Buscar

Replicação Viral e Célula Hospedeira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O ácido nucleico dos vírus possui somente uma pequena parte dos genes necessários para a síntese de novos vírus. Entre esses estão os genes que codificam componentes estruturais do virion, como as proteínas do capsídeo e, genes que codificam algumas das enzimas usadas no ciclo de vida viral. Estas enzimas são sintetizadas e funcionam somente quando o vírus está dentro da célula hospedeira. As enzimas virais estão quase que exclusivamente envolvidas na replicação e no processamento do ácido nucleico viral. As enzimas necessárias para a síntese proteica, os ribossomos, o tRNA e a energia são fornecidos pela célula hospedeira e são usados na síntese de proteínas e enzimas virais. Embora os menores virions não-envelopados não possuam nenhuma enzima, os virions maiores podem possuir uma ou algumas poucas enzimas que, usualmente, auxiliam na penetração do vírus na célula hospedeira ou na replicação do seu próprio ácido nucleico. Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: TORTORA, G.R.; FUNKE, B.R.; CASE, C.L. Microbiologia. 6° Edição, Artmed, 2003.
A
Para que um vírus multiplique, ele precisa da maquinaria metabólica da célula hospedeira, e esse processo se dá após a penetração do vírus na célula sem alterar o seu DNA e assim não apresenta risco à vida desta célula.
B
Para que um vírus multiplique, ele precisa do DNA da célula hospedeira, contudo ele não altera o metabolismo da célula, uma vez que todo vírus é capaz de se autorreplicar.
C
Para que um vírus multiplique, ele precisa replicar seu material genético fora da célula hospedeira e em seguida invadir a célula hospedeira para se multiplicar, sem a necessidade da maquinaria metabólica da célula hospedeira.
D
Para que um vírus se multiplique, ele precisa invadir a célula hospedeira e tomar conta da sua maquinaria metabólica, e assim, um único vírus pode originar até milhares de partículas virais iguais dentro de uma única célula hospedeira.

Mais conteúdos dessa disciplina