Buscar

Desafio Modalidades de Testamentos

Prévia do material em texto

Desafio
Otávio deixou um testamento dispondo seu patrimônio da seguinte maneira:
50% para Carla, com quem era casado em regime de comunhão parcial de bens, 30% para Rodrigo e 10% para Madalena, seus filhos, e ainda 10% para a empresa Raio X, onde trabalhava.
Além desses herdeiros, ninguém mais foi mencionado nas disposições testamentárias de Otávio. Ocorre que, com a abertura da sucessão, Rodrigo declarou que não tem interesse na herança.
Sendo assim, Carla procurou você, advogado, para obter informações sobre o que seria do patrimônio então destinado a Rodrigo.
Considerando as disposições legais sobre o tema, como você orientaria Carla?
Sua resposta
Considerando as disposições legais sobre o testamento deixado: . Otávio poderia ter previsto em seu Testamento a possibilidade de que algum herdeiro não quisesse ou não pudesse receber sua parte direcionada no testamento, hipótese na qual ele poderia ter instituído um substituto, de acordo com o instituto da substituição testamentária. . Uma vez não tendo sido designado outro herdeiro, a quota destinada a Rodrigo ( agora vaga ) deverá ser repartida igualmente entre os herdeiros legítimos do falecido, ou seja, a esposa e os filhos, nos termos do artigo 1944 do Código Civil. Art. 1.944. Quando não se efetua o direito de acrescer, transmite-se aos herdeiros legítimos a quota vaga do nomeado. Parágrafo único. Não existindo o direito de acrescer entre os co-legatários, a quota do que faltar acresce ao herdeiro ou ao legatário incumbido de satisfazer esse legado, ou a todos os herdeiros, na proporção dos seus quinhões, se o legado se deduziu da herança. Doutrina • Tendo o testador nomeado vários herdeiros ou legatários, não sendo a disposição conjunta (arts. 1.941 e 1.942), não há direito de acrescer. Logo, se por alguma razão ficar vaga a quota do nomeado, transmite-se aos herdeiros legítimos. • Trata-se do caso em que a quota vaga do co-legatário — não existindo o direito de acrescer — era encargo imposto a um herdeiro ou legatário. Frustrando-se o legado, a respectiva quota acresce ao herdeiro ou legatário que estava onerado com o seu cumprimento. Porém, se o legado tivesse de ser deduzido do acervo hereditário, a quota do que faltou irá beneficiar a todos os herdeiros, na proporção dos seus quinh6es. • O parágrafo único copia o art. 1.715 do Código Civil de 1916, e tem correspondentes em vários Códigos estrangeiros: alemão, Art. 2.158; portugues , Art. 2.303; italiano, Art. 677. 
Arquivos anexados:
CÓDIGO CIVIL COMENTADO.pdf
709.75 KB
Enviado em: 29/04/2024 09:52
Padrão de resposta esperado
Otávio poderia ter previsto em seu testamento a possibilidade de que algum herdeiro não quisesse ou não pudesse receber seu quinhão, hipótese na qual ele poderia ter instituído um substituto, de acordo com o instituto da substituição testamentária.
Uma vez não tendo sido designado outro herdeiro, a quota destinada a Rodrigo (agora vaga) deverá ser repartida igualmente entre os herdeiros legítimos do falecido, ou seja, a esposa e os filhos, nos termos do artigo 1944 do Código Civil.​​​​​​​

Mais conteúdos dessa disciplina