Buscar

Prévia do material em texto

CONTEXTUALIZADA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO II
 Emanuelly Cristina Miranda silva 
 04094958 
 Farmácia
O farmacêutico é de extrema importância para o departamento de saúde, que oferece cuidados aos pacientes, pois promove um acompanhamento mais próximo, e personalizado, visando sempre garantir que o paciente entenda corretamente as suas medicações, a pratica da atenção farmacêutica, tem como finalidade ajudar a todos os pacientes, seja ele a nível de grupo ou nível individual, e garantir que todas as comunidades tenham acesso a ações de prevenção das doenças e promoção de saúde.
As ervas e plantas utilizadas como medicamentos têm sido usado hábitos séculos ao redor do mundo, pois nelas contém diversos compostos químicos, muitas são usadas para tratar tudo na cura de doenças crônicas a resfriados, este método levado de geração pelos indígenas, foi expandindo e aumentando a cada dia, através das descobertas de industrializações e tecnologias.
A seleção dos fitoterápicos devem ser efetuadas minuciosamente, levando em conta suas toxicidades e agentes químicos, a responsabilidade do farmacêutico é de extrema importância, o profissional deve sempre se manter atualizado por meio de graduações e cursos, pois devem obter conhecimentos desenvolvidos em química farmacoterapêutico, e compreender sobre a fitoterapia, as toxicidades da plantas medicinais suas ações ademais as produções industriais de fitoterápicos e manipulação farmacotécnica. Os farmacêuticos são encarregados por adquirir informações dos pacientes que precisam de ajuda, com objetivo de impossibilitar qualquer risco de interferência medicamentosa, frequências alternadas, seguindo a ilegitimidade do tratamento e dosagens inapropriadas. 
Determinados elementos são necessários para a identificar o paciente, como idade, nome, estado civil, sexo se há histórico de doenças genéticas, se essa doença é ou não hereditária os medicamentos utilizados no seu cotidiano com e sim prescrição medica, buscar compreender quais são as suas principais reclamações, e quais os motivos que os leva a buscar a ajuda de um farmacêutico, sabendo de todas essas informações, o profissional está capacitado a disponibilizar ajuda, ou indicar quais ervas medicinais como opção, e orienta-lo sobre o uso correto, para que serve como é preparado ,informando quais as vias de administração e sua posologia, contra indicação, indicação e contra indicação, a duração de tempo do tratamento ,e as precauções de uso, indicar sobre a segurança e de que modo pode ter ação no seu tratamento, as comunicações medicamentosas, levando em conta os medicamentos sintéticos e naturais que o paciente já usufrui antes de qualquer prescrição para impedir interações indesejáveis.
O paciente precisará ser encaminhado quando suas queixas forem recorrentes, problemas de saúde ou doenças, visto que a fitoterapia não esteja provocando melhora alguma.
REFERÊNCIAS:
Fitoterapia. ([s.d.]). Gov.br. Recuperado 24 de abril de 2024, de https://farmacia.pe.gov.br/fitoterapia-0
Ervas Medicinais / Remédios Caseiros. ([s.d.]). Prefeitura de Navegantes. Recuperado 24 de abril de 2024, de https://www.navegantes.sc.gov.br/ervas-medicinais-remedios-caseiros
Fitoterápicos. ([s.d.]). Fiocruz. Recuperado 24 de abril de 2024, de https://portal.fiocruz.br/fitoterapicos
([S.d.]). Org.br. Recuperado 24 de abril de 2024, de https://revistas.cff.org.br/?journal=infarma&page=article&op=view&path%5B%5D=818