contrato social.
3 - Teoria do conceito individualista.
4 - Teoria do conceito social democrático.
 
COLUNA B
A - Os direitos individuais se subordinam aos direitos da sociedade até onde é necessário para restabelecer o equilíbrio social.
B - A liberdade não pode consistir em fazer o que se quer, mas em poder fazer o que se deve querer e em não se ser obrigado a fazer o que se não deve querer.
C - Os indivíduos não transferiram ao Estado suas liberdades relacionadas ao direito material.
D - O exercício de qualquer liberdade fora dos limites postos pelo Estado contrapor-se-ia a sua natureza e a sua onipresença.
Agora, assinale a alternativa correta:
Sua resposta
Correta
1 - D, 2 - C, 3 - B e 4 -A.
Comentário
(i) Teorias absolutistas: Segundo Thomaz Hobbes (apud MALUF, 2017, p. 305), o Estado sintetiza todos os princípios superiores de direito natural, sendo onipresente e absoluto, o deus terreno, também chamado Leviatã. Sendo assim, não há liberdade fora nem contra o Estado. Nesse contexto, o exercício de qualquer liberdade fora dos limites postos pelo Estado contrapor-se-ia a sua natureza e a sua onipresença.
(ii) Teoria do contrato social: John Locke (apud MALUF, 2017, p. 306) defendeu que o Estado deve proteger os direitos humanos sem intervir na ordem social senão para regular as relações externas da vida do homem em sociedade. Essa concepção racional do contratualismo conclui que os indivíduos não transferiram ao Estado suas liberdades relacionadas ao direito material nem, por conseguinte, o seu pensamento, que continua livre enquanto não se manifestar uma rebelião material.
(III) Conceito individualista: Montesquieu (apud MALUF, 2017, p. 306) destacou que “a liberdade não pode consistir em fazer o que se quer, mas em poder fazer o que se deve querer e em não se ser obrigado a fazer o que se não deve querer. Se um cidadão fosse livre para fazer o que as leis proíbem, já não teria liberdade, porque os outros teriam também esse poder”. A liberdade assim concebida denota privilégio das classes abastadas, criando o domínio dos mais fortes sobre os mais fracos e favorecendo o absolutismo do poder econômico. Logo, o Estado liberal que se limitava a policiar a ordem jurídica desmoralizou-se por completo.
(IV) Conceito social-democrático: A liberdade não se subsome ao direito apenas. Ela compreende o poder de ser livre. Os direitos individuais passaram então a se subordinar aos direitos da sociedade até onde fosse necessário para restabelecer o equilíbrio social, pelo que se tornou intervencionista. Esse conceito de liberdade está expresso na Declaração dos Direitos do Homem, promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Questão 2
Correta
Questão com problema?
A Constituição da República Federativa do Brasil, em seu art. 5º, determina que: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.
Considerando o artigo constitucional acima descrito, assinale a alternativa correta:
Sua resposta
Correta
É possível a lei ou a própria Constituição Federal estabelecer um tratamento diferenciado, desde que fundado em uma justificativa razoável.
Comentário
Correta.
Questão 3
Correta
Questão com problema?
Montesquieu (apud MALUF, 2017, p. 306) destacou que “a liberdade não pode consistir em fazer o que se quer, mas em poder fazer o que se deve querer e em não se ser obrigado a fazer o que se não deve querer. Se um cidadão fosse livre para fazer o que as leis proíbem, já não teria liberdade, porque os outros teriam também esse poder”. A democracia liberal possui as seguintes características, dentre outras: Igualdade formal, consagração dos Direitos Humanos com defesa do mínimo vital e com liberdade assegurada nos termos da lei.
 
Quanto aos conceitos básicos da unidade, ASSOCIE a primeira coluna com a segunda:
 
(1) democracia
(2) democracia indireta
(3) democracia em sentido formal
 
(i ) As antigas repúblicas gregas e romanas, há 25 séculos, foram as primeiras manifestações concretas desse governo.
(ii ) Regime político no qual se transfere o exercício das funções de governo para os representantes eleitos.
(III ) sistema de organização política em que as tomadas de decisão a respeito de questões atinentes aos interesses coletivos competem à maioria do povo, segundo normas jurídicas que asseguram a participação efetiva dos cidadãos na formação do governo
Assinale a alternativa que associa corretamente as colunas:
Sua resposta
Correta
1 - i; 2 - ii; 3 - iii.
Comentário
A democracia foi implementada pelos gregos na forma direta; como não há opção por democracia direta, deve-se inferir que o gênero abarca a espécie. A democracia indireta é aquela em que o povo escolhe representantes. A democracia formal pressupõe o papel do Direito enquanto garantidor da participação dos cidadãos no Estado.
Questão 4
Correta
Questão com problema?
"Democracia representativa de fato nos representa?
(...) Seria impossível num país como o Brasil, com mais de 200 milhões de habitantes, fazer uma assembleia para discutir uma questão política, como era feito na Grécia Antiga. Além do mais, já imaginou onde seria feita uma assembleia nacional no Brasil? Como um país de dimensões continentais faria para centralizar toda a população num mesmo local? Ou quantos dias seriam necessários para se tomar uma única decisão? (...)
Conforme pesquisa divulgada recentemente, 94% dos eleitores não se sentem representados pelos políticos. Ou seja, a classe política enfrenta uma rejeição generalizada". (FONTE: http://www.politize.com.br/democracia-representativa-de-fato-nos-representa/ - Texto adaptado. Acesso em 16/07/2018.).
Acerca da democracia brasileira, é correto afirmar que:
Sua resposta
Correta
admite a pluralidade de partidos políticos.
Comentário
Reunindo os conceitos formal e substancial, podemos dizer que a democracia é um sistema de organização política em que todo poder emana do povo, devendo ser exercido em seu nome e em seu interesse, com funções de mando marcadas pela temporariedade e eletividade, sendo que a ordem pública se baseia em uma Constituição escrita, respeitado o princípio da tripartição de poderes. Ela admite o sistema de pluralidade de partidos políticos, a consagração constitucional dos direitos fundamentais do homem, além do princípio da igualdade, a soberania da lei como expressão de soberania popular e submissão dos atos de governo à responsabilidade e ao consenso como condição de validade.
Questão 5
Correta
Questão com problema?
Reunindo os conceitos formal e substancial, podemos dizer que a democracia é um sistema de organização política em que todo poder emana do povo, devendo ser exercido em seu nome e em seu interesse, com funções de mando marcadas pela temporariedade e eletividade, sendo que a ordem pública se baseia em uma Constituição escrita, respeitado o princípio da tripartição de poderes. Ela admite o sistema de pluralidade de partidos políticos, a consagração constitucional dos direitos fundamentais do homem, além do princípio da igualdade, a soberania da lei como expressão de soberania popular e submissão dos atos de governo à responsabilidade e ao consenso como condição de validade.
 
Sobre a democracia e seus tipos, analise as afirmativas colocando V (verdadeiro) ou F (falso):
 
( ) Em sentido substancial ou amplo, a democracia é considerada um ambiente, ou seja, uma ordem constitucional, baseada no reconhecimento e na garantia dos direitos fundamentais do homem.
( ) A democracia é um meio para que se realize o fim do Estado, que é manter a ordem social, ética e jurídica, além de estabelecercondições tendentes a realizar os imperativos naturais da pessoa humana.
( ) A democracia em sentido formal ou estrito é um sistema de organização política em que as tomadas de decisão a respeito de questões atinentes aos interesses coletivos competem à maioria do povo, segundo normas jurídicas que asseguram a participação efetiva dos cidadãos na formação do governo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de afirmativas V ou F:
Sua resposta
Correta
V - V - F.
Comentário
ALTERNATIVA CORRETA.