Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Transformação de unidades
TEMPO DADO EM HORAS
Veja o exemplo:
Prescrito Ringer com Lactato 500 ml de 8 em 8 horas. Quantas gotas irão infundir por minuto? 
TEMPO DADO EM HORAS
Veja o exemplo:
Prescrito Solução de manitol 20% 500 ml endovenoso em 4 horas. Quantas microgotas irão infundir por minuto?
TEMPO DADO EM MINUTOS
Veja o exemplo:
Furosemida 80 mg EV em 200 ml de Soro Fisiológico 0,9% para infundir em 40 minutos. Quantas gotas irão infundir por minuto?
 
TEMPO DADO EM MINUTOS
Veja o exemplo:
Meropenem 1 g EV em 100 ml de Soro Fisiológico 0,9% para infundir em 50 minutos. Quantas microgotas irão infundir por minuto?
 
Regra de três simples
Regra de três simples permite encontrar um quarto valor que não conhecemos em um problema, dos quais conhecemos apenas três deles.
Veja alguns exemplos:
1. Prescrito Decadron 6 mg intramuscular.
Disponível Decadron 4mg/ml em frasco de 2,5ml. Quanto administrar?
2. Prescrito Dipirona 250 mg endovenosa.
Disponível ampola de Dipirona 500 mg/2 ml. Quanto administrar?
 
