Buscar

Definindo tarefas em empregos_a4

Prévia do material em texto

Definindo tarefas em empregos e sub unidades
Brickley, Smith e Zimmerman c.13
Definindo tarefas em empregos
Nos capítulos anteriores, nós discutimos como empregos têm ao menos duas dimensões importantes:
autoridade de decisão e 
variedade de tarefas. 
Nós retornaremos agora à segunda dimensão, a definição de tarefas.
2
Benefícios da designação de tarefas especializadas
Existem ao menos dois importantes benefícios que podem surgir da utilização de tarefas especializadas, são elas:
1)Explorar vantagens comparativas – 
A designação de tarefas especializadas permite a empresa encontrar pessoas com empregos baseados em habilidades e treinamento e em consequência os funcionários podem ficar concentrados em suas especialidades particulares.
(Adam Smith e as economias da especialização) 
3
Benefícios da designação de tarefas especializadas
Redução de despesas de treinamento
Com a designação de tarefas especializadas, cada funcionário é treinado para completar uma função básica. Com uma ampla designação de tarefas, empregados são treinados para completar mais de uma função, o que pode ser custoso.
4
Custos da designação de tarefas especializadas
Perda de complementariedades entre tarefas: algumas vezes realizar uma tarefa pode reduzir o custo de ter a mesma pessoa fazendo outra tarefa.
Por exemplo, informações importantes sobre serviços ao consumidor podem ser obtidas através de esforços de vendas. 
Esta informação pode não ser utilizada se vendas e serviços são conduzidos por pessoas diferentes.
5
Custos da designação de tarefas especializadas
Custos de Coordenação: 
As atividades de funcionários especializados têm de ser coordenadas. O desenvolvimento e coordenação de atividades com elevada especialização podem ser caros (pois pode envolver o estímulo à transmissão de informações muito diferentes).
Miopia funcional: 
Com designação de tarefas especializadas, funcionários tendem a concentrar-se em suas funções individuais mais do que no processo global de prover boas vendas e serviços para os consumidores. 
6
Custos da designação de tarefas especializadas
Flexibilidade reduzida 
Falhas no treinamento de funcionários tem custos como benefícios.
Por exemplo, se uma pessoa somente é treinada para realizar uma função específica, o que acontece se a pessoa ficar doente ou viajar?
7
Ensaios sobre incentivos
De um ponto de vista de incentivo, é melhor algumas vezes ter funcionários concentrados em um estreito grupo de tarefas. Contudo em outras circunstâncias, um amplo grupo de tarefas pode ser preferido.
Com designação ampla de tarefas, a empresa não está somente preocupada com quão difícil é o trabalho dos funcionários, mas também em como estes distribuem os esforços entre as tarefas.
8
Custos e Benefícios de Designação de Tarefas Especializadas
Benefícios
Vantagens comparativas
Economias de escala
Redução de despesas através de treinamento
Custos
Reduz a complementariedade entre tarefas
Custos de Coordenação 
Miopia funcional
Flexibilidade reduzida
9
Produtividade na definição de tarefas
A escolha entre uma designação especializada e ampla de tarefas depende da informação tecnológica e dos incentivos acima discutidos. 
Uma variável que é de particular importância na tomada desta decisão são os graus relativos de complementariedade entre tarefas intra-áreas versus entre diferentes áreas funcionais.
10
Definindo os empregos em subunidades
Nossa discussão entre especialização versus tarefas amplas assinala os principais pontos dos “tradeoffs” (trocas) das definições de tarefas nos empregos. 
Gerentes são confrontados com um grupo parecido de trocas quando eles agrupam os empregos em sub unidades (por exemplo, departamentos, divisões e subsidiárias)
Agrupando pessoas em subunidades menores, com reduzida comunicação e coordenação, os custos entre as pessoas crescem na sub unidade.
11
Agrupando trabalhos por função 
Um método comum de agrupar empregos é por especialidade funcional (engenharia, design, vendas, finanças e outras). 
Este arranjo organizacional é chamado de unitário ou forma em U porque ele coloca cada função primária em uma subunidade maior (ao invés de em múltiplas subunidades).
Estes departamentos são modificados com o gerenciamento das suas funções particulares através da linha inteira de produtos da empresa. 
Os gerentes mais experientes desempenham um papel importante na definição da arquitetura, coordenação das atividades através dos departamentos, tomando decisões operacionais, e estabelecendo a estratégia da corporação.
12
Agrupando Trabalhos por Produto ou Geografia
Um outro proeminente desenho de subunidade é a forma multidivisional (forma M) de organização. 
Nesta forma, grupos de trabalhos de um conjunto de unidades de negócios são organizados em produtos ou áreas geográficas.
Na organização forma em M cada uma das divisões têm suas próprias vendas e departamentos de serviços que focalizam produtos particulares das divisões.
Na organização geográfica os departamentos de vendas e serviços são divididos com base nas áreas geográficas onde se localizam os consumidores.
13
“Tradeoffs” entre organização funcional e geográfica
Benefícios das sub unidades funcionais
Existem pelos menos três maiores benefícios de agrupar tarefas por função.
1) Este grupo ajuda a promover coordenação efetiva dentro das áreas funcionais.
2) Esta forma de agrupamento ajuda a promover o aperfeiçoamento funcional.
3) Existe um bem definido caminho de promoção para os funcionários.
14
Problemas com Sub unidades funcionais
1) Existem custos de oportunidades da alta administração associados ao tempo quando está coordenando funções e tomando decisões operacionais. Esse tempo pode ser melhor utilizado em atividades tais como um planejamento de longo prazo.
2) Pode ser relevante, o tempo consumido na coordenação dos problemas através dos departamentos. 
3) Os funcionários algumas vezes concentram-se em suas especialidades funcionais mais do no processo de satisfação do consumidor.
15
Benefícios de Produto / Sub unidades geográficas
Uma vantagem da forma M de organização para grandes corporações é que os direitos de decisão para operações são designados para indivíduos em posições inferiores na organização, onde em muitos casos a relevância do conhecimento específico está localizada.
A descentralização dos direitos de decisão para gerentes de unidades de negócios libera a administração superior para se concentrar em outras questões mais estratégicas.
16
Benefícios de Produto / Sub unidades geográficas
O enfoque produto/geográfico promove coordenação entre as funções que necessitam ser integradas para produzir e vender um produto particular ou para servir uma área geográfica.
17
Problemas com Produto/ Sub unidades geográficas
Gerentes de unidades de negócios tendem a focalizar o desempenho de suas próprias unidades. 
Frequentemente, existem importantes interdependências entre unidades que precisam ser consideradas no valor da firma a ser maximizado. 
Se a gerência focalizar-se somente em suas próprias unidades e não considerar estas interdependências, estará reduzindo o valor da firma.
18
 
