Buscar

Prévia do material em texto

ELETIVA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA 
ABORTO
PROFESSORA: Flávia Mota 
OBJETIVO: Demonstrar um olhar mais humano frente a uma situação de aborto. Defender a prevenção de uma gravidez indesejada e interpretar a questão do aborto e a legislação vigente.
ABORTO. VOCÊ SABE O QUE É?
Aborto ou interrupção da gravidez é a interrupção de uma gravidez resultante da remoção de um feto ou embrião antes de este ter a capacidade de sobreviver fora do útero. Um aborto que ocorra de forma espontânea denomina-se aborto espontâneo ou "interrupção involuntária da gravidez". Um aborto deliberado denomina-se "aborto induzido" ou "interrupção voluntária da gravidez". O termo "aborto", de forma isolada, geralmente refere-se a abortos induzidos. Nos casos em que o feto já é capaz de sobreviver fora do útero, este procedimento denomina-se "interrupção tardia da gravidez".
MODELOS DE ABORDAGEM DO ABORTO;
O tema do aborto é tratado de diversas formas nas diversas legislações mundiais. Basicamente há três modelos (ou sistemas) de abordagem do aborto: causal ou de permissões; modelo de solução por prazos; e o modelo de assessoramento. Destaca-se que nos três modelos1 é possível a restrição do direito a vida biológica (aborto), já que o direito a vida é um direito fundamental e como tal é relativo. A diferença entre eles reside na autonomia, maior ou menor, da decisão da genitora em efetuar o aborto.
MODELO CAUSAL OU DE PERMISSÕES:
	O sistema de indicações ou permissões (ou causal) é aquele em que a legislação não permite o aborto, mas, excepcionalmente, traz algumas disposições legais (causas) em que esse aborto é permitido.
	Os países que adotam esse modelo vão sancionar3 a conduta do aborto que não esteja amparada por algumas das causas ou permissões legais. Gabriel Adriasola indica que diversos
MODELO POR SOLUÇÃO DE PRAZOS:
	O modelo por solução de prazo é aquele em que a legislação estabelece um período de tempo em que vigora a autonomia incondicionada da mãe pelo aborto e, após esse período, prevalece o impedimento de abortar. Esse sistema permite a interrupção voluntária da
gravidez dentro de um prazo unicamente pela vontade da mulher, sem qualquer causa
permissiva
MODELO DE ASSESSORAMENTO:
	O sistema de assessoramento é um sistema intermediário entre o sistema causal e o sistema por prazos com o acréscimo do assessoramento. Este modelo tem um prazo em que o aborto é permitido sem qualquer tipo de motivação e após esse prazo só será possível a interrupção quando houver alguma permissão legal, permanecendo assim a ilegalidade da prática abortiva.
image9.png
image10.png
image11.png
image12.png
image13.png
image14.png
image1.png
image2.png
image3.jpeg
image4.png
image5.png
image6.jpeg
image7.jpeg
image8.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina