Buscar

Trabalho - A Onda


Prévia do material em texto

Sinopse:
Em uma escola da Alemanha, alunos tem de escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel) é colocado para dar aulas sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Após alguns minutos da primeira aula, ele decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de "A Onda" ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar "A Onda" pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real. Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas demais, Wenger tenta acabar com "A Onda", mas aí já é tarde demais.
A Onda
É possível a Alemanha dos dias de hoje voltar a um regime totalitário?
 Criação da Organização “A Onda”
 Criação de Uniformes, Slogans, Páginas na Internet e excluir quem não é da organização
 O filme critica as várias formas no qual o autoritarismo se manifesta
 Gera mudança de comportamento dos jovens
“Ora, o poder não é uma coisa que se tem , mas uma relação ou um conjunto de relações por meio das quais indivíduos ou grupos interferem na atividade de outros indivíduos ou grupos. É uma relação porque ninguém tem poder, mas é dele investido por outro: trata-se de uma ação bilateral” (ARANHA, página.: 29) . 
 Até que pontos a realização de um projeto escolar pode influenciar nossos comportamentos e ações, dentro e fora da escola?
Reflexões:
O quanto podemos ser influenciados?
O termo que determina o tipo de poder político Autocracia  tem origem grega e significa literalmente governo por si próprio. Tratava-se, na verdade, de um governo no qual há uma única representação como detentora do poder, ou seja, um comitê, uma assembléia ou simplesmente um líder que possui absoluto controle de todos os níveis governamentais. 
Concepções de Indivíduo :
Portanto, no intuito de entender o passado para refletir sobre o presente e futuro, foram buscadas mais informações sobre os regimes abordados no filme, e foi possível perceber que o autoritarismo está presente no dia a dia de cada um. 
Na escola, se lida com hierarquias, que muitas vezes são autoritárias. E em grupos de amigos isso também se nota. Não existe uma hierarquia, mas pessoas e atitudes autoritárias são freqüentemente notadas.
Vygotsky considera que o indivíduo é um ser social e que constrói sua individualidade a partir das interações que se estabelecem entre os indivíduos, mediadas pela cultura, ou seja, a relação de ser como meio humano é condição para que ele se constitua como indivíduo. [4] Vygotsky, L.S. A Formação Social da Mente. S. Paulo: Editora Martins Fontes. 1994.
Segundo Bock, “a única aptidão do homem é poder desenvolver várias aptidões”, o homem conhece suas potencialidades e as maneiras de como pode agir quando entra em contato com a cultura. A transmissão dessa cultura, do conhecimento, o contato do ser humano com o mundo é feito através de um processo de educação. (Bock, 1999). 
No entender de Freire toda ação educativa deverá ser precedida por uma reflexão sobre o homem e uma análise de seu meio de vida. Coerente com esta posição ele inicia seus escritos por uma reflexão sobre o homem e sua relação com o outro.
Preocupado em responder à questão “Quem é o homem?” ele aponta elementos interessantes de resposta, entre eles, que esta é uma questão existencial e ao mesmo tempo concreta porque tem relações profundas com o processo de desumanização desencadeado por realidades históricas e resultado da opressão do homem pelo próprio homem. (Freire, P. (1963). Alfabetização e Conscientização, Porto Alegre, Emma).
AUTOCRACIA
Concepções de Sociedade :
“Diversos são os valores, entre eles os econômicos, vitais, lógicos, éticos,estéticos, religiosos, abraçando todos os níveis da vivência humana, o que nos leva a concluir que é impossível viver sem eles”. (Aranha, página 118)
“A classe dominada, por sua vez, não organizando sua própria visão de mundo, permanece desestruturada e passiva, incapaz de tornar eficazes as eventuais rebeliões.” (Aranha, pagina 142)
“A disciplina resulta da autonomia e nunca é imposta externamente; nada de prêmios, castigos ou qualquer tipo de sanção artificial” (Aranha, pagina 182)
Transição de características referentes ao movimento educacional da escola nova para características de uma escola tradicional.
Escola Nova
Concepções de Educação :
Escola Nova
Indivíduo único, diferenciado;
Aluno é o centro do processo ensino aprendizagem;
Autonomia;
 
Estímulo a capacidade de criticar;
Afrouxamento das normas rígidas;
Disciplina voluntária;
Escola Tradicional 
Magistrôcentrica; 
Aluno passivo;
Aula expositiva centrada no professor ;
Os alunos são considerados bloco único e homogêneo;
Valorização da competição entre alunos;
Sistema classificatório;
 Ordem pela Regra; 
"[...] o ser humano tende à reflexão, a menos que seja artificialmente impedido de exercê-la, como nas situações em que a ação da ideologia impossibilite a percepção das formas alienadas da vida." Aranha, página 216
Pressupostos Epistemológicos:
O empirismo consiste em uma teoria epistemológica que indica que todo o conhecimento é um fruto da experiência, e por isso, uma consequência dos sentidos. A experiência estabelece o valor, a origem e os limites do conhecimento.
O empirismo é caracterizado pelo conhecimento científico, quando a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das idéias, por onde se percebem as coisas, independente de seus objetivos ou significados.
“Segundo Locke, há duas fontes possíveis para nossas idéias: a sensação e a reflexão. A sensação é o resultado da modificação feita na mente por meio dos sentidos, enquanto a reflexão é a percepção que a alma tem daquilo que nele ocorre. Portanto, a reflexão se reduz apenas à expectativa externa produzida pela sensação”. (Aranha, pagina 129).
Considerações Finais:
O filme “A onda” apresenta razões que nos faz refletir sobre alienação política e ao cultivo de lideranças autoritárias, tal como o vazio de identidade com o qual a juventude sofre. A ausência de projetos coletivos e o desinteresse das pessoas por uma participação efetiva no campo da política.
Essa história transmite a idéia de que a anomia social (ausência de valores) não existe apenas em um contexto de guerra, mas também atualmente, em que as regras de convivência e ética estão bastante relativizadas. Isso é perceptível através do comportamento dos alunos do professor Rainer, que demonstram carência de autoridade, confundindo esse sentimento com a valorização do autoritarismo. 
“Segundo Locke, há duas fontes possíveis para nossas idéias: a sensação e a reflexão. A sensação é o resultado da modificação feita na mente por meio dos sentidos, enquanto a reflexão é a percepção que a alma tem daquilo que nele ocorre. Portanto, a reflexão se reduz apenas à expectativa externa produzida pela sensação”. (Aranha, pagina 129).
Reflexões:
Analisadas as questões que envolvem esse contexto, qual a importância de valores (políticos, morais, familiares...) na formação do estudante?
 
  
Segundo o educador Reboul, “Todo professor e professor de moral, ainda que o ignore”.
 Por isso e bom que o professor reconheça o importante papel que desempenha na forma dos jovens. Com base no filme, aponte os pontos positivos ou negativos da experiência que o professor Rainer aplicou na sua turma.
Reflexões:
image7.jpeg
image3.png
image4.png