Buscar

SÍNTESE ESTÁGIO E DOCÊNCIA DIFERENTES CONCEPÇÕES - SELMA GARRIDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metodologia de Ensino de Línguas Estrangeiras: Estágio Supervisionado I
SÍNTESE 1 - ESTÁGIO E DOCÊNCIA: DIFERENTES CONCEPÇÕES
PIMENTA, Selma Garrido; Lima, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006.
O documento tem como intuito analisar e discutir a configuração atual da formação dos professores, que se debruça sobre uma noção equivocada acerca da existência de uma divisão dicotômica entre teoria e prática. Logo de início, as autoras apresentam a fala 'na prática, a teoria é outra', vinda de um contexto em que os acadêmicos, começando sua prática de estágio, encontram dificuldades de conciliar os conhecimentos técnicos com os conhecimentos científicos adquiridos. O cerne do documento se dá na explicitação de que tratar teoria e prática isoladamente e, por conseguinte, considerar o estágio apenas como a parte prática de um curso de licenciatura, com menor carga horária destinada, é um erro abrupto no processo de formação.
É sabido que no processo de observação, haverá imitações por partes dos alunos dos professores que acreditam terem uma boa didática, pois em um primeiro momento, é mais fácil se apoiar a reprodução de modelos conhecidos. O ideal é que não haja acomodação na imitação e que ela sirva apenas de base para que se tenha espaço para reflexões e críticas ao que se está exercendo. Caso contrário, conforme as autoras apontam, o licenciando desvalorizará sua formação intelectual, como se a atividade docente se bastasse de um fazer padronizado idêntico ao que se observou.
Dessa forma, o estágio não deve se limitar à mera observação da atuação dos professores para que essa seja levada como uma atuação modelo. Uma vez em sala de aula, é necessária uma análise aprofundada sobre qual a melhor técnica a ser aplicada, levando em consideração o seu contexto e visando sempre um aprendizado proveitoso. Embora seja verdade que, assim como demais profissões, o trabalho do professor requer técnicas específicas, vale destacar que o domínio delas não é suficiente para enfrentar todos os desafios que surgem em sala de aula.
Conforme destacado no documento, teoria e prática são termos indissociáveis. Isto posto, torna-se fundamental recorrer à teoria, além de considerar o próprio repertório cultural e incorporar exemplos de situações cotidianas para um ensino cada vez mais completo. Considerando que o estágio representa o primeiro contato dos estudantes de licenciatura com sua futura profissão, é essencial que essa experiência seja enriquecedora, proporcionando um ambiente para o aprendizado e formação da identidade profissional.
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina