Buscar

resumo avaliação 1

Prévia do material em texto

introdução
A cetose é uma doença metabólica que acomete animais de alta produção, ocorrendo principalmente em vacas leiteiras multíparas, a partir de seu segundo bezerro, durante o período de transição, ou seja, aproximadamente vinte e um dia antes ou depois do parto.
     Conhecida também como acetonemia, é causada por alterações no déficit energético da vaca por não ocorrer ingestão necessária de Matéria Seca e, em alguns casos, um desequilíbrio da glicose, o que leva a uma produção de corpos cetônicos na corrente sanguínea.
   A Cetose é uma questão a ser discutida, pois ocorre diminuição da produção leiteira, sendo que leite é um dos alimentos mais usados pela população brasileira. Logo, a acetonemia causa um transtorno econômico e social aos pequenos produtores que depende da posição dos seus rebanhos leiteiros.
  Segundo algumas pesquisas, a incidência de cetose em vacas leiteiras no pós- parto pode chegar a 48,5%. As perdas variam de custos associados a mortalidade da vaca leiteira, serviços veterinários, descartes, taxas de concepção reduzidas, intervalos de partos e períodos de serviço mais longos e produção de leite reduzida em até 26%.
   Compreende-se que a cetose pode ser subclínica, que a maior porcentagem dos casos, e clínica, que apresenta quatro subclassificações: Primária, Secundária, Alimentar e Espontânea.
    Esta pesquisa, tem como objetivo identificar casos de cetose em rebanho leiteiro e compreender suas consequências nestes rebanho leiteiro na cidade de Valença-RJ nos anos 2022 e 2023. Para assim, para que ocorra um menor impacto social e economia aos pequenos produtores
Cronograma
	ETAPAS
	Semanas
	DATAS
	OBSERVAÇÕES
	Média de produtividade
	
Semana um
	
	
----------------------
	Quantidade de partos
	
Semana dois
	
	Qual intervalo de parto.
	Pesagem + idade média
	Semana dois
	
	
----------------------
	Raça
	Semana dois
	
	
	Doenças anteriores
	Semana dois
	
	Se sim, quais?
	Entrevista com pequeno produtor sobre rendimento de seu rebanho.
	 
 Semana três 
	
	
Coletar informações básicas do rebanho de acordo com o pequeno produtor. De forma que sejam possíveis informações que irão contribuir com o projeto.
	Início dos exames laboratoriais 
	 Semana quatro
	
	
	Coleta de sangue
	 Semana quatro
	
	
	Coleta de urina
	 Semana quatro
	
	
	Coleta de leite
	 Semana quatro
	
	
	Tratamento de animais enfermos
	 Semana seis 
	
	
	Profilaxia
	Semana oito

Mais conteúdos dessa disciplina