Buscar

Prévia do material em texto

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode representar desafios adicionais para os estudantes, mas há várias ações que podem ser implementadas para ajudá-los a lidar com esses desafios e criar um ambiente mais adequado para o seu processo de aprendizagem. Aqui estão algumas sugestões de ações que podem ser adotadas:
1. Conversar com o aluno: Ter uma conversa franca com o aluno sobre suas necessidades e dificuldades pode ser o primeiro passo para ajudá-lo a se sentir apoiado e compreendido.
2. Adaptação do ambiente: Fornecer um ambiente de estudo tranquilo e organizado, com poucas distrações visuais e sonoras, pode facilitar a concentração do aluno.
3. Rotina estruturada: Criar uma rotina organizada, orientando em todas as atividades a serem desenvolvidas.
4. Instruções claras: Forneça instruções claras e concisas em diferentes formatos (visual, verbal) para ajudar os alunos a compreender as tarefasInstruções claras: Forneça instruções claras e concisas em diferentes formatos (visual, verbal) para ajudar os alunos a compreender as tarefas.
5. Estímulo positivo: Reforce o comportamento positivo com elogios, recompensas ou gráficos de reforço para incentivar a participação e a colaboração.
dimensão lúdica da arte é extremamente importante para a aprendizagem do estudante, pois estimula a criatividade, a imaginação, a percepção estética e a expressão pessoal. Ao envolver-se em atividades artísticas, o aluno pode explorar diferentes formas de expressão, experimentar novas técnicas e materiais, e desenvolver habilidades motoras e cognitivas.
O desafio consiste em desenvolver um projeto artístico que promova a ludicidade na aprendizagem, considerando as competências da BNCC e a realidade dos alunos. É importante garantir a autonomia dos estudantes durante a execução do projeto, utilizando a Arte como uma ferramenta interdisciplinar para explorar a ludicidade e a prática como meio de gerar conhecimento. Ao abordar a ludicidade, devemos considerar a vivência cotidiana do aluno, de maneira lúdica. As atividades recreativas estão relacionadas com experiências prazerosas que contribuem para a aprendizagem das crianças, tanto antes quanto depois da alfabetização.
Os estudos de Piaget (1998) oferecem contribuições 
principalmente ao analisar o simbolismo secundário do jogo, compreendido 
como ‘o simbolismo menos consciente que o das ficções comuns’ (p.217). O 
jogo de ficção corresponde à manifestação mais importante na criança, que é 
o pensamento simbólico consciente (SANTOS; COSTA; MARTINS, 2015, 
p. 81). 
De acordo com Piaget, a comunicação deve ser analisada através de símbolos que representam aquilo que se deseja expressar, enfrentando desafios nas áreas cognitiva, afetiva e motora, levando a um desequilíbrio e à aquisição de novos conhecimentos. Assim, para promover o desenvolvimento completo do ser humano, é necessário que a pessoa se envolva em atividades práticas, especialmente aquelas que envolvem o aspecto emocional, abandonando o modelo tradicional de ensino, no qual não há interação e compartilhamento de experiências durante o processo de aprendizagem.
Além disso, a arte proporciona um espaço seguro e acolhedor para que o estudante possa se expressar livremente, sem medo de julgamentos ou críticas. Através da arte, os alunos podem aprender a lidar com suas emoções, a processar suas experiências e a se conectar consigo mesmos e com os outros de uma forma criativa e motivadora.
REFERÊNCIA:
 SANTOS; COSTA; MARTINS. Rot eiro de Estudos – Arte, Ludicidade e Aprendizagem. Disponível em: https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/EAD/Conteudo/PR_EDU_ARLUAP_20/roteiro/index.html

Mais conteúdos dessa disciplina