Buscar

Estudo sobre Chiroptera e Rodentia

Prévia do material em texto

Nome do acadêmico (a): .
ESTUDO DIRIGIDO 2
Ordem Chiroptera
Ordem Rodentia
Ordem Squamata
Ordem Anura
Ordem Chiroptera
Sobre os Chiroptera, únicos mamíferos com capacidade real de voo, e com base no material disponibilizado, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as assertivas a seguir. 
( ) Os morcegos hematófagos são encontrados no México, América Central e América do Sul.
( ) A raiva paralítica, frequente em cães e gatos, tem como principais sinais clínicos o opistótono, movimentos de pedalada, sialorreia e midríase. 
( ) Existem duas formas de controle das colônias de morcegos hematófagos que são realizadas: 1) controle seletivo indireto – morcegos capturados perto dos currais, com aplicação de warfarina no dorso desses; ao chegarem à colônia, intoxicam os demais indivíduos em função do grooming; 2) controle seletivo direto – a pasta de warfarina é aplicada no animal espoliado, ao redor da ferida causada pelo morcego, o qual irá ingerir a substância quando retornar ao animal para espolia-lo novamente.
( ) A perda de hábitat, e a ausência de animais silvestres é um dos principais motivos pelo qual um morcego hematófago alimenta-se do sangue de animais domésticos.
( ) Um animal apresentando sinais clínicos sugestivos de raiva deve ser eutanasiado, e seu encéfalo deve ser enviado para a realização de exame diagnóstico.
( ) A raiva furiosa, que frequentemente acomete herbívoros, tem como sinais clínicos sialorreia, alteração comportamental e dificuldade para deglutir.
( ) Existem cerca de 1200 espécies no mundo, e 180 no Brasil. Dentre estas, apenas três apresentam hábito alimentar hematófago: Desmodus rotundus, Diaemus youngi e Diphylla ecaudata.
( ) Os morcegos hematófagos, ao morderem sua vítima, ferem a pele do hospedeiro com seus incisivos, e depositam saliva contendo enzimas anestésicas e anticoagulantes na ferida, para que possam espoliar calmamente a sua presa. 
( ) A principal forma de eliminação do vírus é através da urina de animais infectados. Por este motivo, a mordedura não é o principal meio de transmissão da raiva para o hospedeiro susceptível.
( ) A histoplasmose é uma enfermidade fúngica que é adquirida através da inalação de partículas de Histoplasma capsulatum contidas em solo contaminado, especialmente os ricos em fezes de morcegos.
Ordem Rodentia
Sobre os Rodentia, maior grupo de mamíferos existente, e com base no material disponibilizado, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as assertivas a seguir. 
( ) Os camundongos, Mus musculus, são pragas agrícolas e podem transmitir micoplasmose, raiva, salmonelose e leptospirose.
( ) A leptospirose acomete apenas o homem, estando as demais espécies de animais domésticos livres dessa enfermidade.
( ) Rattus rattus, os populares ratos-das-casas, são responsáveis por disseminar doenças como a leptospirose, além de causar a prejuízos na estocagem de alimentos.
( ) São animais que habitam ambiente silvestre, mas que estão adaptados ao ambiente urbano e frequentemente são observados nas residências. 
( ) Os roedores possuem dentes um par de dentes incisivos superiores que não apresentam raízes, e crescem continuamente. Estes são desgastados quando os animais roem.
( ) Rattus norvegicus, popularmente conhecido como ratazana ou rato-de-esgoto, é inofensivo e não causa danos ou prejuízos ao homem.
Sobre os Rodentia, maior grupo de mamíferos existente, e com base no material disponibilizado, relacione a primeira com a segunda coluna.
(1) Rattus rattus – rato-das-casas, rato doméstico
(2) Mus musculus – camundongos 
(3) Rattus norvegicus – ratazana, rato-de-esgoto
( 3 ) Pelagem marrom-acinzentada, marrom-escura, ou preta; com o abdômen mais claro. Pesam até 600 g, e apresentam membranas entre os dedos, as quais facilitam sua natação. Podem ocorrer de 9-12 gestações em um ano, nascendo entre 7-12 filhotes por ninhada.
( 2 ) Apresentam pelagem macia, de coloração castanho-acinzentada; o abdômen é mais claro; e pesam cerca de 30 g. Podem produzir até 12 ninhadas em um ano.
( 1 ) Tem o corpo delgado, orelhas grandes e sem pelos; olhos pequenos, redondos e escuros; peso entre 120-150 g. Podem produzir de duas a cinco ninhadas por ano, nascendo até 12 filhotes por ninhada. 
