Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
SECRETARIA DE APOIO ÀS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS 
– SATE UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB 
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - ANOS INICIAIS.
PÓLO: PIQUET CARNEIRO. 
DISCIPLINA: FUNDA. ED. ESPEC. NA PERSPEC. NA ED. INCLUSIVA
ALUNOS: 
AGDA RODRIGUES VIEIRA 
ANDREIA DE MELO PINTO 
ANTONIA ELMA DE MORAIS FERREIRA 
ANTONIO LINDOMAR SILVA 
JOSENIRA ALVES RODRIGUES
TEA
Transtorno do Espectro Autista.
		Toda criança que apresenta características autistas têm o que chamamos de TEA (Transtorno do Espectro Autista).
	O transtorno do espectro autista compreende um conjunto de comportamentos agrupados em uma tríade principal: 
1 –comprometimentos na comunicação; 
2 –dificuldades na interação social;
3 –atividades restritas e repetitivas (uma forma 
rígida de pensar e estereotipias). 
		Devido as dificuldades referentes as características das crianças com autismo, por muitos anos elas foram tratadas com indiferenças e negado assim seu direito de inserção nas instituições de ensino regular.
		Porém a lei n° 12.764/12 (Lei Berenice Piana), instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. A partir dela todos indivíduos têm o direito legal de serem incluídos na escola regular e de um acompanhamento especializado quando for necessário.
		O direito à educação se torna obrigatório fazendo com que os órgãos responsáveis se articulem para a compreensão da temática, 
	capacitem seus profissionais e desenvolvam a adequação de suas estruturas física e pedagógicas, para proporcionar uma inclusão eficaz para as pessoas com o TEA no ambiente escolar. 
		Sabemos que o processo de inclusão não é uma tarefa fácil, principalmente devido as dificuldades impostas por nosso sistema educacional. Como a falta de recursos e investimentos para capacitar os professores, formando assim um perigoso fragmento na aprendizagem das crianças com características autistas levando a uma exclusão ainda maior e mais traumatizante, pois não adianta nada essas crianças estarem em um ambiente escolar despreparado para suprir suas dificuldades. 
COMO PODEMOS MELHORAR O PROCESSO DE INCLUSÃO DE FORMA GERAL?
ATRAVÉS DA DETECÇÃO PRECOCE.
Quanto mais cedo os profissionais tiverem acesso ao diagnóstico, mais cedo poderá elaborar intervenções e assim melhorar as condições de acolhimento da criança.
APOIO MULTIDISCIPLINAR
Família, médico, psicólogo etc. Todos devem está bem evolvidos e comprometidos para melhor atendê-las. 
AMBIENTE PEDAGÓGICO
- Todos vão à escola com o objetivo de aprender algo, a criança com TEA não é diferente. Então é importante que a escola forneça recursos didáticos elaborados com objetivos da criança acessar algum componente pedagógico.
		Estudos baseados em evidências mostram que crianças com TEA, na grande maioria dos casos não,aprendem pelos métodos de
ensino tradicionais, sendo assim pesquisamos uma ferramenta que tivesse o objetivo de auxiliar o processo de ensino aprendizagem dessas crianças. ABC Autismo, é um aplicativo encontrado na play store, gratuito e de fácil acesso. 
		O aplicativo está disponível em três idiomas (espanhol, inglês e português). Possui quatro níveis de dificuldades e 40 fases interativas.
Pode ser utilizado por professores, psicólogos e terapeutas para avaliar crianças autistas.
ANEXOS
		Em relação ao ensino dos alunos 
com TEA, ainda persistem muitas dúvidas e insegurança por parte de todos os profissionais da educação e principalmente do professor, por ser algo que interfere diretamente em sua prática.
 Sendo assim compreendemos que o professor precisa ter uma especialização na área para melhor atender essa criança e assim desenvolver as habilidades necessárias para a aprendizagem do aluno autista. Lembrando que a escola deve disponibilizar materiais didáticos para facilitar esse processo, e então a educação desse aluno acontecerá de fato.
 É importante que crianças com autismo estejam inseridos no ambiente escolar o mais cedo possível, pois normalmente uma de suas características é justamente a dificuldade de se relacionar com outras pessoas.
		
FONTES DE PESQUISA
https://acessibilidade.ufg.br/up/211/o/INCLUS%C3%83O-ESCOLARMaria-Teresa-Egl%C3%A9r-Mantoan-Inclus%C3%A3o-Escolar.pdf?1473202907
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2346-6.pdf
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm
http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/562
image1.png
image2.png
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.jpeg
image6.jpeg
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.jpeg
image10.jpeg
image11.jpeg
image12.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina