Buscar

Prévia do material em texto

Construtivismo e reformas curriculares
1. 
Jonnaert (2006, p. 61-76), ao falar de competência, explica que ela (a competência), permite ao indivíduo realizar construções viáveis, e é dificilmente redutível a racionalidades pedagógicas que pretendem predizer resultados de ação. Logo, pode-se afirmar que a competência, segundo Jonnaert, é atribuída
Resposta incorreta.
A. 
apenas aos sujeitos na resolução de situações problemas.
Piaget define que a condição de resolver situações-problema não é apenas humana, mas de todo reino animal.
Resposta incorreta.
B. 
ao sujeito ao observar o objeto a distância.
Pelo contrário, o construtivismo fomenta a relação do indivíduo com o seu objeto de estudo.
Resposta incorreta.
C. 
apenas aos indivíduos esclarecidos.
A competência é uma condição natural de todos os homens, e não de uma classe determinada.
Resposta incorreta.
D. 
ao conceito estritamente funcionalista.
Apesar de o pensamento funcionalista valorizar as competências dos indivíduos na sociedade, Jonnaert amplia sua visão a outras linhas, tais como o darwinismo, o difusionismo e funcionalismo.
Você acertou!
E. 
à inteligência das situações.
Segundo Jonnaert (2006, p. 37), a competência é necessariamente situada, onde a inteligência das situações permite a atividade de uma pessoa no espaço problematizado das situações. A competência é indissociável tanto da pessoa que a desenvolve quanto de suas ações e, evidentemente, da situação que essa própria pessoa constrói mediante suas ações e suas experiências.
2. 
Alguns teóricos do século XX, que defenderam a filosofia educacional construtivista, mudaram sua defesa. Para eles, o construtivismo em educação pode ser qualificado como "solipsismo pedagógico", negando, assim, sua própria base ideológica. Nesse sentido, o "solipsismo pedagógico" significa a negação
Resposta incorreta.
A. 
do próprio pensar humano.
Pelo contrário, o solipsismo significa que o indivíduo está preso num exercício mental contínuo e independe da corrente filosófica pertencida.
Você não acertou!
B. 
do saber em construção.
O solipsismo é a capacidade do indivíduo em pensar e refletir sobre algo. Logo, ele pode levar ao conhecimento.
Resposta incorreta.
C. 
de qualquer outra teoria.
Ao contrário, num processo solipsista, o investigador pode introduzir mais elementos em suas reflexões.
Resposta correta.
D. 
da relação sujeito-objeto.
relação sujeito-objeto tange ao processo defendido pelos construtivistas como sendo necessário no processo de construção do conhecimento do indivíduo.
Resposta incorreta.
E. 
da relação professor-aluno.
Apesar da crítica ao construtivismo, a relação professor e aluno era entendida como uma relação necessária no processo de construção do conhecimento.
2 de 5 perguntas
3. 
A epistemologia tradicional ou institucional, ainda é a principal referência para muitas pessoas. Essa epistemologia, acaba sendo um dos maiores pontos de resistência ao construtivismo e, com isso, às reformas dos sistemas educacionais que fazem referência explícita a ele. Segundo a epistemologia tradicional, o conhecimento só pode ser o da realidade postulada independentemente dos observadores que a descrevem. Logo, segundo essa epistemologia tradicional, o conhecimento se dá por meio do(a):
Resposta incorreta.
A. 
pesquisa sistêmica e libertária.
A epistemologia tradicional defendia e ainda defende um sistema cuja a pesquisa seja centrada nos interesses de uma classe dominante, ou seja, a ciência desenvolvida deve atender às necessidades dessa classe, seja ela: o Estado, as empresas e as iniciativas particulares e privadas.
Você não acertou!
B. 
interação do pesquisador com o seu objeto de estudo.
A realidade é posta ao observador, ela existe sem sua interferência e conhecimento direto. Logo, o pesquisador deve apenas descrever a realidade sistematicamente sem a necessidade de sua experiência direta com ela.
Resposta correta.
C. 
forma padronizada nos sistemas aprendizagem das pessoas.
A epistemologia tradicional é, ainda, o sistema mais difundido na sociedade, pois limita o saber a um currículo que, ao longo dos anos, se repete continuamente entre os modelos conservadores.
Resposta incorreta.
D. 
especulação cognitiva do sujeito sobre o objeto.
O objeto trás contido em si os seus elementos elucidativos. Cabe ao investigador observar sistematicamente esses objetos, extrair e descrever a verdade que a compõe.
Resposta incorreta.
E. 
processo solipsista e coletivo do observador sobre o objeto.
Ao contrário, a epistemologia tradicional não defende uma prática coletiva do pesquisador.
4. 
Conforme o positivismo, cada cientista em sua determinada área de conhecimento poderá desenvolver seus estudos conforme suas competências específicas. Para tanto, cada qual deve, através do objeto, desenvolver e aplicar métodos próprios à disciplina, sem se preocupar com eventuais dificuldades de seus vizinhos pesquisadores, que trabalham em áreas do conhecimento diferentes. Cada disciplina, portanto, cada área do conhecimento é definida ali, segundo o positivismo, como "fração da realidade" que ela descreve e explica objetivamente através da investigação. É CORRETO afirmar que o sistema de produção do conhecimento fracionado da realidade significa:
Resposta incorreta.
A. 
Que a ciência é ilimitada em suas áreas de conhecimento, pois consegue observar os objetos em voga de forma sistemática e contínua: criando, recriando, aperfeiçoando modelos já existentes.
Na perspectiva positivista, a ciência é limitada e circunscrita em áreas específicas do saber.
Resposta correta.
B. 
Que cada cientista se especializa especificamente em uma determinada área do saber, podendo variar cientificamente da matemática à física social.
Segundo Comte, a realidade pode e deve ser observada por suas especificidades, ou seja, através de seis áreas contidas no modelo científico, variando da matemática à física social.
Você não acertou!
C. 
Que há uma limitação do observador sobre o objeto que se fixa numa área do conhecimento, negando assim, a importância das demais.
Ao contrário, o cientista compreende a importância das demais na construção do saber pleno na busca e entendimento da realidade.
Resposta incorreta.
D. 
A impossibilidade dos cientistas em estudar áreas diferentes e divergentes entre si.
Na verdade, os antigos gregos, como Aristóteles, desenvolveram estudos em diversas áreas do conhecimentos, totalmente divergentes, mas que, ao final, se complementavam.
Resposta incorreta.
E. 
Ser o melhor modelo educacional possível, uma vez que possibilita aos alunos despertar seus interesses e aptidões por áreas afins.
Há outros modelos de ensino centrados na construção integrada e correlacionado do saber, exemplo disso, é o próprio construtivismo, e a teoria de Freinet.
5. 
Segundo Piaget (1967), o conhecimento pode ser compreendido como convencional, ou seja, trata-se de um conhecimento que algumas pessoas construíram para si ao tomar conhecimento de algo. Contudo, ele ainda apresenta duas outras formas de conhecimento, sendo a primeira através da relação direta da pessoa com os próprios objetos, gerando assim sensações sobre o mesmo, e a outra, a qual tange às ações que o indivíduo realiza sobre esses mesmos objetos. Essas formas de conhecimento, apresentadas por Piaget, são:
Você acertou!
A. 
o conhecimento físico e o lógico-matemático.
O conhecimento físico é derivado diretamente dos próprios objetos, enquanto o conhecimento lógico-matemático é extraído das ações que a pessoa realiza sobre esses objetos.
Resposta incorreta.
B. 
o conhecimento tácito e o explícito.
Conhecimento tácito é o conhecimento próprio do indivíduo, enquanto o explicito é o conhecimento público, externado, registrado.
Resposta incorreta.
C. 
o conhecimento epistemológico e o empírico.
Conhecimento epistemológico é o próprio conhecimento científico, cuja prática exige observação, generalização etc. Quanto ao empírico, trata-se da necessidade experimental dos objetos na busca de resultados objetivos.
Resposta incorreta.
D. 
o conhecimentocientífico e o senso comum.
O conhecimento científico é todo conhecimento baseado na sistematização, na experimentação e na metodologia específica, enquanto que o conhecimento do senso comum é superficial, popular, reducionista e simplista.
Resposta incorreta.
E. 
o conhecimento quantitativo e o qualitativo.
Conhecimento qualitativo e quantitativo fazem parte das aplicações metodológicas da pesquisa. Há uma discussão atual sobre qual das aplicações é a mais eficaz, porém, alguns pesquisadores adotam as duas (quali-quanti) em suas pesquisas.
image1.wmf
 
Construtivismo e reformas curriculares
 
 
1.
 
 
Jonnaert (2006, p. 61
-
76), ao falar de competência, explica que ela (a competência), 
permite ao indivíduo realizar construções viáveis, e é dificilmente redutível a 
racionalidades pedagógicas que pretendem predizer resultados de ação. Logo, pode
-
se afirmar
 
que a competência, segundo Jonnaert, é atribuída
 
Resposta incorreta.
 
A.
 
 
apenas aos sujeitos na resolução de situações problemas.
 
Piaget define que a condição de resolver situações
-
pro
blema não é apenas humana, mas 
de todo reino animal.
 
 
Resposta incorreta.
 
B.
 
 
ao sujeito ao obs
ervar o objeto a distância.
 
Pelo contrário, o construtivismo fomenta a relação do indivíduo com o seu objeto de estudo.
 
 
Resp
osta incorreta.
 
C.
 
 
apenas aos indivíduos esclarecidos.
 
A competência é uma condição natural de todos os homens, e não de uma classe 
determinada.
 
 
Resposta incorreta.
 
D.
 
 
ao conceito estritamente funcionalista.
 
Apesar de o pensamento funcionalista valorizar as competências dos indivíduos na 
sociedade, Jonnaert amplia sua visão a outras linhas, tais c
omo o darwinismo, o 
difusionismo e funcionalismo.
 
 
Você acertou!
 
E.
 
 
à inteligência das situações.
 
 
Construtivismo e reformas curriculares 
 
1. 
Jonnaert (2006, p. 61-76), ao falar de competência, explica que ela (a competência), 
permite ao indivíduo realizar construções viáveis, e é dificilmente redutível a 
racionalidades pedagógicas que pretendem predizer resultados de ação. Logo, pode-
se afirmar que a competência, segundo Jonnaert, é atribuída 
Resposta incorreta. 
A. 
apenas aos sujeitos na resolução de situações problemas. 
Piaget define que a condição de resolver situações-problema não é apenas humana, mas 
de todo reino animal. 
 
Resposta incorreta. 
B. 
ao sujeito ao observar o objeto a distância. 
Pelo contrário, o construtivismo fomenta a relação do indivíduo com o seu objeto de estudo. 
 
Resposta incorreta. 
C. 
apenas aos indivíduos esclarecidos. 
A competência é uma condição natural de todos os homens, e não de uma classe 
determinada. 
 
Resposta incorreta. 
D. 
ao conceito estritamente funcionalista. 
Apesar de o pensamento funcionalista valorizar as competências dos indivíduos na 
sociedade, Jonnaert amplia sua visão a outras linhas, tais como o darwinismo, o 
difusionismo e funcionalismo. 
 
Você acertou! 
E. 
à inteligência das situações.