Buscar

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – NÚCLEO COMUM – FILOSOFIA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
NOTA: 10/10
1- A Filosofia, cada vez mais, ocupa-se com as: Verdadeira ou Falsa
I.   Condições e os princípios do conhecimento que pretenda ser racional e verdadeiro;
II.   Com a origem, a forma e o conteúdo dos valores éticos, políticos, artísticos e culturais;
III.   Com a compreensão das causas e das formas da ilusão e do preconceito no plano individual e coletivo; com as transformações históricas dos conceitos, das ideias e dos valores.
IV.   Condições e os encerramentos do conhecimento que pretenda ser racional e com a exclusão das causa.
Marque a alternativa condizente:
Somente a I, II e III estão corretas.
2- A Filosofia visa ao estudo e à interpretação de ideias ou significações gerais como: realidade, mundo, natureza, cultura, história, subjetividade, objetividade, diferença, repetição, semelhança, conflito, contradição, mudança, etc. Essa afirmativa é:
Verdadeira.
3- Marque V(verdadeiro) e F(falso).
(   ) A Filosofia não é ciência: é uma reflexão crítica sobre os procedimentos e conceitos científicos.
(   ) A filosofia não é religião: é uma reflexão crítica sobre as origens e formas das crenças religiosas.
(   ) A filosofia não é arte: é uma interpretação crítica dos conteúdos, das formas, das significações das obras de arte e do trabalho artístico. Não é sociologia nem psicologia, mas a interpretação e avaliação crítica dos conceitos e métodos da sociologia e da psicologia.
(   ) A filosofia não é política, mas interpretação, compreensão e reflexão sobre a origem, a natureza e as formas do poder. Não é história, mas interpretação do sentido dos acontecimentos enquanto inseridos no tempo e compreensão do que seja o próprio tempo.
Marque a alternativa correspondente:
VVVV.
4- A palavra filosofia é _______. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Complete a afirmativa:
Grega.
5- Atribui-se ao filósofo grego ___________________ (que viveu no século V antes de Cristo) a invenção da palavra filosofia. Complete a afirmativa:
Pitágoras de Samos.
6- A palavra cosmologia é composta de duas outras: cosmos, que significa mundo ordenado e organizado, e logia, que vem da palavra logos, que significa pensamento racional, discurso racional, conhecimento. Assim, a Filosofia nasce como conhecimento racional da ordem do mundo ou da Natureza, donde, cosmologia. Essa afirmativa é:
Verdadeira.
7- O pensamento filosófico em seu nascimento tinha como traços principais, exceto:
Tendência ao radicalismo, levando em considerações todos os argumentos e indo contra as essenciais da origem.
8- O governo do presidente ___________________, que teve início no ano de 2003, nasceu rodeado pelas expectativas de mudanças em toda a sociedade. Nesse governo, a princípio, entraram em curso programas de caráter compensatório denotando, em parte, serem orientados pela mesma lógica de seu antecessor. Complete a afirmativa:
Luiz Inácio Lula da Silva.
9- Em fins da década de _________, um fervoroso debate em torno da construção da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, Lei 4.024, começava a ganhar forma. Para tal tarefa, o então ministro Clemente Mariano nomeou uma comissão de especialistas presidida por Lourenço Filho, que após estudos encaminhou uma proposta ao Congresso Nacional. Qual foi essa década?
1940.
10- Sem abandonar as questões sobre a essência da realidade, a Filosofia procura diferenciar-se das ciências e das artes, dirigindo a investigação sobre o mundo natural e o mundo histórico (ou humano) num momento muito preciso: quando perdemos nossas certezas cotidianas e quando as ciências e as artes ainda não ofereceram outras certezas para substituir as que perdemos. Em outras palavras, a Filosofia se interessa por aquele instante em que a realidade natural (o mundo das coisas) e a histórica (o mundo dos homens) tornam-se estranhas, espantosas, incompreensíveis e enigmáticas, quando o senso comum já não sabe o que pensar e disser e as ciências e as artes ainda não sabem o que pensar e dizer. Essa afirmativa é:
Verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina