Logo Passei Direto
Buscar

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA CURRICULAR - DIA 14_06_2024 À 16_06_2024 - VALOR 6,0 PONTOS - 1 OPORTUNIDADE_ Revisão da tentativa

User badge image
diogo mello

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A palavra hebraica (herem), termo utilizado para “guerra santa” ou “guerra de Iavé”, é elaborado no período de preparação para a conquista da Terra de Canaã, conforme apresentado em Deuteronômio 7.1-6,25,26. O Senhor prometeu para os patriarcas que, um dia, seus descendentes ocupariam a terra em que o primeiro a se estabelecer foi Abraão, terra, depois, habitada por várias nações cananeias e também outras como os hititas e os amorreus (Gn, 15.19-21).
A partir do conceito de “guerra santa”, avalie as afirmativas considerando V para verdadeiro e F para falso.
( ) Embora a guerra santa, seja um tema frequente na Bíblia, este tema não deixa de ser desconcertante devido a crueldade dos fatos;
( ) O tema da guerra santa é polêmico, pois já existiam nações construídas e estabelecidas no território conquistado por Josué;
( ) A guerra santa é objeto de estudo da teologia bíblica, que procura compreender melhor os motivos teológicos para as ações militares no Antigo Testamento;
( ) O território de Canaã, já havia sido abençoado por Deus, antes mesmo da invasão de Josué e seu exército.
( ) A conquista de Canaã, foi uma grande desobediência à ordem de Deus pelos israelitas.
a. F-V-V-V-F.
b. V-F-V-F-V.
c. F-F-V-V-V.
d. V-V-V-V-F.
e. V-V-V-F-F.

Ao produzir sua narrativa, o escritor de Ester (possivelmente Esdras) utilizou com entusiasmo a ironia, a sátira e motivos recorrentes. A mistura resultante constitui uma joia entre as narrativas curtas. Ester foi tradicionalmente lido como uma simples narrativa histórica, concepção que se reflete na posição de Ester entre os livros históricos na LXX e nas Bíblias cristãs.
A respeito das características especiais do livro de Ester, avalie as afirmativas, considerando V para verdadeiro e F para falso.
( ) Em certo aspecto, o livro é considerado secular, pelo seu caráter antropocêntrico e pouca referência sobre Deus e a religião judaica;
( ) O livro possui orientação para questões práticas daqui e agora em vez de recitações do passado ou expectativa escatológica;
( ) Falta de uma preocupação específica com os temas marcadamente nacionais, como a terra e as particularidades da lei judaica;
( ) Os rabinos em Jâmnia (c. 100 d.C.) discutiram a posição canônica do livro, porém mais como um esforço para justificar o status quo no qual o livro foi recebido do que para decidir a questão da canonicidade;
( ) Lutero se tornou um diferencial diante da polêmica canonização do livro, além de aceitá-lo imediatamente, propôs uma posição de destaque em relação aos livros históricos.
a. V-V-V-V-F.
b. F-V-V-V-F.
c. V-V-V-F-F.
d. F-F-V-F-V.
e. V-V-V-F-V.

As sociedades agrícolas, passaram e ter locais fixos para a estadia. Estas agremiações de clãs, passaram a adotar e criar suas divindades para culto e veneração. Na época de Abrão A Bíblia, 2008 (GÊNESIS, 12-14) é possível verificar a presença de grupos associados, para a manutenção econômica e proteção militar. A comunidade inteira se consagrava ao deus do ritual, e logo esse culto ou ritual praticamente se assenhoreava da comunidade. Adoravam-se deuses e deusas agrícolas. Seus rituais seguiam o ciclo agrícola anual. À medida que cresciam as pequeninas cidades-estados, cresciam também a riqueza e o poder de seus cultos. Cada templo ampliava seu controle, até que todos os cidadãos locais trabalhavam para o templo. Encontramos prova deste tipo de cidade-templo na Suméria (Sinear, na Bíblia), no Egito e no Elão. Jericó. Uma das mais antigas provas de vida no mundo antigo vem da cidade de Jericó. Aqui os arqueólogos desenterraram uma casa do primitivo Período Neolítico, anterior a 4.000 a.C.
O excerto acima, diz respeito a qual período? Identifique a afirmativa correta:
a. Estados Multinacionais.
b. Era de Amarna.
c. Estabelecimentos de Impérios.
d. Revolução Neolítica.
e. Estados Religiosos Arcaicos.

A abrangência do período de cobertura dos livros de 1 e 2 Samuel é dos acontecimentos relatados nos dois livros cobrem o período do nascimento de Samuel até o fim do reinado de Davi. Supondo que Samuel tivesse 30 anos aproximadamente quando começou a sua liderança em 1070 (cinco anos após a morte de Eli), ele deve ter nascido em 1100 a.C., aproximadamente. Visto que os Livros de Samuel que o reinado de Davi se estendeu de 1010 a 970 a.C., o período de tempo para os livros de Samuel e de cerca de 130 anos.
Com base no material de estudos, avalie as afirmativas, considerando V para verdadeiro e F para falso.
( ) O livro de 1 Samuel, apresenta todo o reinado de Davi, e sua crise familiar com Absalão;
( ) O livro de 1 Samuel, apresenta a transição da teocracia dos Juízes, para a monarquia;
( ) O livro de 2 Samuel, apresenta parte dos sucessos militares de Davi e expansão territorial de Israel;
( ) O livro de 2 Samuel, apresenta o pecado de adultério de Davi, como uma virada de chave na monarquia davídica, depois deste acontecimento, o reinado mergulha em crises;
( ) Os livros de 1 e 2 Samuel, mostram a força do profetismo em Israel, onde Isaías e Jeremias são os mais contundentes ao denunciar os erros da monarquia.
a. F-F-V-V-F.
b. F-V-V-V-F.
c. V-F-F-V-F.
d. F-F-V-F-V.
e. V-V-V-V-F.

A era da supremacia Grega (450-325 a.C.) é marcada pelas vitórias de Alexandre o Grande, que conquista todo o mundo conhecido, conquistando não só as terras, mas também a cultura dos povos vencidos. Após a morte repentina de Alexandre em 323 a. C, seus generais dividiram entre si as terras conquistadas e estabeleceram reinos helenísticos, dando início a um período conhecido como Idade Helenística. Os reis desse período trataram os judeus com rudeza. Os judeus que se haviam espalhado pelo mundo (um grupo chamado Diáspora) tornaram-se uma mistura de raças e culturas sob os reinos helenísticos. Negligenciaram suas práticas religiosas tradicionais e adquiriram um estilo de vida secular, o qual devia marcar a última antiga potência, Roma.
Com base no texto mencionado acima, identifique a afirmativa correta em relação aos acontecimentos bíblicos do mesmo período:
a. É neste período que Esdras e Neemias voltam para a cidade de Jerusalém, para estabeleceram a reconstrução política e civil da Israel.
b. Este é o período de transição da tradição da Lei, para a tradição grega, onde os costumes em Israel são profundamente modificados, está transformação é registrada nos livros de Daniel e Zacarias.
c. Na Bíblia Protestante, não temos livros canônicos que façam a cobertura deste período histórico, somente a Bíblia Católica, com os livros denominados deuterocanônicos.
d. Na Bíblia Protestante, temos os livros de I e II Macabeus que cobrem os acontecimentos históricos deste período, marcado pela paganização do santuário em Jerusalém e as guerras de libertação organizadas pelos irmãos macabeus.
e. Este período, tanto nas bíblias católicas como nas protestantes, é identificado como o período do silêncio de Deus. Em ambas as bíblias, tradicionalmente, tem uma página em branco.

O redator da novela deu-lhe um profundo sentido religioso, vinculando-a à fé na providência misericordiosa de Javé, que é aquele que dirige o destino de todos. Que Rute tenha ido ao campo certo, é porque foi guiada por Javé; que o plano de Noemi tenha sido bem-sucedido, é por efeito da graça de Javé, que o casamento de Booz tenha sido abençoado com um filho, é uma dádiva de Javé. Aquilo que Booz diz a Rute no seu primeiro encontro, toca no conteúdo religioso do livro.
Com base no texto acima, o conteúdo teológico do livro de Rute é:
a. Que a prática de resgate deveria ser perpetuada em Israel.
b. Que a colheita sempre será produtiva para que trabalha.
c. Abertura para o relacionamento entre os Israelitas e outros Povos.
d. Devemos cuidar das viúvas e necessitados.
e. A beleza de Rute foi fundamental para que ela encontrasse um noivo.

Segundo Stanley (1996), o livro apresenta dois objetivos, primeiramente histórico, para encorajar os judeus dispersos por todo o império com a história do contínuo interesse e presença do Senhor, mesmo que ele não fosse visto e os judeus estivessem longe do templo de Deus em Jerusalém. Apesar de o nome do Senhor não ser mencionado, sua divina direção faz-se presente em todo o livro, o segundo religioso de dar uma explicação autêntica da origem da festa judaica do Purim, uma festa especialmente importante aos judeus da dispersão.
A respeito do conteúdo do livro de Ester, avalie as afirmativas, considerando V para verdadeiro e F para falso.
( ) O livro é considerado uma obra prima, Deus está contido e implícito ao longo da narrativa;
( ) As ações de Deus na narrativa podem estar ocultas e, certamente, não são evidentes para todos;
( ) O livro foi rejeitado pelo cânon da Bíblia Hebraica, pois não aparece o nome de Deus no decorrer da narrativa;
( ) Embora não apareça o nome de Deus na narrativa, do livro surge uma festa de cunho religioso, a festa de Purim;
( ) O livro fortalece a ideia sacerdotal que Deus não estava na Pérsia e sim em Jerusalém, por este motivo o nome de Deus não é mencionado.
a. F-F-V-F-V.
b. V-V-F-F-F.
c. F-V-F-V-F.
d. V-F-F-V-F.
e. V-V-F-V-F.

Eu sou como soberano sobre os sucessivos reis da Pérsia. A graça soberana de Eu Sou dá início à restauração, fazendo com que seu povo eleito alcance o favor do rei persa — ele toca o coração de Ciro, para que este proclame o édito que revoga a política imperial (Ed 1.1). Em outras palavras, Israel e seu Deus, Eu Sou, sobrevivem à Babilônia e ao deus dos babilônios, Marduque.
O texto acima, diz respeito a qual tema teológico do pós-exílio:
a. Judá é superior a Israel e demais nações.
b. Deus, vitorioso nas adversidades.
c. Deus governa soberanamente apenas os judeus.
d. A perseverança dos escolhidos.
e. Marduque está em igualdade com Javé.

O verdadeiro povo de Deus é formado por aqueles que retornaram para sua terra. Por isso, lembrar os fatos desde o êxodo do Egito é muito importante. Israel funda sua “teologia memorial” que firma sua aliança com Deus, que depois será reinterpretada por Jesus na Páscoa, iniciando a nova aliança. Por último, pode-se concordar com o pensamento de Steins (2003, p. 232): “Ao lado do templo como centro visível do “novo” Israel, os escritos canônicos, especialmente a Torá, adquirem crescente importância como instrumentos para construir identidade e integrar socialmente”.
Avalie as afirmativas que sintetize corretamente o excerto acima:
a. A Torá produz um sentimento de unidade na nação, mas a Torá está condicionada ao templo, que lhe dá legitimidade.
b. A teologia memorial, está fundamentada na construção do templo, enquanto a teologia sacerdotal, na exposição das escrituras.
c. O templo é responsável por resgatar a identidade nacional, não importa em qual parte do mundo o judeu esteja, o templo lhe faz lembrar das suas origens.
d. O templo se torna patrimônio material, enquanto a Escritura passa ser um patrimônio imaterial, promotora da unidade nacional além daquilo que é meramente físico.
e. A tradição da páscoa é antes de tudo uma teologia material, pois sem o Templo, não existe a realização das festas judaicas.

Há dois pontos essenciais na cronologia do Antigo Testamento. O primeiro é a data em que foram lançados os alicerces do primeiro templo. Diz 1 Reis 6:1 que Salomão começou a edificar o templo no quarto ano de seu reinado sobre Israel, no segundo mês (zive), 480 anos depois que os israelitas saíram do Egito. Sabemos que Salomão iniciou seu reinado em 971 a.C, e assim seu primeiro ano, de acordo com o sistema de datar de Israel, teria começado no outono de 970 a.C. O quarto ano seria 967/66 a.C, contando-se de outono a outono. Uma vez que zive era o segundo mês do calendário religioso, concluímos que Salomão começou o templo na primavera de 966 a.C. Nesta base, a saída de Israel do Egito teria iniciado em 1446 a.C, e Canaã teria sido conquistada por volta de 1406 a.C. A outra data essencial no Antigo Testamento é a da mudança de Jacó para o Egito, que se deu 430 anos antes do Êxodo (Êxodo 12:40-41) - Isso nos leva ao ano 1876 a.C. (1446 a.C mais 430 anos).
Como base no livro texto da disciplina, avalie as afirmativas, considerando V para verdadeiro e F para falso.
( ) O primeiro Templo começou a ser construído no quarto ano do reinado de Salomão;
( ) O reinado de Salomão começou no ano de 966 a.C;
( ) Canaã foi conquistada por Davi, em 1406 a.C;
( ) O Êxodo começou em 1446 a.C;
( ) Em 1876 a.C. Jacó muda para o Egito.
a. V-F-F-V-V.
b. F-F-F-V-V.
c. F-V-V-F-F
d. V-V-F-V-F

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A palavra hebraica (herem), termo utilizado para “guerra santa” ou “guerra de Iavé”, é elaborado no período de preparação para a conquista da Terra de Canaã, conforme apresentado em Deuteronômio 7.1-6,25,26. O Senhor prometeu para os patriarcas que, um dia, seus descendentes ocupariam a terra em que o primeiro a se estabelecer foi Abraão, terra, depois, habitada por várias nações cananeias e também outras como os hititas e os amorreus (Gn, 15.19-21).
A partir do conceito de “guerra santa”, avalie as afirmativas considerando V para verdadeiro e F para falso.
( ) Embora a guerra santa, seja um tema frequente na Bíblia, este tema não deixa de ser desconcertante devido a crueldade dos fatos;
( ) O tema da guerra santa é polêmico, pois já existiam nações construídas e estabelecidas no território conquistado por Josué;
( ) A guerra santa é objeto de estudo da teologia bíblica, que procura compreender melhor os motivos teológicos para as ações militares no Antigo Testamento;
( ) O território de Canaã, já havia sido abençoado por Deus, antes mesmo da invasão de Josué e seu exército.
( ) A conquista de Canaã, foi uma grande desobediência à ordem de Deus pelos israelitas.
a. F-V-V-V-F.
b. V-F-V-F-V.
c. F-F-V-V-V.
d. V-V-V-V-F.
e. V-V-V-F-F.

Ao produzir sua narrativa, o escritor de Ester (possivelmente Esdras) utilizou com entusiasmo a ironia, a sátira e motivos recorrentes. A mistura resultante constitui uma joia entre as narrativas curtas. Ester foi tradicionalmente lido como uma simples narrativa histórica, concepção que se reflete na posição de Ester entre os livros históricos na LXX e nas Bíblias cristãs.
A respeito das características especiais do livro de Ester, avalie as afirmativas, considerando V para verdadeiro e F para falso.
( ) Em certo aspecto, o livro é considerado secular, pelo seu caráter antropocêntrico e pouca referência sobre Deus e a religião judaica;
( ) O livro possui orientação para questões práticas daqui e agora em vez de recitações do passado ou expectativa escatológica;
( ) Falta de uma preocupação específica com os temas marcadamente nacionais, como a terra e as particularidades da lei judaica;
( ) Os rabinos em Jâmnia (c. 100 d.C.) discutiram a posição canônica do livro, porém mais como um esforço para justificar o status quo no qual o livro foi recebido do que para decidir a questão da canonicidade;
( ) Lutero se tornou um diferencial diante da polêmica canonização do livro, além de aceitá-lo imediatamente, propôs uma posição de destaque em relação aos livros históricos.
a. V-V-V-V-F.
b. F-V-V-V-F.
c. V-V-V-F-F.
d. F-F-V-F-V.
e. V-V-V-F-V.

As sociedades agrícolas, passaram e ter locais fixos para a estadia. Estas agremiações de clãs, passaram a adotar e criar suas divindades para culto e veneração. Na época de Abrão A Bíblia, 2008 (GÊNESIS, 12-14) é possível verificar a presença de grupos associados, para a manutenção econômica e proteção militar. A comunidade inteira se consagrava ao deus do ritual, e logo esse culto ou ritual praticamente se assenhoreava da comunidade. Adoravam-se deuses e deusas agrícolas. Seus rituais seguiam o ciclo agrícola anual. À medida que cresciam as pequeninas cidades-estados, cresciam também a riqueza e o poder de seus cultos. Cada templo ampliava seu controle, até que todos os cidadãos locais trabalhavam para o templo. Encontramos prova deste tipo de cidade-templo na Suméria (Sinear, na Bíblia), no Egito e no Elão. Jericó. Uma das mais antigas provas de vida no mundo antigo vem da cidade de Jericó. Aqui os arqueólogos desenterraram uma casa do primitivo Período Neolítico, anterior a 4.000 a.C.
O excerto acima, diz respeito a qual período? Identifique a afirmativa correta:
a. Estados Multinacionais.
b. Era de Amarna.
c. Estabelecimentos de Impérios.
d. Revolução Neolítica.
e. Estados Religiosos Arcaicos.

A abrangência do período de cobertura dos livros de 1 e 2 Samuel é dos acontecimentos relatados nos dois livros cobrem o período do nascimento de Samuel até o fim do reinado de Davi. Supondo que Samuel tivesse 30 anos aproximadamente quando começou a sua liderança em 1070 (cinco anos após a morte de Eli), ele deve ter nascido em 1100 a.C., aproximadamente. Visto que os Livros de Samuel que o reinado de Davi se estendeu de 1010 a 970 a.C., o período de tempo para os livros de Samuel e de cerca de 130 anos.
Com base no material de estudos, avalie as afirmativas, considerando V para verdadeiro e F para falso.
( ) O livro de 1 Samuel, apresenta todo o reinado de Davi, e sua crise familiar com Absalão;
( ) O livro de 1 Samuel, apresenta a transição da teocracia dos Juízes, para a monarquia;
( ) O livro de 2 Samuel, apresenta parte dos sucessos militares de Davi e expansão territorial de Israel;
( ) O livro de 2 Samuel, apresenta o pecado de adultério de Davi, como uma virada de chave na monarquia davídica, depois deste acontecimento, o reinado mergulha em crises;
( ) Os livros de 1 e 2 Samuel, mostram a força do profetismo em Israel, onde Isaías e Jeremias são os mais contundentes ao denunciar os erros da monarquia.
a. F-F-V-V-F.
b. F-V-V-V-F.
c. V-F-F-V-F.
d. F-F-V-F-V.
e. V-V-V-V-F.

A era da supremacia Grega (450-325 a.C.) é marcada pelas vitórias de Alexandre o Grande, que conquista todo o mundo conhecido, conquistando não só as terras, mas também a cultura dos povos vencidos. Após a morte repentina de Alexandre em 323 a. C, seus generais dividiram entre si as terras conquistadas e estabeleceram reinos helenísticos, dando início a um período conhecido como Idade Helenística. Os reis desse período trataram os judeus com rudeza. Os judeus que se haviam espalhado pelo mundo (um grupo chamado Diáspora) tornaram-se uma mistura de raças e culturas sob os reinos helenísticos. Negligenciaram suas práticas religiosas tradicionais e adquiriram um estilo de vida secular, o qual devia marcar a última antiga potência, Roma.
Com base no texto mencionado acima, identifique a afirmativa correta em relação aos acontecimentos bíblicos do mesmo período:
a. É neste período que Esdras e Neemias voltam para a cidade de Jerusalém, para estabeleceram a reconstrução política e civil da Israel.
b. Este é o período de transição da tradição da Lei, para a tradição grega, onde os costumes em Israel são profundamente modificados, está transformação é registrada nos livros de Daniel e Zacarias.
c. Na Bíblia Protestante, não temos livros canônicos que façam a cobertura deste período histórico, somente a Bíblia Católica, com os livros denominados deuterocanônicos.
d. Na Bíblia Protestante, temos os livros de I e II Macabeus que cobrem os acontecimentos históricos deste período, marcado pela paganização do santuário em Jerusalém e as guerras de libertação organizadas pelos irmãos macabeus.
e. Este período, tanto nas bíblias católicas como nas protestantes, é identificado como o período do silêncio de Deus. Em ambas as bíblias, tradicionalmente, tem uma página em branco.

O redator da novela deu-lhe um profundo sentido religioso, vinculando-a à fé na providência misericordiosa de Javé, que é aquele que dirige o destino de todos. Que Rute tenha ido ao campo certo, é porque foi guiada por Javé; que o plano de Noemi tenha sido bem-sucedido, é por efeito da graça de Javé, que o casamento de Booz tenha sido abençoado com um filho, é uma dádiva de Javé. Aquilo que Booz diz a Rute no seu primeiro encontro, toca no conteúdo religioso do livro.
Com base no texto acima, o conteúdo teológico do livro de Rute é:
a. Que a prática de resgate deveria ser perpetuada em Israel.
b. Que a colheita sempre será produtiva para que trabalha.
c. Abertura para o relacionamento entre os Israelitas e outros Povos.
d. Devemos cuidar das viúvas e necessitados.
e. A beleza de Rute foi fundamental para que ela encontrasse um noivo.

Segundo Stanley (1996), o livro apresenta dois objetivos, primeiramente histórico, para encorajar os judeus dispersos por todo o império com a história do contínuo interesse e presença do Senhor, mesmo que ele não fosse visto e os judeus estivessem longe do templo de Deus em Jerusalém. Apesar de o nome do Senhor não ser mencionado, sua divina direção faz-se presente em todo o livro, o segundo religioso de dar uma explicação autêntica da origem da festa judaica do Purim, uma festa especialmente importante aos judeus da dispersão.
A respeito do conteúdo do livro de Ester, avalie as afirmativas, considerando V para verdadeiro e F para falso.
( ) O livro é considerado uma obra prima, Deus está contido e implícito ao longo da narrativa;
( ) As ações de Deus na narrativa podem estar ocultas e, certamente, não são evidentes para todos;
( ) O livro foi rejeitado pelo cânon da Bíblia Hebraica, pois não aparece o nome de Deus no decorrer da narrativa;
( ) Embora não apareça o nome de Deus na narrativa, do livro surge uma festa de cunho religioso, a festa de Purim;
( ) O livro fortalece a ideia sacerdotal que Deus não estava na Pérsia e sim em Jerusalém, por este motivo o nome de Deus não é mencionado.
a. F-F-V-F-V.
b. V-V-F-F-F.
c. F-V-F-V-F.
d. V-F-F-V-F.
e. V-V-F-V-F.

Eu sou como soberano sobre os sucessivos reis da Pérsia. A graça soberana de Eu Sou dá início à restauração, fazendo com que seu povo eleito alcance o favor do rei persa — ele toca o coração de Ciro, para que este proclame o édito que revoga a política imperial (Ed 1.1). Em outras palavras, Israel e seu Deus, Eu Sou, sobrevivem à Babilônia e ao deus dos babilônios, Marduque.
O texto acima, diz respeito a qual tema teológico do pós-exílio:
a. Judá é superior a Israel e demais nações.
b. Deus, vitorioso nas adversidades.
c. Deus governa soberanamente apenas os judeus.
d. A perseverança dos escolhidos.
e. Marduque está em igualdade com Javé.

O verdadeiro povo de Deus é formado por aqueles que retornaram para sua terra. Por isso, lembrar os fatos desde o êxodo do Egito é muito importante. Israel funda sua “teologia memorial” que firma sua aliança com Deus, que depois será reinterpretada por Jesus na Páscoa, iniciando a nova aliança. Por último, pode-se concordar com o pensamento de Steins (2003, p. 232): “Ao lado do templo como centro visível do “novo” Israel, os escritos canônicos, especialmente a Torá, adquirem crescente importância como instrumentos para construir identidade e integrar socialmente”.
Avalie as afirmativas que sintetize corretamente o excerto acima:
a. A Torá produz um sentimento de unidade na nação, mas a Torá está condicionada ao templo, que lhe dá legitimidade.
b. A teologia memorial, está fundamentada na construção do templo, enquanto a teologia sacerdotal, na exposição das escrituras.
c. O templo é responsável por resgatar a identidade nacional, não importa em qual parte do mundo o judeu esteja, o templo lhe faz lembrar das suas origens.
d. O templo se torna patrimônio material, enquanto a Escritura passa ser um patrimônio imaterial, promotora da unidade nacional além daquilo que é meramente físico.
e. A tradição da páscoa é antes de tudo uma teologia material, pois sem o Templo, não existe a realização das festas judaicas.

Há dois pontos essenciais na cronologia do Antigo Testamento. O primeiro é a data em que foram lançados os alicerces do primeiro templo. Diz 1 Reis 6:1 que Salomão começou a edificar o templo no quarto ano de seu reinado sobre Israel, no segundo mês (zive), 480 anos depois que os israelitas saíram do Egito. Sabemos que Salomão iniciou seu reinado em 971 a.C, e assim seu primeiro ano, de acordo com o sistema de datar de Israel, teria começado no outono de 970 a.C. O quarto ano seria 967/66 a.C, contando-se de outono a outono. Uma vez que zive era o segundo mês do calendário religioso, concluímos que Salomão começou o templo na primavera de 966 a.C. Nesta base, a saída de Israel do Egito teria iniciado em 1446 a.C, e Canaã teria sido conquistada por volta de 1406 a.C. A outra data essencial no Antigo Testamento é a da mudança de Jacó para o Egito, que se deu 430 anos antes do Êxodo (Êxodo 12:40-41) - Isso nos leva ao ano 1876 a.C. (1446 a.C mais 430 anos).
Como base no livro texto da disciplina, avalie as afirmativas, considerando V para verdadeiro e F para falso.
( ) O primeiro Templo começou a ser construído no quarto ano do reinado de Salomão;
( ) O reinado de Salomão começou no ano de 966 a.C;
( ) Canaã foi conquistada por Davi, em 1406 a.C;
( ) O Êxodo começou em 1446 a.C;
( ) Em 1876 a.C. Jacó muda para o Egito.
a. V-F-F-V-V.
b. F-F-F-V-V.
c. F-V-V-F-F
d. V-V-F-V-F

Prévia do material em texto

Iniciado em sábado, 15 jun 2024, 19:24
Estado Finalizada
Concluída em sábado, 15 jun 2024, 19:29
Tempo
empregado
5 minutos 16 segundos
Questão 1
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
A palavra hebraica (herem), termo utilizado para “guerra santa” ou “guerra de Iavé”, é elaborado no período de preparação para
a conquista da Terra de Canaã, conforme apresentado em Deuteronômio 7.1-6,25,26. O Senhor prometeu para os patriarcas
que, um dia, seus descendentes ocupariam a terra em que o primeiro a se estabelecer foi Abraão, terra, depois, habitada por
várias nações cananeias e também outras como os hititas e os amorreus (Gn, 15.19-21). 
A partir do conceito de “guerra santa”, avalie as afirmativas considerando V para verdadeiro e F para falso. 
(  ) Embora a guerra santa, seja um tema frequente na Bíblia, este tema não deixa de ser desconcertante devido a crueldade dos
fatos;
(  ) O tema da guerra santa é polêmico, pois já existiam nações construídas e estabelecidas no território conquistado por Josué;
(  ) A guerra santa é objeto de estudo da teologia bíblica, que procura compreender melhor os motivos teológicos para as ações
militares no Antigo Testamento;
(  ) O território de Canaã, já havia sido abençoado por Deus, antes mesmo da invasão de Josué e seu exército. 
(  ) A conquista de Canaã, foi uma grande desobediência à ordem de Deus pelos israelitas. 
As afirmativas acima são respectivamente:
a. F-V-V-V-F.
b. V-F-V-F-V.
c. F-F-V-V-V.
d. V-V-V-V-F.
e. V-V-V-F-F.
Sua resposta está correta.
Painel / Minhas Disciplinas / BACHARELADO EM TEOLOGIA- 6124 - LIVROS HISTÓRICOS E SAPIENCIAIS
/ PROVA CURRICULAR - REALIZAÇÃO DIA 14/06/2024 À 16/06/2024 - VALOR 6,0 PONTOS
/ CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA CURRICULAR - DIA 14/06/2024 À 16/06/2024 - VALOR 6,0 PONTOS - 1ª OPORTUNIDADE
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=36553
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=36553
https://www.eadunifatecie.com.br/my/
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=36553
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=36553#section-12
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=1206912
Questão 2
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
Ao produzir sua narrativa, o escritor de Ester (possivelmente Esdras) utilizou com entusiasmo a ironia, a sátira e motivos
recorrentes. A mistura resultante constitui uma joia entre as narrativas curtas. Ester foi tradicionalmente lido como uma simples
narrativa histórica, concepção que se reflete na posição de Ester entre os livros históricos na LXX e nas Bíblias cristãs 
A respeito das características especiais do livro de Ester, avalie as afirmativas, considerando V para verdadeiro e F para falso. 
( ) Em certo aspecto, o livro é considerado secular, pelo seu caráter antropocêntrico e pouca referência sobre Deus e a religião
judaica;
(   ) O livro possui orientação para questões práticas daqui e agora em vez de recitações do passado ou expectativa
escatológica;
( ) Falta de uma preocupação específica com os temas marcadamente nacionais, como a terra e as particularidades da lei
judaica;
(   ) Os rabinos em Jâmnia (c. 100 d.C.) discutiram a posição canônica do livro, porém mais como um esforço para justificar o
status quo no qual o livro foi recebido do que para decidir a questão da canonicidade;
(   ) Lutero se tornou um diferencial diante da polêmica canonização do livro, além de aceitá-lo imediatamente, propôs uma
posição de destaque em relação aos livros históricos. 
As afirmativas acima são respectivamente:
a. V-V-V-V-F.
b. F-V-V-V-F.
c. V-V-V-F-F.
d. F-F-V-F-V.
e. V-V-V-F-V.
Sua resposta está correta.
Questão 3
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
As sociedades agrícolas, passaram e ter locais fixos para a estadia. Estas agremiações de clãs, passaram a adotar e criar suas
divindades para culto e veneração. Na época de Abrão A Bíblia, 2008 (GÊNESIS, 12-14) é possível verificar a presença de grupos
associados, para a manutenção econômica e proteção militar.  A comunidade inteira se consagrava ao deus do ritual, e logo
esse culto ou ritual praticamente se assenhoreava da comunidade. Adoravam-se deuses e deusas agrícolas. Seus rituais seguiam
o ciclo agrícola anual. À medida que cresciam as pequeninas cidades-estados, cresciam também a riqueza e o poder de seus
cultos. Cada templo ampliava seu controle, até que todos os cidadãos locais trabalhavam para o templo. Encontramos prova
deste tipo de cidade-templo na Suméria (Sinear, na Bíblia), no Egito e no Elão. Jericó. Uma das mais antigas provas de vida no
mundo antigo vem da cidade de Jericó. Aqui os arqueólogos desenterraram uma casa do primitivo Período Neolítico, anterior a
4.000 a.C.  
O excerto acima, diz respeito a qual período? Identifique a afirmativa correta:
a. Estados Multinacionais.
b. Era de Amarna.
c. Estabelecimentos de Impérios.
d. Revolução Neolítica.
e. Estados Religiosos Arcaicos.
Sua resposta está correta.
Questão 4
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
A abrangência do período de cobertura dos livros de 1 e 2 Samuel é dos acontecimentos relatados nos dois livros cobrem o
período do nascimento de Samuel até o fim do reinado de Davi. Supondo que Samuel tivesse 30 anos aproximadamente
quando começou a sua liderança em 1070 (cinco anos após a morte de Eli), ele deve ter nascido em 1100 a.C.,
aproximadamente. Visto que os Livros de Samuel que o reinado de Davi se estendeu de 1010 a 970 a.C., o período de tempo
para os livros de Samuel e de cerca de 130 anos.
SCHULTZ, Samuel J.; BENTES, João Marques. A história de Israel no Antigo Testamento. Vida Nova, 1995. 
Com base no material de estudos, avalie as afirmativas, considerando V para verdadeiro e F para falso. 
(   ) O livro de 1 Samuel, apresenta todo o reinado de Davi, e sua crise familiar com Absalão;
(   ) O livro de 1 Samuel, apresenta a transição da teocracia dos Juízes, para a monarquia;
(   ) O livro de 2 Samuel, apresenta parte dos sucessos militares de Davi e expansão territorial de Israel;
(   ) O livro de 2 Samuel, apresenta o pecado de adultério de Davi, como uma virada de chave na monarquia davídica, depois
deste acontecimento, o reinado mergulha em crises;
(   ) Os livros de 1 e 2 Samuel, mostram a força do profetismo em Israel, onde Isaías e Jeremias são os mais contundentes ao
denunciar os erros da monarquia. 
As afirmativas acima são respectivamente:
a. F-F-V-V-F.
b. F-F-V-F-V.
c. V-F-F-V-F.
d. V-V-V-V-F.
e. F-V-V-V-F.
Sua resposta está correta.
Questão 5
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
A era da supremacia Grega (450-325 a.C.) é marcada pelas vitórias de Alexandre o Grande, que conquista todo o mundo
conhecido, conquistando não só as terras, mas também a cultura dos povos vencidos. Após a morte repentina de Alexandre em
323 a. C, seus generais dividiram entre si as terras conquistadas e estabeleceram reinos helenísticos, dando início a um período
conhecido como Idade Helenística. Os reis desse período trataram os judeus com rudeza. Os judeus que se haviam espalhado
pelo mundo (um grupo chamado Diáspora) tornaram-se uma mistura de raças e culturas sob os reinos helenísticos.
Negligenciaram suas práticas religiosas tradicionais e adquiriram um estilo de vida secular, o qual devia marcar a última antiga
potência, Roma.  
Com base no texto mencionado acima, identifique a afirmativa correta em relação aos acontecimentos bíblicos do mesmo
período:
a. É neste período que Esdras e Neemias voltam para a cidade de Jerusalém, para estabeleceram a reconstrução política e
civil da Israel.
b. Este é o período de transição da tradição da Lei, para a tradição grega, onde os costumes em Israel são profundamente
modificados, está transformação é registrada nos livros de Daniel e Zacarias.
c. Na Bíblia Protestante, não temos livros canônicos que façam a cobertura deste período histórico, somente a Bíblia
Católica, com os livros denominados deuterocanônicos.
d. Na Bíblia Protestante, temos os livros de I e II Macabeus que cobrem os acontecimentos históricos deste período,
marcado pela paganizaçãodo santuário em Jerusalém e as guerras de libertação organizadas pelos irmãos macabeus.
e. Este período, tanto nas bíblias católicas como nas protestantes, é identificado como o período do silêncio de Deus. Em
ambas as bíblias, tradicionalmente, tem uma página em branco.
Sua resposta está correta.
Questão 6
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
O redator da novela deu-lhe um profundo sentido religioso, vinculando-a à fé na providência misericordiosa de Javé, que é
aquele que dirige o destino de todos. Que Rute tenha ido ao campo certo, é porque foi guiada por Javé; que o plano de Noemi
tenha sido bem-sucedido, é por efeito da graça de Javé, que o casamento de Booz tenha sido abençoado com um filho, é uma
dádiva de Javé. Aquilo que Booz diz a Rute no seu primeiro encontro, toca no conteúdo religioso do livro.
SELLIN, Ernst; FOHRER, Georg. Introdução ao Antigo Testamento. São Paulo: Editora Academia Cristã Ltda, 2007. 
Com base no texto acima, o conteúdo teológico do livro de Rute é:
a. A beleza de Rute foi fundamental para que ela encontrasse um noivo.
b. Que a colheita sempre será produtiva para que trabalha.
c. Devemos cuidar das viúvas e necessitados.
d. Abertura para o relacionamento entre os Israelitas e outros Povos.
e. Que a prática de resgate deveria ser perpetuada em Israel.
Sua resposta está correta.
Questão 7
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
Segundo Stanley (1996), o livro apresenta dois objetivos, primeiramente histórico, para encorajar os judeus dispersos por todo o
império com a história do contínuo interesse e presença do Senhor, mesmo que ele não fosse visto e os judeus estivessem
longe do templo de Deus em Jerusalém. Apesar de o nome do Senhor não ser mencionado, sua divina direção faz-se presente
em todo o livro, o segundo religioso de dar uma explicação autêntica da origem da festa judaica do Purim, uma festa
