Buscar

TecnologiaEmMamografiaDensitoEUSG_MétodosAquisiçãoCuidados_10_edyelleOliveira

Prévia do material em texto

Métodos de Aquisição e Cuidados ao Paciente Osteoporótico
AULA nº 10
Profª EDYELLE OLIVEIRA
PROFESSOR AQUI
Cuidados ao Paciente Osteoporótico
É uma data para chamar atenção para o problema que, segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), atinge cerca de dez milhões de pessoas no Brasil.
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Conforme a (SBEM), além da idade avançada, outros fatores de risco são histórico familiar, dieta pobre em cálcio e vitamina D, fumo, álcool, vida sedentária e deficiência hormonal. A entidade destaca ainda que a osteoporose é um problema silencioso, assintomático, que ocorre quando há um enfraquecimento progressivo da massa óssea.
Segundo a SBEM, o principal objetivo da prevenção e do tratamento é evitar fraturas, que ocorrem mais comumente em locais como coluna, punho, braço e quadril. Nos idosos, a osteoporose pode levar a complicações sérias como dores crônicas, dificuldades para locomoção e diminuição da qualidade de vida.
Após os 40 anos, a massa óssea começa a diminuir devido a vários fatores como a mesopausa no caso das mulheres, mas também devido a doenças crônicas como anemia e distúrbios hormonais ou até devido a determinada medicação como esteróides e quimioterapia, o que levam ao aumento de risco de fraturas e doenças como a osteoporose
De acordo com a gerontóloga Raiane Rodrigues, as pessoas mais afetadas são principalmente as mulheres que estão na fase pós-menopausa. Três em cada quatro pacientes são do sexo feminino.
Índices de DMO
Z-Score
Compara a DMO do paciente com a DMO média da população de mesma idade, sexo e etnia.
T-Score
Compara a DMO do paciente com a DMO de da população jovem normal
Periodicidade
A densitometria óssea é feita a cada um ou dois anos, a depender do controle da osteopenia/osteoporose determinado pelo médico assistente. Intervalos mais curtos podem ocorrer em casos de rápida perda óssea, como em pessoas que utilizam medicamentos a base de corticoides.
O que significam os resultados 
O exame é feito para identificar qual a sua densidade óssea, se você tem osteopenia ou osteoporose e ajudar a avaliar seu risco de fratura. Você recebe os resultados como as fotos de um Raio-X, só que as imagens são um pouco menos nítidas, por conta da quantidade diminuída de radiação. É como se fosse uma radiografia em menor resolução. Os seus ossos são comparados com o de uma pessoa jovem e saudável e fornecem a distância da sua massa óssea da média normal.
A partir disso é calculado o T-score, um padrão de referência internacional desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde. É ele que mostra o quanto você está próximo ou distante desse ideal. O T-score inicia do número zero (que representa a média) e parte para uma escala de números negativos ou positivos - quanto mais negativo é o número, mais longe sua massa óssea está do ideal.
O resultado para crianças utiliza o Z-score e não o T-score. O Z-score compara a massa óssea da criança com a média para a mesma idade. O resultado não é de osteopenia ou osteoporose e sim dentro da média ou abaixo da média para a idade.
Valores de Referência
Para adultos, isto é, homens com 50 anos ou mais e mulheres a partir de 40 anos (período de transição menopausal) ou mulheres na menopausa. Sítios usados: coluna, fêmur ou antebraço:
Normalidade: T-Score de 0 a -1,0 DP (Desvio Padrão)
Osteopenia: T-Score de - 1,0 a -2,4 DP
Osteoporose: T-Score de -2,5 ou menos.
Valores de Referência
Para adultos jovens (Homens entre 20 e 49 anos e mulheres dos 20 aos 40 anos com ciclos menstruais normais) utilizamos o Z-score. Sítio usados: coluna, fêmur ou antebraço:
Z-Score igual ou inferior a -2,0 DP é considerado abaixo dos padrões para a idade. Acima disso, os valores são considerados dentro dos padrões para idade.
Valores de Referência
Para crianças (Homens e Mulheres dos 5 aos 19 anos). Sitios usados: coluna e corpo total.
Z-Score igual ou inferior a -2,0 DP é considerado abaixo dos padrões para a idade. Acima disso, os valores são considerados dentro dos padrões para a idade.
Aquisição da Imagem 
Sítio do Exame:
Coluna Lombar
Fêmur
Antebraço
Corpo total - para composição corporal
Para todos os pacientes
PROFESSOR AQUI
image2.jpg
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image7.png
image8.png
image9.png
image10.jpg
image11.jpg
image12.jpg
image13.jpg
image1.jpg

Mais conteúdos dessa disciplina