Buscar

AV1 - Psicologia da Aprendizagem e da Educação Física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1 – Atividade Contextualizada
 Segundo Samulski, “a motivação é caracterizada como um processo ativo, intencional e dirigido a uma meta, o qual depende da interação de fatores pessoais (intrínsecos) e ambientais (extrínsecos)”. Desse modo, a motivação depende ainda dos valores pessoais e sociais, da autoconfiança, da autodeterminação, do autoconceito e da autoestima, para que o objetivo que se almeja seja alcançado.
 Nesse sentido, o estudo da motivação é importante para compreender os diferentes tipos de comportamentos dos atletas em diferentes situações, tanto na vida esportiva, quanto na vida pessoal. Além de entender como a motivação pode influenciar na busca por melhores resultados e performances. Com o objetivo de o treinador entender o seu papel e saber onde intervir para incentivar a busca pela excelência por parte do atleta.
 Assim, compreender os valores trazidos pelos atletas e suas motivações que o levaram a praticar aquele esporte se faz importante. Nessa perspectiva, cada indivíduo possui um código de conduta que é construído desde o nascimento por parte das instituições sociais (família, igreja, escola), e que definem os valores daquela pessoa, além de que, esse código varia de pessoa para pessoa. Por isso, entender que existem diferentes tipos de valores e respeitá-los é importante para a construção de uma boa relação entre o atleta e o treinador. 
 Ademais, as motivações dos atletas podem ser diversas. Sendo essas divididas em pessoais e situacionais, as pessoais são personalidade, necessidade, interesses, motivos, metas e expectativas, e as situacionais são estilo de liderança, facilidades, tarefas atrativas, desafios e influências sociais.
 É importante entender também como a autoconfiança, a autoestima e o autoconceito impactam na motivação do atleta. Nesse sentido, é fundamental perceber que, normalmente, a vida esportiva de um atleta começa na infância, momento de construção de personalidade e autocompreensão, e que essas etapas que são importantes para a formação de um atleta psicologicamente saudável e motivado.
 Assim, é possível entender que a motivação é uma ciência dentro da psicologia do esporte, e que o entendimento dela contribui para o crescimento e a melhora do esporte, do atleta e do treinador. 
Referências bibliográficas:
SAMULSKI, Dietmar. Psicologia do esporte : conceitos e novas perspectivas. 2. ed. Barueri: Manole, 2009.
WEINBERG, R. S.; GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
VIEIRA, Lenamar et al. Psicologia do esporte: uma área emergente da psicologia. Psicologia em estudo, Maringá, 15 de abr. de 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/dxqXV7GtH7zkCLkzYq7K7Wd/ . Acesso em: 06 de mai. de 2013. 
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina