Buscar

Cuidados e Procedimentos em Saúde


Prévia do material em texto

Partes do Esfigmomanômetro e do Estetoscópio
SAÚDE: é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não meramente a ausência de doença ou enfermidade.
DOENÇA: é um processo anormal no qual o funcionamento do organismo de uma pessoa está diminuído ou prejudicado em uma ou mais dimensões.
NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS 
1. Necessidades fisiológicas: Estas são as necessidades mais básicas (oxigênio, hidratação, nutrição, temperatura, excreção, repouso, sexo). Uma vez satisfeitas estas necessidades passamos a nos preocupar com outras coisas.
2. Necessidades de segurança: No mundo conturbado em que vivemos procuramos fugir dos perigos, buscamos por abrigo, segurança, proteção, estabilidade e continuidade. A busca da religião, de uma crença deve ser colocada neste nível da hierarquia.
3. Necessidades sociais: O ser humano precisa amar e pertencer. O ser humano tem a necessidade de ser amado, querido por outros, de ser aceito por outros. Nós queremos nos sentir necessários a outras pessoas ou grupos de pessoas. Esse agrupamento de pessoas pode ser, no seu local de trabalho, na sua igreja, na sua família, no seu clube ou na sua torcida. Todos estes agrupamentos fazem com que tenhamos a sensação de pertencer a um grupo.
4. Necessidades de "status" ou de estima: O ser humano busca ser competente, alcançar objetivos, obter aprovação e ganhar reconhecimento.
5. Necessidade de autorrealização: O ser humano busca a sua realização como pessoa, a demonstração prática da realização permitida e alavancada pelo seu potencial único. O ser humano pode buscar conhecimento, experiências estéticas e metafísicas, ou mesmo a busca de Deus. Os profissionais de saúde preocupam-se que estas necessidades básicas sejam proporcionadas aos pacientes que buscam assistência.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Admissão: é a chegada de um paciente a unidade de saúde, em condições que exijam a sua permanência por um período igual ou superior a 24h e que será submetido a tratamentos clínicos, cirúrgicos ou outros tratamentos específicos.
A humanização do atendimento em saúde é um fator importantíssimo na recuperação do paciente e na minimização do seu sofrimento e de seus familiares, buscando formas de tornar este período de internamento o menos agressivo possível.
Evolução: ... (enfermeiro)
Alta: é quando o período de internação se finaliza.
· Por melhora: porque houve melhora do estado geral do paciente, sendo que este apresenta condições de deixar o hospital.
· A pedido: o médico concede a pedido do paciente ou responsável, mesmo sem estar devidamente curado, tendo o mesmo que assinar o termo de responsabilidade.
· Condicional ou licença médica: concedida ao paciente em ocasiões especiais, com a condição de retornar na data estabelecida (dia das mães, pais, natal, entre outros), também tendo que ser assinado o termo de responsabilidade.
Transferência: diz respeito à transferência para outro setor do mesmo estabelecimento, ou para outra instituição.
A unidade para onde o paciente está sendo transferido deverá ser comunicada com antecedência, a fim de que esteja preparada para recebê-lo, conforme rotina; o prontuário deve estar completo e ser entregue na outra unidade; no caso de encaminhamento para outro estabelecimento, enviar os relatórios médico e de enfermagem.
Cuidados de enfermagem com o corpo após a morte: a equipe de enfermagem deve anotar no prontuário a hora da parada cardiorrespiratória, as manobras de reanimação, os medicamentos utilizados, a hora e causa da morte e o nome do médico que constatou o óbito. É importante garantir ao paciente a privacidade. 
· Ao ser constatado o óbito desligar todos os aparelhos e equipamentos
· Remover cateteres, cânulas e drenos
· Realizar curativos onde houver necessidades
· Realizar tamponamento dos orifícios do corpo com algodão e esparadrapo (olhos)
· Realizar a higienização do corpo
· Fixar os pulsos e tornozelos
· Identificar e cobrir completamento o corpo
· ps:. anotação de enfermagem
Comissão de controle de infecção hospitalar (CCIH): constituído para planejar, elaborar, implementar, manter e avaliar o Programa, desenvolvendo ações visando a prevenção e a redução da incidência de infecção hospitalar. Sendo a equipe formada responsável por todo o planejamento das atividades de prevenção e controle das infecções de toda a instituição de saúde.
· Infecção hospitalar: é uma ação exercida decorrente da presença de agentes patogênicos e está relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares realizados.
· Infecção comunitária: toda aquela que for constatada ou em incubação no ato da admissão hospitalar, desde que a mesma não possua relação com a internação anterior no mesmo hospital.
Finalidades da CCIH
· Detectar casos de infecção hospitalar
· Conhecer/Detectar/Definir as principais e as ocorrências de infecções, se estão dentro dos parâmetros aceitáveis
· Elaborar normas visando protocolo de técnicas assépticas
· Realizar controle da prescrição de antibióticos
· Recomentar medidas de isolamento
· Técnica asséptica: é um método utilizado para manipular produtos estéreis a fim de manter a sua esterilidade (total ausência de contaminação), evitando a contaminação por microrganismos.
Normas básica de CCIH: as práticas adotadas para sua prevenção visam controlar a propagação de microrganismos que habitam o ambiente hospitalar e diminuir os riscos de o paciente vir a adquirir uma infecção. As medidas que visam reduzir e prevenir o crescimento de microrganismos em tecidos vivos são denominadas antissepsia.
Conceitos: assepsia, antissepsia, desinfecção, descontaminação e esterilização
· Assepsia: a utilização de medidas para impedir a penetração de microrganismos (contaminação) em local onde não estejam presentes.
· Antissepsia: são as medidas que visam reduzir e prevenir o crescimento de microrganismos em tecidos vivos.
· Desinfecção: é o processo de destruição de microrganismos em estado vegetativo utilizando-se agentes físicos ou químicos.
· Descontaminação: é o processo que visa destruir microrganismos patogênicos, em artigos (materiais) contaminados ou em superfície ambiental, tornando-os, consequentemente, seguros ao manuseio.
· Limpeza: é o ato de remover a sujidade por meio de fricção e uso de água e sabão ou soluções detergentes. ps:. Deve sempre acontecer antes da desinfecção e a esterilização
· Esterilização: é o processo utilizado para destruir todas as formas de vida microbiana.
Lavagem das mãos: serve para reduzir o risco de transmissão e contaminação de microrganismos. 
Objetivo: tornar este um ato de vida diário, tanto da sociedade quanto do profissional. E que estes profissionais utilizem a técnica corretamente.
A higienização das mãos é uma medida de prevenção simples e evita que pacientes e profissionais de saúde adquiram infecções relacionadas a assistência à saúde.
1. Higiene simples: água e sabão
2. Higiene antisséptica: água e sabão antisséptico
3. Antissepsia das mãos: álcool em gel a 70%
4. Antissepsia cirúrgica das mãos: escovação pré-operação, feita com sabão antisséptico
Uso de luvas (esterilizadas ou de procedimentos): uma barreira para o controle de disseminação de microrganismos no ambiente hospitalar, indicadas para proteger o paciente e o profissional de contaminação.
· Esterilizadas: indicadas para a realização de procedimentos invasivos ou manipulação de material estéril, impedindo a deposição de microrganismos no local.
· Procedimentos: indicadas para proteger o profissional durante a manipulação de material quando do contato com superfícies contaminadas ou durante a execução de procedimentos com risco de exposição a sangue, fluidos corpóreos e secreções.
Necessidades humanas básicas - A teoria de Wanda Horta: são aquelas condições ou situações que o indivíduo, família e comunidade apresentam decorrentes do desequilíbrio de suas carências básicas que exijam uma resolução, podendo ser aparentes, conscientes, verbalizadas ou não.
· Psicobiológicas:oxigenação, hidratação, nutrição, eliminação, sono e repouso, exercício, sexualidade, abrigo, mecânica corporal, motilidade cuidado corporal, integridade cutâneo mucosa, integridade física, regulação térmica, hormonal, neurológica, hidrossalina, eletrolítica, imunológica, crescimento celular, percepção: olfativa, visual, auditiva, tátil, gustativa, dolorosa ambiente, terapêutica.
· Psicossociais: segurança, amor, liberdade, comunicação, criatividade, aprendizagem (educação à saúde), gregária, recreação, lazer, espaço, orientação no tempo e espaço, aceitação, autorrealização, autoestima, participação, autoimagem, atenção, necessidades psicoespirituais, religiosa ou teológica, ética ou de filosofia de vida.
Todas estas necessidades estão intimamente inter-relacionadas, uma vez que fazem parte de um todo, o ser humano.
· Nutrição: energia (calorias) para o corpo funcionar de maneira apropriada
· Hidratação: a água é o líquido fundamental para a vida 
· Eliminações: sistema de purificação e eliminação de toxinas para manter sua higiene interna
· Higiene: uma forma eficaz para evitarmos algumas doenças e vivermos com mais saúde
· Sono e repouso: mantém um desempenho físico e mental e melhora a qualidade de vida
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lavagem das Mãos
· As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes.
· A pele é um possível reservatório de diversos microrganismos que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminadas.
· É a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde.
· O termo engloba desde a higienização simples até a antissepsia cirúrgica das mãos.
Para que higienizar as mãos?
Remoção de sujeira, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e microrganismos da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato; prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.
Calçagem das Luvas
A diferença entre as luvas está justamente na finalidade de cada uma delas:
· A de procedimento é empregada em tarefas não cirúrgicas, nas quais há o contato direto ou indireto com sangue, excreções, secreções e objetos contaminados por fluidos corporais;
· A estéril é indicada para atividades cirúrgicas.
Paramentação e Desparamentação
· É uma ordem de colocação e retirada dos epi`s, para que não aja o contato com contaminação, ou seja, é para a minha segurança.
Montagem/Partes do Descarpack
· É um coletor utilizado para desprezar todo material perfurocortante, como: agulha, cateteres, ampolas, lancetas, lâminas de bisturi, etc.
· Spurgo: local onde é colocado o lixo perfurocortante
· Trava: para fixar/travar a tampa ao ser fechada
· Alça: para transporte do Descarpack
· Bocal: para descarte dos materiais perfurocortante
· Lay-out: imagem que classifica o risco de acordo com a NR (norma regulamentadora)
Protocolo de Segurança do Paciente
Verificação de Sinais Vitais: SSVV
image6.png
image7.png
image8.png
image9.png
image10.png
image11.png
image12.png
image13.png
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png