Buscar

Cultura Material e Imaterial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cultura material e imaterial: entenda o que é e qual sua importância?
As expressões cultura material e imaterial dizem respeito aos dois tipos de patrimônio cultural que podem ser observados em diferentes comunidades. O primeiro termo refere-se aos elementos que podem ser palpados, vistos e experienciados. Trata-se dos artefatos que possuem materialidade. Os elementos da cultura imaterial, por outro lado, não podem ser palpados ou são experienciados por um curto espaço de tempo. A expressão diz respeito a tudo aquilo que é construído por determinado grupo social no âmbito da abstração, em especial, os seus saberes.
Ainda que os elementos que constituem a cultura material e imaterial sejam bem distintos, ambos são importantes para que possamos conhecer determinada cultura e para o processo de construção e preservação da identidade de um povo. Por isso, eles são objetos de estudos e alvos de políticas específicas que garantam a sua preservação. Esse investimento se faz necessário, especialmente, em um cenário de intensas trocas culturais e naquelas comunidades em que a tradição oral se constitui como principal ou única forma de perpetuação dos saberes.
O que constitui a cultura material e imaterial?
Os termos cultura material e imaterial apresentam a complexidade expressa no próprio conceito de cultura. Por isso, para entendê-los e melhor identificar quais são os elementos que os integram, é necessário fixar que cultura diz respeito a tudo o que foi produzido por determinado grupo de indivíduos que se organizam socialmente. Logo, conceito dá conta de aspectos estéticos, artísticos, arquitetônicos, religiosos, científicos, filosóficos, gastronômicos, linguísticos, musicais e intelectuais.
Com isso, fica claro que nem todas essas dimensões da cultura podem ser vivenciadas da mesma forma. O modo através do qual se conhece a dimensão religiosa e linguística de uma comunidade é diferente de como se conhece suas expressões arquitetônicas e artísticas, por exemplo. É nesse contexto que podemos identificar as diferenças existentes entre cultura material e imaterial.
Os elementos da cultura material se destacam por possuírem intensa dimensão física. Nesse contexto, podemos enumerar as artes plásticas, como pinturas, esculturas e peças de artesanato; os museus; teatros; monumentos; praças e outros. Os bens que constituem a cultura material podem ser divididos em dois grupos: móveis e imóveis. O primeiro diz respeito a tudo aquilo que pode ser transportado e organizado em acervos ou coleções. Os bens imóveis, por outro lado, são fixos. É o caso dos sítios arqueológicos e centros históricos.
A expressão cultura imaterial diz respeito não somente àquilo que não pode ser experienciado através da concretude do objeto, mas também aos elementos que só podem ser “consumidos” em um curto espaço de tempo, por possuírem duração espacial e temporal limitada. É o caso das festas populares, por exemplo, que acontecem em dias específicos e por tempo limitado. O conceito ainda engloba as danças, as músicas, as crenças populares, a língua e até mesmo a culinária.
Apesar de existirem distinções entre cultura material e imaterial, elas estão intimamente entrelaçadas. Isso se deve ao fato de que ambas as expressões da cultura são constituintes da identidade cultural de um único povo. Desse modo, elas possuem um referente em comum. E, ao falarmos de cultura indiana, cultura japonesa ou cultura brasileira, por exemplo, evocamos os elementos da cultura material e imaterial.
A relação entre os dois aspectos da cultura também pode ser observada através de elementos específicos. Um achado arqueológico, por exemplo, que possui materialidade, pode carregar consigo toda uma dimensão abstrata e subjetiva acerca da comunidade a que ele pertence. Ele pode informar costumes, tradições, histórias e crenças.
• Para você, o que é cultura?
• Cite elementos religiosos, valores, objetos, costumes que fazem parte da nossa cultura:
• Quais desses elementos você imagina que pertencem à cultura material e quais à cultura
imaterial?

Mais conteúdos dessa disciplina