Buscar

av1 leitura, interpretação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução:
Segundo Koch (1995), o texto é uma atividade verbal de indivíduos que atuam socialmente e busca alcançar um fim, logo, não é desprovido de sentido nem imparcial, pois carrega um contexto ao qual aquele que o escreve está inserido e visa trazer ao leitor uma informação ou influenciá-lo (Emediato, 2001, p. 157).
Desenvolvimento:
A princípio, como declara Scott Fitzgerald, "não se escreve por se querer dizer alguma coisa, escreve-se porque se tem alguma coisa para dizer". O texto é um produto cultural elaborado por um sujeito e destinado a outro sujeito, a fim de que haja comunicação entre eles (Terra, 2019, p. 4), portanto, carrega valores, opiniões, ideais, posições daquele que o constrói.
      Por conseguinte, o texto acadêmico também apresenta em seu conjunto percepções, perspectivas e críticas, uma vez que, na sua construção, ideias dialogam e a linguagem conecta-se com os elementos textuais presentes, utilizando da coesão e coerência, a fim de atribuir sentido e comunicar algo.
Conclusão:
Sendo assim, conclui-se que todo texto é influenciado por um contexto e por valores que permeiam o autor e se apresenta como uma interação sociocultural entre aquele que escreve e aquele que lê, possuindo três sistemas de conhecimento: enciclopédico, linguístico e interacional (Koch, 2003).
Referências:
EMEDIATO, W. Retórica, argumentação e discurso. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
KOCH, Ingedore. O Texto: construção de sentidos. Organon, 1995.
TERRA, E. Tipos textuais. In: TERRA, E. Práticas de leitura e escrita. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.

Mais conteúdos dessa disciplina