Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

trabalho de
participação individual
	Matriz
	Disciplina: Gerenciamento de cronograma e Custo
	Turma: 0424-4
	Nome: Maressa Freitas Burger
	ROL escolhida: 01
	Resenha crítica sobre a reunião On-line
	Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:
· o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.
Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.
	
Escolhi fazer a resenha da primeira Rol porque achei muito interessante o assunto abordado que foi um complemento ao módulo de gerenciamento de cronograma e custo. Foi uma Rol que trata mais dos recursos, sejam físicos ou humanos, e também de algumas habilidades interpessoais do GP e como ele trabalha isso com a equipe.
O começo da Rol já foi muito instigante porque o professor já começou com o questionamento de quem já trabalhou ou teve uma equipe perfeita, capacitada, com sinergia e todos os equipamentos e recursos fornecidos e claramente isso é algo utópico no dia a dia de trabalho, mas independente disso a Rol nos mostrou qual é o caminho para buscar o mais próximo de uma equipe perfeita. Claro que o mais importante nisso tudo é o tempo, para uma equipe ter todas as qualidades e sinergia só com o tempo e convívio.
Bom, para iniciar um projeto temos a EAP do projeto e a partir disso listamos os recursos necessários e definimos a atividades dentro dos pacotes de trabalho. Após e muitas vezes durante a coleta desses dados o GP já começa a pensar nas competências necessárias para executar cada atividade e concluir o projeto, competências essas técnicas e interpessoais. Uma ótima forma de montar a equipe com as competências corretas para fazer o projeto é a matriz RACI que basicamente faz um match entre a EAP (que tem os pacotes de trabalho e até atividades já definidas) e o Organograma da instituição que é um mapa com a hierarquia e setores da empresa. Com esses dois diagramas podemos lincar as pessoas as atividades e dessa forma montar a equipe.
RACI significa: Responsável pela execução
 Responsável pela Aprovação
 Aquele que é Consultado
 Aquele que é Informado
Para estimar os recursos das atividades temos algumas formas/metodologias que podem ser aplicadas em diversos projetos:
- Estimativa Analógica: É um método rápido e não necessita de muitas informações, é basicamente se basear em projetos semelhantes anteriores e a partir disso estimar e prever o máximo de recursos necessários;
- Estimativa Paramétrica: É um método mais preciso e muito utilizado na área de construção civil, e basicamente é se basear em uma unidade de medida comum entre os projetos e estimar os recursos e valores a partir desse comparativo. Ex: preço do m2;
- Estimativa Bottom-up: É mais precisa e se trata de cronogramas mais bem definidos e detalhados, assim você consegue estimar o valor e recurso de cada atividade e ir somando isso nos pacotes de trabalho até chegar no valor total;
- Opinião de especialistas: Esse método não deve ser muito utilizado porque é o menos assertivo, mas ajuda a dar um norte. É basicamente tirar o máximo de informações, histórico e conhecimento de pessoas que já participaram ou gerenciaram projetos semelhantes aos seu. Mas sempre lembrar que cada projeto é único.
A partir do momento que a equipe está formada precisamos desenvolver a equipe, capacitar, treinar e para começar esse processo o professor deu a dica de fazer dinâmicas de quebra gelo para as pessoas se soltarem e começarem a interagir uns com os outros. Só que o GP tem que estar sempre atento ao gerenciamento de conflitos junto com a equipe de recursos, sempre buscando uma melhora e amadurecimento contínuo da equipe.
Por fim, foi tratado sobre uma das funções, que para mim pessoalmente, é a mais desafiadora tanto do ponto de vista do gerente quanto da equipe. O feedback. O feedback exige bastante das habilidades interpessoais, maturidade profissional e respeito. E foi falado em aula sobre a Janela de Johari e o sistema de recompensas. A Janela de Johari faz um comparativo entre os seus comportamentos e atitudes pessoais conhecidas e desconhecidas versus os da equipe, sendo assim temos um feedback 360º avaliado por todos da equipe e aí cabe ao GP e a equipe de recursos humanos trabalharem com cada individuo. Uma das formas exemplificadas em aula é o sistema de recompensas que inclusive alguns colegas de sala de aula compartilharam experiências semelhantes em suas empresas de forma positiva.
Achei importante o conteúdo dessa Rol porque vai 100% de encontro com o porque eu escolhi fazer a pós em gerenciamento de projetos, trabalho em escritório de projetos de arquitetura e vejo a necessidade urgente de pessoas capacitadas para gerenciar recursos humanos, cronograma, custos, escopo.... dos projetos e principalmente da própria equipe. Já presenciei, demissões durante feedbacks, brigas entre integrantes da equipe, desmotivação, falta de capacitação... No meu escritório atual, eu propus de sentarmos todos juntos e cada um falar o que que mais te impulsiona e da prazer em trabalhar, e nessa conversa pudemos verificar algo simples de ser resolvido, tinham pessoas que amam fazer projeto executivo e estavam na equipe de criação, outros amam fazer conceito e estavam na equipe de legislação e consulta... após essa conversa tivemos um remanejamento na equipe e a produtividade e clima de trabalho melhorou exponencialmente! Claro, que é um melhoramento contínuo e aos poucos, mas esse módulo me ajudou a propor melhorias na minha equipe de trabalho.
	
	
	1
	2
	
	
	
	3
image1.wmf
image2.wmf

Mais conteúdos dessa disciplina