Buscar

Importância da Alfabetização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRODUÇÃO TEXTUAL PARA A ALFABETIZAÇÃO
É do conhecimento de todos que vivenciam a educação de que o processo de alfabetização é de suma importância para o desenvolvimento do estudante nas demais etapas de sua vida estudantil e que uma vez esse processo ocorrendo de forma incorreta as consequências são graves e por vezes até não se pode mais voltar atrás perdurando por toda trajetória escolar seguindo este pensamento os investimentos com base nos anos iniciais do ensino fundamental tem sido algo constante e os avanços já começa a ser evidenciados, mas ainda há muito o que ser fazer para que os objetivos de alfabetizar nossas crianças seja realmente alcançados, por isso para a produção textual é necessário uma boa base de alfabetização como base.
Podemos produzir um texto sem ser necessariamente um escriba, devidamente uma criança pode desenvolver uma produção de texto. Ao produzir um texto a criança deve pensar o tema antes de iniciá-lo e não encerrar ao finalizar a ideia deve permanecer ativa. Enfatizando o tema de produção textual, criar essa vontade no aluno a desenvolver textos, com bases em desenhos e filmes pode trazer facilidade para a alfabetização, expor suas ideias e pensamentos pode trabalhar eixos da escritas trazendo grandes benefícios no processo de alfabetização.
Mergulhar os alunos desde cedo nessa imersão de códigos e comunicação é de suma importância para que o interesse na escrita cresça e se desenvolva, e os objetivos pretendidos com o projeto foram alcançados de maneira imediata, pois provocou o interesse na atividade pautada na liberdade de criação dos alunos. Nota-se que a reavaliação da prática escolar e implementação de projetos de leitura e produção textual devem ser valorizados em prol do futuro dos alunos e cidadãos, pois a leitura está presente no nosso cotidiano através de textos literários e não literários, e sua interpretação depende da prática e da interação verbal ao longo da vida. Cartazes, rótulos, embalagens, são exemplos dos exercícios de leitura do nosso cotidiano, e que não são menos importantes, pois são objetos de suma importância de serem interpretados, como por exemplo, uma embalagem de algum alimento e sua data de vencimento que tem a função de indicar se o mesmo poderá ser consumido ou não, evitando assim problemas de saúde.
O trabalho em questão teve como pretensão abordar que não deve ser pautado apenas na leitura seletiva e na mecanização, mas sim na atividade do pensamento e o ato de compreender diferentes significações e de escrever e produzir sentimentos, ideias, com coesão e coerência, abrindo espaço para reflexão e socialização. O escrever é à nossa maneira de se expressar e se comunicar com o nosso redor, demonstrando nossa leitura de mundo, revelando desejos e motivações que nos levam ao autoconhecimento, e que favorecem a troca de conhecimentos dentro e fora da sala de aula, ou seja, nossa interação com o mundo através de trocas simbólicas.

Mais conteúdos dessa disciplina