Buscar

Prévia do material em texto

Trabalho de Geografia
 Urbanização e agricultura da Amazônia 
   
  Samuel Basilio e João Lucas
  7º Ano A 
Agricultura na Amazônia 
Produção agrícola rentável E ainda, espécies nativas da região como cacau, borracha, castanha de caju, dendê, açaí e outros produtos são de grande importância social e econômica. A produção de 100% da área nacional de guaraná, 75% de açaí, 24% de cacau e 56% do dendê estão dentro do Bioma
Os principais produtos da agricultura na Amazônia 
Os principais produtos da agricultura da Amazônia são: bovino, suínos, galináceos, ovos de galinha, equinos, mandioca, leite e caprinos. E os principais produtos produzidos, atualmente, no bioma Amazônia são: soja, e milho.
Os povos agricultores na Amazônia
Embora não tão conhecidas como os povos indígenas e seringueiros, há também outras populações tradicionais nos meandros do bioma, como quilombolas, ribeirinhos, pescadores, pescadoras artesanais, agricultores familiares, piaçabeiros e peconheiros.
Importância da agricultura familiar na Amazônia
A produção familiar responde por 87% da produção nacional de mandioca, 70% da produção de feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo, 58% do leite, 59% do rebanho suíno, 50% de aves e 30% da população de gado bovino. Nota-se, portanto a importância e garantia de investimento nesse setor da produção.
A urbanização da Amazônia 
As redes urbanas que se estendem sobre a Amazônia Legal têm evoluído com o surgimento de cidades de porte intermediário e com a multiplicação de pequenos centros urbanos, que seguem os traçados das principais rodovias e dos rios da região. Deve-se ressaltar que, há poucas décadas, essa extensa porção do território brasileiro era caracterizada por um pequeno número de cidades, dispersas pela floresta, interconectadas por canais de drenagem, vias únicas de integração daquelas localidades. A população exercia atividades com características distantes daquelas praticadas nos centros urbanos, e a economia era essencialmente voltada para as ocupações ligadas aos rios e à floresta.
Como ocorreu a urbanização na Amazônia
A urbanização dos Estados amazônicos atravessou duas fases historicamente distintas: na primeira, anterior aos anos 1960, esse processo nascia e se desenvolvia predominantemente pelos rios; já na segunda fase, a exploração mineral e os grandes projetos estimularam o crescimento urbano com o auxílio das rodovias após os anos 1960.
O padrão de urbanização da Amazônia
Tem população dispersa, baixa densidade demográfica, apenas duas metrópoles e ausência de cidades médias, grandes distâncias entre centros urbanos, falta de acesso a serviços básicos como rede de esgoto e água, coleta de lixo, energia e banda larga. As cidades estão de costas para a floresta ou para os rios.
Curiosidades 
As principais atividades da região Amazônica são: a caça, a pesca, o extrativismo e a agricultura de substância
A agricultura responde pela produção de 65 culturas diferentes e ocupa apenas 2,3% da área do Bioma.