Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Primeira lista de Exercícios – Física Geral e experimental: Energia
1 - A Terra é de cerca de 150 milhões de quilômetros. Assim, qual o valor da velocidade média de translação da Terra em relação ao Sol ?
2 – Qual a velocidade escalar de uma pessoa sentada sobre a linha do equador devido ao movimento de rotação da Terra?
3 – Qual o valor da velocidade escalar das rodas de um automóvel, com 60 cm de diâmetro que executam 2.000/ rpm ? Supondo que a velocidade seja constante, qual o seus deslocamento angular, em radianos, em um intervalo de tempo de 0,3 minutos?
4 – Quais os valores da velocidade angular, do período e a da velocidade linear de um ponto em movimento circular uniforme que descreve 15 voltas por segundo em uma circunferência de 8,0 cm de raio?
5 - Uma partícula descreve uma trajetória circular de raio 5 m. Ao percorrer o arco de circunferência , ela desenvolve uma velocidade escalar de 10 m/s, gastando 0,5 segundo nesse percurso. Determine o ângulo descrito .
6 - A figura a seguir representa um disco de centro O e dois pontos A e B fixos neste disco, sabendo-se que as velocidades lineares dos pontos A e B são respectivamente iguais a 30 cm/s e 12 cm/s , determine o raio (R) da trajetória do ponto A.
7 - O tacômetro é um equipamento que fica no painel do carro para indicar ao motorista em tempo real qual é a frequência de rotação do motor. Supondo que um tacômetro esteja indicando 3000 rpm, determine a velocidade angular de rotação do motor em rad/s.
8 – Um bom lançador de beisebol pode arremessar uma bola a 85 mi/h com uma rotação de 1,800 ver/min. Quantas revoluções a bola realiza até chegar à base principal? Para simplificar, suponha que a trajetória de 60 pés em linha reta.
9 – Um mergulhador realiza 2,5 giros ao saltar de uma plataforma de 10 m. Supondo que a velocidade vertical inicial seja nula, determine a velocidade angular média do mergulhador.
10 – A função horária de um corpo em rotação é 
a) Qual a velocidade angular e o período do movimento deste corpo?
b) Qual o deslocamento angular em 2,0 s.
11 - Uma arma dispara 30 balas por minuto. Essas balas atingem um disco girante sempre num mesmo ponto atravessando McLaren F1 LM, que atingia a um orifício. Qual é a frequência do disco, em rotações por minuto? 
 
12 -  As rodas dentadas A, B e C têm, respectivamente,32, 64 e 96 dentes, como mostra a figura.
Sabendo que C, de raio 12cm, tem velocidade angular de 6 rad/s, qual a velocidade linear de um ponto da periferia da roda B e a velocidade angular da roda A?
 
image1.emf
image2.wmf
t
rad
p
q
0
,
2
4
,
0
+
=
oleObject1.bin
image3.jpeg
image4.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina