Buscar

Introducao_topografia

Prévia do material em texto

Introdução
Topografia é uma ciência aplicada, baseada na geometria e na trigonometria plana, que utiliza medidas de distâncias horizontais, diferenças de níveis, ângulos e orientação, com o fim de obter a representação, em projeção ortogonal sobre um plano de referência, dos pontos que definem as formas, as dimensões e a posição relativa de uma porção limitada do terreno, sem considerar a curvatura da terra (LOCH, 2000).
Executar um levantamento topográfico é desenvolver todas as ações de medidas de campo, indispensáveis para a determinação da posição relativa dos pontos que compõem a área de estudo. A extensão do levantamento o fim a que se destinam e a precisão obtidas, são funções do tipo de levantamento adotado, que pode ser expedido, regular e precisão. Cada tipo de levantamento exige instrumentos e métodos apropriados.
Segundo a Norma ABNT- NR 13133, “o levantamento topográfico é um conjunto de métodos e processos que, através da medição de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado a precisão à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas. A estes pontos se relacionam os pontos de detalhes visando a sua exata representação planimétrica numa escala predeterminada e à sua representação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com equidistância também predeterminada e/ou pontos cotados.”