Onde as Sub unidades funcionais produzem melhores resultados
Firmas pequenas com um número limitado de produtos. 
Com baixa taxa de mudança tecnológica da indústria. 
Em ambientes menos estáveis a comunicação direta entre áreas funcionais são mais importantes e situações novas são mais prováveis de acontecer e provocarem mudanças nos procedimentos de coordenação estabelecidos.
Finalmente, em um ambiente de rápida mudança, existe mais incerteza no estabelecimento de uma arquitetura organizacional ótima.
19
Organização matricial
Nas organizações matriciais, existem departamentos funcionais tais como finanças, manufatura e desenvolvimento. 
Funcionários destes departamentos funcionais são também designados para sub unidades organizadas em torno de produtos, geografia ou algum projeto especial. 
Organizações matriciaissão caracterizadas pela intersecção de linhas de autoridade – o termo matriz refere-se às linhas de intersecção resultantes de um arranjo organizacional.
20
Organização matricial
21
Organização matricial
A organização matricial é geralmente usada em indústrias tais como as de defesa, construção e consultoria administrativa. Estas indústrias são caracterizadas por uma sequencia de novos produtos ou projetos.
Uma vantagem potencial da organização matricial (em relação a funcional) ⇨ os funcionários estão mais aptos a focar todo o processo mais do que em suas especialidades funcionais.
22
Organização matricial
Problemas potenciais com a forma matricial emergem da interseção de linhas de autoridade. 
Empregados que estão alocados às equipes de produtos não tem automaticamente fortes incentivos para cooperar ou se envolver com o sucesso da equipe.
23
Formas mistas de organização
Frequentemente, as empresas usam mais de um método para organizar sub unidades. 
O banco Chase Manhattan usa três tipos de sub unidades para diferentes atividades dentro do banco. Chase Delaware trabalha com o negócio de cartões de crédito do banco. 
O negócio para indivíduos e empresas médias são organizados geograficamente. Grandes clientes são servidos por equipes específicas que geralmente operam na cidade de Nova York.
24
Organização baseada em redes de trabalho
A organização das redes de trabalho são divididas em grupos de trabalhos baseados em função, geografia ou alguma outra dimensão. 
A relação entre estes grupos de trabalho são determinadas por demandas de projetos específicos e atividades de trabalho mais do que por linhas formais de autoridade. 
Estas relações são fluídas e frequentemente mudam com as mudanças no ambiente de negócios.
25
Tendências recentes na designação dos direitos de decisão
Para ilustrar alguns dos fatores que têm motivado tais mudanças organizacionais, nós examinamos IBM Credit Corporation em maiores detalhes. 
A empresa foi dividida em departamentos funcionais, incluindo crédito, preço, contratos e documentos. Empregados, são tipicamente designados para um conjunto especializados de tarefas dentro de suas áreas funcionais e ganham limitada autoridade de decisão em como completá-las.
A IBM Credit levava cerca de seis dias para processar uma aplicação de crédito.
Sofrendo o efeito de pressões competitivas e novas tecnologias, a IBM Credit mudou completamente suas designações de decisão de direitos. Sob esta nova estrutura, os trabalhadores individualmente tem os direitos de decisão primário e responsabilidade para completar todos os passos no processo de concessão de crédito. Cada requerimento financeiro é designado para um trabalhador que confere as condições de crédito, o acordo de preços e a confecção do contrato. Os empregados têm significativa autoridade de decisão para completar estas tarefas e as sub unidades funcionais têm sido amplamente abandonadas.
Com esta nova arquitetura organizacional, a IBM Credit está apta para processar uma aplicação de crédito em quatro horas. A satisfação dos consumidores aumentou.
26
Questão	
Discuta utilizando os conceitos vistos os custos e benefícios de uma atribuição especializada de tarefas relativamente a uma ampla atribuição de tarefas. Que variáveis são importantes ao determinar a escolha ótima entre estas alternativas?
27
image3.png

Mais conteúdos dessa disciplina