Farmacologia
É a ciência que estuda a natureza e as propriedades dos fármacos e principalmente a ação dos medicamentos.
Farmacoterapia
Uso de medicação com o objetivo de tratar, prevenir, diagnosticar e controlar os sinais e sintomas de diversas patologias.
Formas de apresentação dos medicamentos
· Cápsula: possui um invólucro de gelatina com o medicamento na parte interna em forma sólida, semissólida ou líquida. Facilita a deglutição e a absorção na cavidade gástrica;
· Comprimido: possui um formato próprio, com sua forma redonda ou ovalada, alguns possuem uma marca que facilita sua divisão;
· Drágea: possui um revestimento de solução de queratina, feita de açúcar e corante, contém uma liberação entérica melhor, além de evitar sabor e odor do medicamento;
· Elixir: sua composição, além do soluto, contém 20% de açúcar e 20% de álcool;
· Emulsão: é composta de óleo e água.
· Gel: sua forma é semissólida, a pele absorve pouca quantidade;
· Loção: podem ser encontradas em forma de líquido ou semi-líquido, com princípio ativo ou não.
· Creme: sua forma é semissólida, com uma textura mais macia e aquosa, com boa absorção pela pele;
· Pomada: sua apresentação é semissólida, com uma textura macia e oleosa, possui pouca absorção na pele;
· Pó: necessita de diluição e dosagem exata;
· Suspensão: possui uma substância sólida e uma líquida, aonde a parte sólida se encontra suspensa no líquido;
· Xarope: uma solução que contém um soluto, um solvente e 2/3 de açúcar.
Ação dos medicamentos
Os medicamentos possuem diversas formas de ação no nosso organismo, como por exemplo, a ação química, que pode ser profilática, curativa, paliativa e diagnóstica, como pode ter também uma ação local ou sistêmica.
Vias de Administração de Medicamentos
Você sabe quais são as vias de administração de medicamentos?
Nesse tópico, você irá conhecer as vias de administração dos medicamentos, sua apresentação, materiais e volumes indicados para cada caso.
Principais vias de administração:
Via oral
Os medicamentos de via oral são fáceis de administrar, não necessitando de técnica estéril para a sua manipulação.
Apresentação: cápsulas, comprimidos, drágeas e líquidos.
Sua absorção é realizada principalmente pelo estômago e intestino.
Contra-indicação: Pacientes que apresentam algum tipo de dificuldade para deglutir não devem receber medicação por essa via, pois correm o risco de aspiração.
Via sublingual
É uma via de administração eficiente, pois encontramos bastante vascularização em sua mucosa, por isso sua ação é mais rápida que a via oral, ela está ligada a capilares sanguíneos em sua região.
Apresentação: comprimidos.
Via inalatória
Essa via compreende da mucosa nasal até os pulmões.
Apresentação: nebulização e pó inalatório.
Via nasal
Medicamentos aplicados na cavidade nasal.
Apresentação: gotas e sprays.
Via oftálmica
Soluções aplicadas nos olhos. Possui a finalidade de tratar infecções, proteger a córnea e anestesiar.
Apresentação: colírios e pomadas.
Via otológica
Aplicação de medicamentos no canal auditivo, possui fins terapêuticos.
Apresentação: gotas.
Via geniturinária
É a administração de medicação por via vaginal, possui efeito local.
Apresentação: pomada e gel.
Via retal
Administração de medicação na mucosa retal. É mais utilizada para proteção contra agentes irritantes, tratar algumas infecções, na realização de enema e fins diagnósticos.
Apresentação: suspensão e pomada.
Vias injetáveis
São as vias que possuem a absorção mais rápida, como por exemplo:
Via intradérmica
A administração por essa via é restrita, indicada pra fins diagnósticos na maioria dos casos, como por exemplo, testes de alergias e reação para tuberculose.
Sua ação é mais local do que sistêmica.
Volume indicado: 0,1 até 0,5 ml de solução.
Material indicado: seringa de 1 ou 3 ml e agulha 13×4.
Via subcutânea
A via subcutânea absorve lentamente através do tecido subcutâneo, causando um efeito prolongado.
Pacientes que possuem alguma doença vascular oclusiva ou má perfusão tecidual, devem ter maior cuidado em relação a administração de medicação por essa via, pois a sua circulação periférica encontra-se prejudicada, o que causa atraso na absorção da medicação.
É a via mais utilizada em tratamentos de longa duração, como por exemplo: a diabetes.
Também é comum ser usada em pós-operatórios, na profilaxia de ocorrências vasculares obstrutivas.
Volume indicado: 0,1 até 2,0 ml de solução.
Material indicado: seringa de 1 ou 3 ml e agulha 13×4.
Via intramuscular
A administração de medicamentos por via intramuscular facilita a absorção da medicação direto no músculo, com diversos graus de profundidade.
Essa via é usada para administrar soluções aquosas e oleosas, possuindo uma absorção de longo prazo.
Precisamos ter cuidado em relação a quantidade injetada em cada músculo, pois cada um suporta um volume específico de solução, como por exemplo:
Volume indicado:
· Deltoide: até 2 ml de solução;
· Região glútea: até 5 ml de solução;
· Vasto lateral da coxa: até 5 ml de solução.
IMPORTANTE: é preciso atenção em relação à quantidade de massa muscular de cada paciente, porque isso também interfere no volume que será utilizado.
Quanto menor a dose aplicada, menor são os riscos de possíveis complicações.
O local mais indicado como 1° via de escolha é o vasto lateral, depois o glúteo e por último o deltoide, com exceção das vacinas, elas são aplicadas na maioria dos casos no músculo do deltoide.
Material indicado: seringas de 3, 5 e 10 ml, com agulha de calibre 30×8.
Via intravenosa
Essa via permite que o medicamento entre direto na corrente sanguínea através de uma veia.
Sua infusão pode variar em dose única até uma dose contínua, dependendo da necessidade do paciente.
Diluições indicadas: 10 a 20 ml de água destilada.
Se a medicação necessitar de alta concentração de diluente, são indicados os frascos de solução salina, como por exemplo:
· Soro fisiológico 0,9 %;
· Soro glicosado 5 %.
Porém, todas as decisões serão definidas junto ao médico responsável pelo paciente e com registro em prescrição.
ATENÇÃO: Pacientes com restrição hídrica podem ter o volume reduzido de acordo com o seu caso.
Material indicado: podemos utilizar todas as graduações de seringas na administração.
As mais usadas são de 10 e 20 ml, e a agulha sugerida é de 30×7 e 27×7.
 
