Buscar

Responsabilidade Civil no Direito do Consumidor

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE TIRADENTES
CURSO DE DIREITO
 
Medida de eficiência 1ª unidade
Itabaiana/Se, 17 de março de 2021
Aluno: Marcelo de Albuquerque Negromonte
Professora: Valquiria Nathali Cavalcante Falcao
DIREITO DO CONSUMIDOR
Caso prático:
Felipe é mergulhador e há algum tempo procurava um relógio que pudesse utilizar embaixo d´água quando fosse fazer seus mergulhos e encontrou o Relógio Technos Profissional 2000 M 8215af/1p Mergulho Acqua, com o qual ele pode mergulhar até 2km debaixo d´agua.
O site anunciante do referido relógio foi o da empresa Americanas.com
Felipe comprou o relógio por R$ 2.500, 00 (dois mil e quinhentos reais) e 5 dias após a compra ele recebeu o produto, perfeito, em sua casa.
Ansioso para testar sua compra, Felipe marcou uma viagem com os amigos para mergulhar e claro, utilizar seu relógio novo.
Após o mergulho porém, tal foi a tristeza de Felipe, ao verificar que seu relógio parou de funcionar.
Sabendo das especificações do relógio, Felipe entrou em contato com o fabricante, que o indicou uma assistência técnica especializada para reparar o bem, assim, o consumidor levou o produto danificado à assistência. Ao chegar lá, a empresa verificou o relógio e disse que houve um dano no pino lateral do relógio e que por este motivo ele parou, o que não era coberto pela garantia e Felipe teria que pagar R$ 300,00. Indignado Felipe disse que não iria pagar, pois não agiu de nenhuma forma que viesse a danificar o relógio, e que era um absurdo a garantia não cobrir o referido vício no bem.
Assim, Felipe procura você como advogado, buscando uma orientação e medida adequada para o seu caso.
1. De acordo com direito do consumidor o que você diria a Felipe sobre seus direitos? Valor 0.5
Resposta: Inicialmente diria que Felipe pode sim pleitear reparação por dano material e moral baseado no Código de Defesa do Consumidor pois ficou evidente um vício oculto no produto e como o referido consumidor buscou assistência técnica especializada indicada pelo próprio fabricante e que efetivamente não houve resolução para o problema apontado sendo ainda o cliente cobrado em 300,00 em se sabendo que o bem estaria dentro de seu período de garantia, porém o aconselharia a entrar em contato de maneira formal com o fabricante informando o ocorrido junto à assistência técnica indicada com pedido de solução ou resposta o mais breve possível a fim de subsidiar de forma efetiva possível ação judicial caso haja resposta negativa ou não satisfatória por parte do fabricante.
 
2. Quem possui responsabilidade civil no caso em tela? Com fundamento em qual artigo você embasa sua resposta: Valor 0,5
Resposta – Com base nos artigos 12, 13, 14, 18, 19 e 20 há a responsabilidade objetiva, inclusive solidária, entre os fornecedores de produto e os prestadores de serviço, ou seja , tanto o fabricante quanto a loja que vendeu o bem têm responsabilidade civil perante o consumidor.
3. Que tipo de ação você pleitearia em favor de Felipe? Tendo por base quais artigos do CDC, e quais pedidos você faria em sua petição inicial? Valor 1,0
Resposta – Ação de indenização por vício oculto em produto tendo por base os seguintes artigos do CDC: 
Artigos 6º, 12,13, 14, 18,19, 20 e 21.
image1.jpg

Mais conteúdos dessa disciplina