Buscar

Estratégias para Restaurantes na Pandemia

Prévia do material em texto

Com a pandemia da COVID-19 os comércios e empresas do ramo alimentício tiveram-se que adotar estratégias para sobreviver em meio a essa crise. No Brasil a taxa de falência dos restaurantes em meio a pandemia foi alta, devido a falta de sistemas de gerenciamento, dados atualizados sobre o estoque de alimentos, quantidade ingredientes e um estudo exato do público e do prato mais solicitado. 
Em meio as crises são de extrema importância o uso de estratégias e ferramentas inteligentes no auxílio do gerenciamento do negócio. Com ferramentas de BI (Business Intelligence) através do Data Mining é possível se ter uma visão ampla de dados para quantos alimentos e ingredientes estão em estoque ou em falta em tempo real, possibilitando uma ação de contingência, também contribui para com que o restaurante conheça o seu público.
Data Mining não é a única ferramenta de BI que pode ser utilizada a favor dos restaurantes brasileiros, para se ter um estudo apurado de clientes e suas habituais escolhas como os pratos mais vendidos é necessário a utilização do ERP (Enterprise Resource Planning) como por exemplo a ferramenta Microsoft Power BI e Adobe Analytics onde é possível se ter recursos através do planejamento para gerenciar o público e cada prato vendido.
Em meio à crise o relacionamento com o cliente é fundamental para manter o seu público-alvo, após o estudo de público o CRM (Customer Relationship Management) auxilia no foco em relacionamento com seus clientes através dos meios tecnológicos. As mídias sociais são de grande importância, não somente para divulgar o restaurante e sua culinária, mas para manter relacionamento com seu público-alvo. Um dos meios mais usados atualmente tem sido o Instagram segundo a pesquisa do site Uol “O Instagram permite que sua empresa alcance pessoas do mundo todo.”(site UOL, 2021).
Todas as redes sociais podem ser benéficas para desenvolver e expandir a marca, Facebook, Site onde o usuário pode-se ter detalhes sobre a culinária como pratos mais vendidos e telefones para contato como WhatsApp. 
A pandemia da COVID-19 fez com que muitos restaurantes parassem de atuar de forma presencial, com isso houve uma queda de clientela trazendo riscos financeiros ao comercio. 
A inteligência de mercado traz diversas formas de planejamento e desenvolvimento que contribui em prever as crises e como solucioná-las. A análise SWOT pode trazer uma ampla visão de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Sendo estudado o macro e o micro do seu negócio. Focado em manter o público-alvo, com as Forças de Porter é possível identificar através de estudos, ameaças, novos entrantes, ameaça de substituição e entre outros, fazendo com que o restaurante esteja preparado para futuras crises de negócio.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 
SITE UOL. Marketing de Conteúdo: guia completo para começar a aplicar hoje. São Paulo. 2021. Disponível em: https://meunegocio.uol.com.br/blog/marketing-de-conteudo-guia-completo-para-comecar-a-aplicar-hoje/
SITE UOL. 6 vantagens do Instagram para promover seus negócios. São Paulo. 2021. Disponível em: https://meunegocio.uol.com.br/academia/marketing-digital/6-vantagens-do-instagram-para-promover-seus-negocios.html#rmcl
SILVA. DOUGLAS. 10 Melhores ferramentas de BI para análise dos seus dados. Blog da Zendesk. São Paulo. 2022. Disponível em: https://www.zendesk.com.br/blog/melhores-ferramentas-bi/#:~:text=Explicando%20de%20maneira%20geral%2C%20o,insights%20importantes%20para%20os%20neg%C3%B3cios.

Mais conteúdos dessa disciplina