Buscar

discursiva questão 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DISCURSIVA
NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO FÍSICO
QUESTÃO 2
Dentre todas as possibilidades de aplicação da fitoterapia no âmbito esportivo, a primeira recomendação prática se concentra no sistema digestivo do atleta. Isso se deve à consideração de que maus hábitos alimentares, medicamentos, suplementos, estresse físico e/ou mental podem levar à acumulação de toxinas no organismo. Portanto, o principal objetivo dessa abordagem é a desintoxicação, na qual são utilizadas plantas conhecidas por sua capacidade de quelar metabólitos e/ou gorduras tóxicas, além de desempenhar um papel antioxidante e hepatoprotetor. Amplamente conhecidos pela população como chás ou temperos, a  salsaparrilha, o alecrim e a hortelã estão entre as espécies vegetais desintoxicantes.
Disserte sobre a Hortelã e seu uso na fitoterapia esportiva.
A fitoterapia é uma ciência que utiliza de espécies vegetais, comumente conhecida como plantas ou ervas medicinais, auxiliando na prevenção de tratamento de várias doenças.
 Na fitoterapia esportiva de todas as possibilidades de aplicabilidade na prática, a primeira escolha é direcionada ao processo digestório do esportista.
 Sendo assim, o objetivo de indicação do uso do fitoterápico é a desintoxicação, sendo usado para tal, plantas com ação quelante de toxinas metabólitos e/ou gorduras, e atuação antioxidante e hepatoprotetor.
 Como exemplo de espécies vegetais desintoxicantes podemos citar a hortelã, que estimula a secreção de ácido clorídrico, além de aumentar a contratilidade intestinal. Também é colagoga, ou seja, aumenta a secreção de bile e é antisséptica do trato digestivo. Estimula o apetite se consumida antes da refeição. E sua sensação refrescante, incentiva o consumo de líquidos, diminuindo assim, o risco de desidratação do atleta. Possui ação anestésica se utilizado em forma de óleos em traumas e/ou contusões aliviando as dores.

Mais conteúdos dessa disciplina