( 3 ) É o mais importante transmissor da leptospirose, além de outras enfermidades. Também é responsável por prejuízos econômicos, uma vez que causa danos às plantações e a grãos estocados.
( 2 ) Possuem olfato extremamente desenvolvido. Soa responsáveis pela transmissão de enfermidades zoonóticas, especialmente porque adaptam-se facilmente aos ambientes, estando em contato próximo com o homem.
( 1 ) Possui o hábito de adentrar domicílios, sendo considerada uma praga que tem grande potencial destrutivo, pois destrói o que não conseguir consumir.
Ordem Squamata
Sobre os Squamata, maior grupo de répteis existente, e com base no material disponibilizado, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as assertivas a seguir. 
( ) A coral verdadeira (Micrurus spp.) é uma serpente que possui o corpo formado por anéis brancos, amarelos, vermelhos e pretos, sendo que todas as espécies representantes apresentam todas as cores. 
( ) Apenas algumas cobras têm olfato bem desenvolvido, e nestas, a língua bífida é utilizada para a captura das moléculas odoríferas. Estas moléculas são lançadas em uma estrutura no céu da boca, conhecida como órgão de Jacobson, o qual processa as informações.
( ) Os acidentes laquéticos, embora pouco frequentes, são severos. Ocorrem distúrbios da coagulação com manifestações hemorrágicas, dor, edema, bolhas, necrose, visão dupla e dificuldade de manter os olhos abertos, além de síndrome vagal.
( ) As cascaveis (Crotallus spp.) são serpentes que apresentam um chocalho na ponta da cauda, assim como cabeça triangular com fosseta loreal, e desenhos em formato de losango, marrom e branco, na região dorsal do corpo.
( ) As serpentes conhecidas como jararacas (Bothrops spp.) são as responsáveis pela maioria dos acidentes envolvendo animais domésticos e humanos no Brasil. Dentre os animais mais susceptíveis ao acidente botrópico temos bovinos, equinos, ovinos, caprinos e caninos.
( ) A peçonhas botrópica tem ação proteolítica, ocorrendo necrose no local da picada. Além disso, o paciente vítima de acidente botrópico pode apresentar náusea, vertigem e vômito.
( ) Corais são cobras que não são agressivas, por este motivo não atacam ou dão bote. Entretanto, acidentes com indivíduos dessa espécie ocorrem com frequência, pois estas serpentes possuem dentes inoculadores de peçonha na parte anterior da boca.
( ) As cascaveis habitam especialmente áreas de floresta fechada, e em função disso não apresentam grande importância na saúde pública.
( ) Lachesis spp. são popularmente conhecidas como surucucus, e geralmente habitam áreas de mata fechada. Por este motivo, dificilmente são encontradas próximo a habitações humanas, sendo responsáveis por aproximadamente 1% dos acidentes por serpentes no Brasil
( ) O veneno de Micrurus spp. tem ação principalmente neurotóxico no sistema nervoso central, onde ocorre impedimento da passagem do impulso nervoso entre os neurônios.
Ordem Anura
Sobre os Anura, animais com comportamentos muito interessantes, e com base no material disponibilizado, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as assertivas a seguir. 
( ) Os Dendrobatidae apresentam coloração chamativa e brilhante, sendo em sua maioria diurnos e terrestres. 
( ) A principal família de importância Médico Veterinária é a família Dendrobatidae, os sapos venenosos que são utilizados por índios para envenenar suas lanças, e posteriormente utilizá-las para caçar.
( ) Não existem anfíbios que possuam veneno suficiente para matar várias pessoas, pois eles são organismos pequenos que produzem veneno apenas em pequena quantidade.
( ) O venenos dos dendrobatíeos tem ação nefrotóxica, e por isso a vítima sofre falência múltipla de órgãos. 
( ) Animais venenosos sãoaqueles que produzem veneno e o armazenam, utilizando-o de forma passiva em sua defesa. Como exemplo temos os sapos que, ao serem manipulados, liberam o veneno de sua pele.
( ) Animais peçonhentos são aqueles que, além de produzirem veneno, possuem estruturas especializadas para a inoculação ativa deste nas suas vítimas, ou para sua defesa.
( ) Dendrobatídeos apresentam tamanho corporal de aproximadamente 12-19 mm, e produzem uma toxina conhecida como batracotoxina.
( ) Anuros dendrobatídeos depositam seus ovos em ninhos feitos na água, pois são animais que precisam de umidade para sobreviver.

Mais conteúdos dessa disciplina