Logo Passei Direto
Buscar

Desafio - Motivação e Emoção

User badge image
Vivian Ost

em

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Desafio - Motivação e Emoção
A motivação no campo do comportamento organizacional tem sido um constructo que ainda apresenta muitos desafios, pois cada vez mais os gestores necessitam melhorar seus processos internos, seus produtos e a satisfação dos funcionários para que os objetivos organizacionais possam ser atingidos nesta era de grande competitividade, representando a própria sobrevivência do negócio.
Todas as práticas de gestão de pessoas envolvem a melhoria do comprometimento com os resultados do negócio. Apesar do estudo e da investigação sobre o que motiva os funcionários no trabalho, ainda é possível encontrar gestores que acreditam que o salário é o principal motivador.
Veja a seguinte situação:
Dionísio é gerente de desenvolvimento de produto de uma indústria de cosméticos. Ele precisa implementar ações e melhorar o desempenho e a produtividade, pois não tem alcançado os objetivos organizacionais nos últimos anos. Algo deve ser feito, e de imediato, para que não se comprometam cada vez mais os resultados, uma vez que ele se encontra em um mercado em expansão.
Dionísio apresenta excelente competência técnica, o que o levou a alcançar o posto de gerente de desenvolvimento de produto. No entanto, ainda é avesso às práticas modernas de gestão de pessoas e costuma dizer a seus funcionários: “quem não estiver contente que procure outro lugar para trabalhar”.
Essa postura tem provocado consequências diretas para manter um quadro de funcionários estável. Ultimamente, ele perdeu dois grandes potenciais técnicos de sua equipe por não suportarem a sua forma de liderar e conduzir os trabalhos. Na última pesquisa de satisfação, sua área foi a que teve o menor índice de satisfação.
A empresa não pode prescindir do potencial técnico de Dionísio e suas contribuições na área de pesquisa de novos produtos, por isso está buscando desenvolver as competências interpessoais e de gestão desse importante gerente.
Seu desafio, como consultor dessa empresa, é indicar seis ações importantes a serem implementadas por Dionísio, considerando a teoria dos dois fatores de Herzberg.
RESPOSTA:
Herzberg aponta que existem dois fatores no campo motivacional: os motivacionais, que agradam e geram satisfação, e os higiênicos, que desagradam e geram insatisfação. Os fatores motivacionais são a realização, o reconhecimento pela realização, o trabalho em si, as responsabilidades, o desenvolvimento pessoal e a possibilidade de crescimento. Os fatores higiênicos, responsáveis pela geração da insatisfação ou desmotivação quando de sua ausência, são supervisão (gestão), políticas empresariais, condições ambientais, relações interpessoais e status.
Um dos fatores identificados como negativos é a forma como Dionísio lidera (gestão) os seus funcionários, gerando grande insatisfação e exigindo que ele necessite modificar seu comportamento. Isso deverá ser trabalhado com treinamentos e feedbacks da sua avaliação de desempenho, ao que a empresa deverá atentar de imediato.
Ações que Dionísio poderá implementar:
1) Ter comprometimento em proporcionar aos seus funcionários a melhoria de suas realizações profissionais. Essa ação é muito favorecida na sua área, que é de desenvolvimento de novos produtos, pois os funcionários podem expandir seu potencial de conhecimento e técnica, bastando que o líder os deixe ser criativos.
2) Compartilhar com os funcionários o seu conhecimento e sua visão técnica, o que possibilitará um trabalho com mais responsabilidade e envolvimento em equipe, atendendo, assim, aos fatores de motivação de Herzberg.
3) Por meio do enriquecimento do trabalho dos funcionários, haverá aumento da responsabilidade, da amplitude e do desafio das funções. O enriquecimento significa a substituição de tarefas de baixo grau de complexidade por outras com grau mais elevado.
4) Negociar com os funcionários os prazos de execução.
5) Ensiná-los a checar a qualidade dos produtos e proporcionar treinamentos técnicos e de relacionamento interpessoal visando ao trabalho em equipe.
6) Como forma de desenvolver as competências interpessoais, a implementação de reuniões formais e informais com seus funcionários pode ser um começo. Ele pode estabelecer uma reunião técnica, uma reunião de qualidade, promover um lanche coletivo da equipe, ao qual cada um leve um item de alimentação, e pode marcar visitas técnicas para benchmarking e levar um ou dois funcionários para conhecerem outras realidades industriais.

Mais conteúdos dessa disciplina