Buscar

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA
PRÁTICA DE ENSINO: REFLEXÕES
ATIVIDADE:
Formação de professor da Educação Básica: um panorama das questões fundamentais: 50h carga horária
JULIO CÉSAR FELOMENO CARDOSO
RA 1815593
PONTES E LACERDA
2020
Analisando o contexto da palestra conseguimos ver vários pontos interessantes e dentro do cenário atual, vivenciado pela educação básica no ensino público, alguns que trazem preocupação tanto para a formação dos alunos como dos professores.
Um dos fatores que se destaca é a quantidade de formação de professores em instituições públicas e privadas, visto que a porcentagem é gritante entre as mesmas, conforme a professora cita 80% dos professores tem sua graduação em ensino privado, e somente uma pequena fatia de 20% concluem sua graduação na rede pública de ensino. E esse número é ainda maior se comparado o curso de Pedagogia, em específico, o valor é tão grande que chama atenção, pois 86% dos formandos são oriundos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EAD). Se paramos para analisar que é essa a formação base de todos os professores para se preparar e se engrenar na carreira docente, encarando crianças que precisam de sua prática docente para aprender. Diante disso, ainda temos o questionamento sobre a forma de como esse professor, recém formado, iniciará a sua jornada estando literalmente “crú” para exercer sua docência. Um dos pontos citados pela professora Bernadete que chama a atenção é sobre o estágio que é executado, que atualmente deixa a desejar no sentido de experiência em sala, a prática docente que, de fato, virá somente quando o mesmo estiver no dia a dia dentro da sala de aula. Pois o estágio sem a supervisão presencial de um professor ou com apenas relatórios que “muitas vezes nem são lidos” ou “são engavetados”, e que não servem de nada para a formação e experiência dentro de sala de aula. Percebo assim que a precariedade de um estágio no qual o acadêmico tenha realmente a experiência de um professor, traçando planejamentos, participando do currículo escolar, e estando presente na escola, juntamente com o professor do estágio supervisionado, faz com que seja lançado no mercado de trabalho graduandos com “medo”, se sentindo despreparados para exercer a função de docência.
A falta de preparação e falta de didática de professores formadores ocasiona, muitas vezes, a evasão dos cursos. Professores que possuem conhecimento, porém não consegue transmitir seu conhecimento para os acadêmicos. O mesmo se vê dentro das escolas. Daí a importância da formação continuada, no entanto sendo programada de forma a somar com o currículo de formação. O que deve ser, inclusive, cobrado pela comunidade escolar como um todo, pois o benefício é refletido nos alunos, tanto de anos iniciais quanto de ensino médio. Pois devido a formação que o aluno recebe podemos ver os resultados, hoje, da avaliação do ensino no Brasil.
Um outro dado interessante é que a professora Bernadete cita que 18% dos adolescentes não concluem o ensino fundamental, e destes em média 50% não vão para o ensino médio. E os dados vão além, 51% dos que se matriculam no ensino médio não o concluem. Números estes que surpreendem no século XXI, causa grande preocupação com o futuro das crianças e adolescentes daqui a alguns anos.
Por fim, notamos que a qualidade de ensino na educação Básica se inicia na formação do professor na instituição de ensino, desde a didática curricular utilizada até a execução dos estágios. O professor, muitas vezes inicia na rede de ensino sem ao menos conseguir executar seus planejamentos de aulas e sem ter obtido didática suficiente para trabalhar com seus alunos. O que acarreta em muitas pessoas com graduação em licenciaturas, porém grande parte não exercendo a função de professor. Com isso então percebemos que as universidades estão formando licenciados e não educadores. Os dados de ensino variam conforme a região, mas é notório a preocupação com a formação que estes profissionais estão recebendo, pois reflete diretamente no exercício da sua profissão, acarretando assim na formação das nossas crianças no ensino básico escolar.
Referência: https://www.youtube.com/watch?v=NnZXyDT4PDM&t=1s

Mais conteúdos dessa disciplina