Imprudência, negligência e imperícia na Enfermagem
Veja a seguir os conceitos de imprudência, negligência e imperícia:
· Imprudência: ação realizada de forma precipitada, sem o devido cuidado. Sabe o que deve ser feito, porém não o faz.
Exemplo: o profissional da enfermagem conhece a técnica de higiene das mãos, porém não realiza todas as etapas, causando contaminação durante a assistência.
· Negligência: deixar de fazer o que deveria ser feito. Omissão voluntária.
Exemplo: o profissional da enfermagem deve realizar a leitura detalhada da prescrição médica, seguindo a primeira meta internacional de segurança do paciente: “identificação correta”, porém não o faz, causando erro na administração dos medicamentoscom danos irreversíveis à saúde do paciente.
· Imperícia: realização de procedimento técnico sem ter aptidão. Executar uma tarefa na qual não possui qualificação técnica.
Exemplo 1: um técnico de enfermagem que realiza a passagem de sonda vesical de demora no paciente, sem possuir habilidades técnicas e qualificação pra isso. (função do enfermeiro).
Exemplo 2: um enfermeiro que realiza a passagem de cateter venoso central no paciente, sem possuir conhecimento técnico pra isso. (função do médico).
5 momentos de higiene das mãos
· Antes do contato com o paciente
· Antes de realizar procedimento asséptico
· Após risco de exposição a fluidos corporais
· Após contato com o paciente
· Após contato com áreas próximas ao paciente
Devemos criar o hábito de realizar os 5 momentos da higiene de mãos, pois é de extrema importância esse ato.
Além de ser uma proteção a nós como profissionais da saúde, estamos contribuindo com a saúde dos nossos pacientes.
As fórmulas são divididas em quatro, sendo:
· Duas para calcular o tempo em horas
· Duas para calcular o tempo em minutos
Veja agora cada uma delas com exemplos resolvidos.
TEMPO EM HORAS
As fórmulas para calcular o tempo dado em horas são usadas para descobrir quantas gotas e microgotas irão infundir por minuto.
Em primeiro lugar, para que você entenda e saiba como interpretar o problema a ser resolvido e saber qual é a fórmula que será usada, basta você prestar atenção no que o problema pede, ou seja, a própria questão já estará dando essa resposta.
O problema estará dizendo o tempo que o medicamento terá que infundir, sendo assim, você só precisará substituir esse dado nas fórmulas de gotas e microgotas com o tempo dado em horas, ok?
Conheça agora as duas fórmulas usadas para calcular o tempo dado em horas:
· Fórmula de gotas para infusão em horas.
 
· Fórmula de microgotas para infusão em horas.
Agora vamos fazer um exercício para você colocar em prática, que depois disso você saberá resolver qualquer cálculo com fórmulas com o tempo dado em horas.
Por exemplo…
2 – Prescrito Solução de Manitol 20% 500 ml em 4 horas. Quantas microgotas irão infundir por minuto?
 
 Agora que você já aprendeu como calcular gotas e microgotas com o tempo em horas, vamos aprender a realizar cálculos de medicamentos utilizando as fórmulas com o tempo dado em minutos para descobrir quantas gotas e microgotas irão infundir.
TEMPO EM MINUTOS
Para que você entenda e saiba como interpretar o problema a ser resolvido e saber qual é a fórmula que será usada, basta você prestar atenção no que o problema pede, ou seja, a própria questão já estará dando essa resposta.
Em primeiro lugar, o problema estará dizendo o tempo que o medicamento terá que infundir, sendo assim, você só precisará substituir esse dado nas fórmulas de gotas e microgotas com o tempo dado em minutos, ok?
Nutrição Enteral
É a administração de nutrientes por via enteral.
Quando o paciente não consegue se alimentar por via oral (boca), a ingestão dos alimentos são feitas através de sondas.
Sonda Nasoenteral (SNE): podendo ser na posição gástrica, duodenal ou jejunal.
Nutrição Parenteral
É indicada quando o paciente não tem condições de se alimentar por via enteral, sendo assim, é recomendada a administração da dieta parenteral.
A nutrição parenteral possui todos os nutrientes necessários para suprir a demanda metabólica do paciente por via endovenosa (central ou periférica).
image6.png
image7.png
image8.png
image9.png
image10.png
image11.png
image12.png
image13.jpeg
image14.png
image15.png
image16.jpeg
image17.jpeg
image18.jpeg
image19.png
image20.png
image21.png
image22.png
image23.png
image24.png
image25.png
image26.png
image27.jpeg
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png

Mais conteúdos dessa disciplina