Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTERAÇÕES: ONDE ESTÁ A ARTE NA INFÂNCIA
O trabalho com a arte traz consigo a possibilidade de desenvolver a criatividade, pois é um trabalho que oferece liberdade, permitindo escolhas.
A arte possibilita a manipulação de materiais, explorando suas espessuras e características.
Ao trabalhar com a arte na infância é preciso contextualizar com a realidade de cada um, dando liberdade e aguçando a curiosidade de cada aluno dentro de suas possibilidades.
Para isso é preciso que o professor seja um mediador, criando situações que deixem a criança á vontade para que desenvolvam suas habilidades com suas imaginações infinitas.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI, 1998) volume 3, explica que:
“As atividades em artes plásticas que envolvem os mais diversos materiais,
indicam as crianças as possibilidades de transformação,
de reutilização e de construção de novos elementos,
formas, texturas etc.”
A manipulação da argila, por exemplo alivia as tensões e fadigas das crianças, o manusear o material ajuda no desenvolvimento da coordenação motora.
A arte na Educação Infantil não tem como objetivo fazer com que os alunos criem peças exuberantes e sim colocá-los dentro de um imenso campo de possibilidades de criações, sem tem certo ou errado, apenas que criem por prazer, sem estereotipar com o mundo adulto.
As experiências trabalhadas com a arte seja ela com argila, tesoura e papel, tinta, desperta emoções, curiosidades, criatividade criando pontes de partida para novos conhecimentos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?