Buscar

Importância da Higiene Individual

Prévia do material em texto

Centro de Qualificação de Enfermagem 
Data: 14/07/2020
Prof.ª: Taiara Magalhães
Turma: Semana
Aluno: Alailton Rodrigues
HIGIENE INDIVIDUAL
A Higiene Individual é todo o cuidado com o corpo. Não se refere apenas ao banho ou escovar os dentes pra manter o bom hálito, envolve hábitos e comportamentos individuais visando a promoção da saúde, tais como lavagem das mãos, cuidados com dentes e cabelos, manipulação adequada de alimentos, limpeza dos ambientes, etc.... 
Os hábitos higiênicos são ensinados hoje em sua grande maioria logo na infância, por nossos pais ou cuidadores e na vida adulta por profissionais da saúde. Esses hábitos que para a maioria de nós são normais, já foram no passado algo totalmente desconhecidos ou combatidos e não praticados pelas pessoas, fato esse que contribuiu para o aparecimento de diversas doenças e até grandes surtos endêmicos, tal como a Febre Tifoide que ocorreu na Europa Central em 1805. Mas, até se tornar um hábito, a higiene pessoal percorreu um longo caminho, superando antigos hábitos e crenças que impediam que fosse disseminada.
Durante a Idade Média, a maioria se casava no mês de junho (início do verão, para eles), porque, como tomavam o primeiro banho do ano em maio, em junho o cheiro ainda estava mais ou menos suportável. Entretanto, como já começavam a exalar alguns "odores", as noivas tinham o costume de carregar buquês de flores junto ao corpo, para disfarçar. Daí termos em maio o "mês das noivas" e a origem do buquê explicadas.
 Os banhos eram tomados numa única tina (semelhante a um barril, cortado ao meio) grande e cheia de água quente. O chefe da família tinha o privilégio do primeiro banho na água limpa. Depois, sem trocar a água, vinham os outros homens da casa, por ordem de idade, as mulheres, também por idade e, por fim, as crianças. Os bebês eram os últimos a tomar banho. 
A partir do século passado que a importância dos hábitos de higiene foi sendo divulgada por cientistas do mundo inteiro e se fortaleceram por causa das grandes empresas de cosméticos que se formavam. A higiene individual foi facilitada pelo avanço tecnológico e a inserção de banheiros dentro das residências, pois antigamente os excrementos eram recolhidos em vasilhas ou pequenos poços e depois jogados ao ar livre e a preocupação em lavar as mãos não existia. Atualmente o cenário é diferente em algumas cidades, mas em muitas delas a falta de coleta de lixo e o descarte correto, a falta do tratamento de esgoto e da água ainda é um dos grandes problemas de saúde pública, causando diversas doenças como: Disenteria por E. Coli, Verminoses, Arboviroses e Disenteria bacteriana, entre outros. 
Atividades como lavar as mãos corriqueiramente salvam vidas, principalmente no contexto de pandemia em que estamos vivendo atualmente.
Para ter uma boa higiene é necessário seguir algumas regras básicas:
Sempre lave as mãos
As mãos são os principais pontos de contato com os objetos externos e por isso podem conter inúmeras bactérias e vírus que estavam nos locais que teve contato. Assim, é importante que lave as mãos ao chegar em casa da rua, se estiver doente ou perto de uma pessoa doente, após usar o banheiro, quando tocar em dinheiro, etc. Para fazer a completa higienização das mãos, faça muita espuma, passando uma mão na outra e lave bem embaixo das unhas e entre os dedos. Depois enxague. Em ambientes que não tem disponível agua e sabão pode ser utilizado o álcool em gel 70º INPM que também é eficaz na assepsia das mãos.
Sempre estar lavando as mãos é um fator determinante na prevenção de diversas doenças, já que muitas infecções são transmitidas ao levar a mão na boca ou nos olhos como por exemplo a Covid-19.
Banho diário
A pele humana possui milhões de glândulas que produzem suor e substâncias parecidas com sebo. Sem a devida limpeza da pele, surge um acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam a sujeiras exteriores. A falta do banho pode gerar assaduras, mau cheiro, micoses, corrimentos vaginais, sarna, piolho e infecções urinárias. É importante que a pessoa tome banho diariamente e lave corretamente cada parte do corpo. E lavar os cabelos no mínimo três ou quatro vezes por semana em água corrente. 
 Higienize a boca adequadamente
A boca é um parte do corpo que precisa de cuidados. Após as refeições, escove os dentes de forma adequada: na frente, atrás e em cima dos dentes. Use fio dental para fazer a limpeza entre os dentes e eliminar possíveis resíduos que se alojaram. A saúde bucal é importante também para a estética das pessoas e para o convívio social, devido ao hálito. A ausência desses cuidados provoca mau hálito (halitose), cáries, tártaro, placas, problemas nas gengivas, sensibilidade, reumatismo infeccioso e gengivite. É sempre bom fazer uma visita ao dentista pelo menos duas vezes no ano. 
Mantenha as Unhas Limpas
As unhas devem estar sempre limpas. A sujeira fica armazenada na parte de baixo da unha, sendo assim quando a pessoa coloca a mão na boca é infectada com as bactérias ali localizadas. A falta de cuidado com as unhas pode gerar verminoses e doenças intestinais.

Mais conteúdos dessa disciplina