especialmente importante aos judeus da dispersão. 
A respeito do conteúdo do livro de Ester, avalie as afirmativas, considerando V para verdadeiro e F para falso. 
(   ) O livro é considerado uma obra prima, Deus está contido e implícito ao longo da narrativa;
(   ) As ações de Deus na narrativa podem estar ocultas e, certamente, não são evidentes para todos;
(   ) O livro foi rejeitado pelo cânon da Bíblia Hebraica, pois não aparece o nome de Deus no decorrer da narrativa;
(   ) Embora não apareça o nome de Deus na narrativa, do livro surge uma festa de cunho religioso, a festa de Purim;
(   ) O livro fortalece a ideia sacerdotal que Deus não estava na Pérsia e sim em Jerusalém, por este motivo o nome de Deus não
é mencionado. 
As afirmativas acima, são respectivamente:
a. F-F-V-F-V.
b. V-V-F-F-F.
c. F-V-F-V-F.
d. V-F-F-V-F.
e. V-V-F-V-F.
Sua resposta está correta.
Questão 8
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
Questão 9
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
Eu sou como soberano sobre os sucessivos reis da Pérsia. A graça soberana de Eu Sou dá início à restauração, fazendo com que
seu povo eleito alcance o favor do rei persa — ele toca o coração de Ciro, para que este proclame o édito que revoga a política
imperial (Ed 1.1). Em outras palavras, Israel e seu Deus, Eu Sou, sobrevivem à Babilônia e ao deus dos babilônios, Marduque.  
O texto acima, diz respeito a qual tema teológico do pós-exílio:
a. Judá é superior a Israel e demais nações.
b. Deus, vitorioso nas adversidades.
c. Deus governa soberanamente apenas os judeus.
d. A perseverança dos escolhidos.
e. Marduque está em igualdade com Javé.
Sua resposta está correta.
O verdadeiro povo de Deus é formado por aqueles que retornaram para sua terra. Por isso, lembrar os fatos desde o êxodo do
Egito é muito importante. Israel funda sua “teologia memorial” que firma sua aliança com Deus, que depois será reinterpretada
por Jesus na Páscoa, iniciando a nova aliança. Por último, pode-se concordar com o pensamento de Steins (2003, p. 232): “Ao
lado do templo como centro visível do “novo” Israel, os escritos canônicos, especialmente a Torá, adquirem crescente
importância como instrumentos para construir identidade e integrar socialmente”.
Avalie as afirmativas que sintetize corretamente o excerto acima:
a. A Torá produz um sentimento de unidade na nação, mas a Torá está condicionada ao templo, que lhe dá legitimidade.
b. A teologia memorial, está fundamentada na construção do templo, enquanto a teologia sacerdotal, na exposição das
escrituras.
c. O templo é responsável por resgatar a identidade nacional, não importa em qual parte do mundo o judeu esteja, o
templo lhe faz lembrar das suas origens.
d. O templo se torna patrimônio material, enquanto a Escritura passa ser um patrimônio imaterial, promotora da unidade
nacional além daquilo que é meramente físico.
e. A tradição da páscoa é antes de tudo uma teologia material, pois sem o Templo, não existe a realização das festas
judaicas.
Sua resposta está correta.
Questão 10
Completo
Vale 0,60 ponto(s).
Há dois pontos essenciais na cronologia do Antigo Testamento. O primeiro é a data em que foram lançados os alicerces do
primeiro templo. Diz 1 Reis 6:1 que Salomão começou a edificar o templo no quarto ano de seu reinado sobre Israel, no
segundo mês (zive), 480 anos depois que os israelitas saíram do
Egito. Sabemos que Salomão iniciou seu reinado em 971 a.C, e assim seu primeiro ano, de acordo com o sistema de datar de
Israel, teria começado no outono de 970 a.C. O quarto ano seria 967/66 a.C, contando-se de outono a outono. Uma vez que zive
era o segundo mês do calendário religioso, concluímos que Salomão começou o templo na primavera de 966 a.C. Nesta base, a
saída de Israel do Egito teria iniciado em 1446 a.C, e Canaã teria sido conquistada por volta de 1406 a.C. A outra data essencial
no Antigo Testamento é a da mudança de Jacó para o Egito, que se deu 430
anos antes do Êxodo (Êxodo 12:40-41) - Isso nos leva ao ano 1876 a.C. (1446 a.C mais 430 anos).
PACKER, J. I.; MERRIL, C.; WHITE, Willian. O mundo do Antigo Testamento. São Paulo: Editora Vida, 1988. 
Como base no livro texto da disciplina, avalie as afirmativas, considerando V para verdadeiro e F para falso. 
(  ) O primeiro Templo começou a ser construído no quarto ano do reinado de Salomão;
(  ) O reinado de Salomão começou no ano de 966 a.C;
(  ) Canaã foi conquistada por Davi, em 1406 a.C;
(  ) O Êxodo começou em 1446 a.C;
(  ) Em 1876 a.C. Jacó muda para o Egito. 
As afirmativas acima são respectivamente:
a. V-F-F-V-V.
b. F-F-F-V-V.
c. F-V-V-F-F
d. V-V-F-V-F
e. V-F-V-V-V.
Sua resposta está correta.
◄ ENQUETE DE SATISFAÇÃO - EAD UNIFATECIE
Seguir para...
CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA CURRICULAR - DIA 21/06/2024 À 23/06/2024 - VALOR 6,0 PONTOS - 2ª OPORTUNIDADE ►
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/feedback/view.php?id=1206911&forceview=1
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=1206913&forceview=1

Mais conteúdos dessa disciplina