Buscar

AULA 9.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRATICA SIMULADA II ( CONTESTAÇÃO (AULA/ROTEIRO)
CONTESTAÇÃO
1. Conceito
Modalidade de resposta da RECLAMADA, na qual devem ser oferecidas todas as defesas (art. 300 CPC – princípio da concentração, do qual decorre o princípio da eventualidade), sob pena de preclusão.
2. Princípios
Contraditório e ampla defesa - assegura a igualdade de tratamento às partes na relação processual, devendo haver ciência bilateral dos atos e termos do processo com a possibilidade de contra argumentos pela parte contrária.
Concentração e eventualidade - é o dever da RECLAMADA de concentrar todo e qualquer tipo de defesa que tiver, na contestação, sob pena de preclusão. Deverá fazê-lo para que, se a primeira for rechaçada, pelo juiz, este possa apreciar todas as demais, a fim de dar justa solução ao litígio. Mesmo que as defesas sejam contraditórias, elisivas uma das outras, ainda assim devem ser elas concentradas na contestação, a fim de permitirem ao juiz, que conheça de todas, eventualmente, ou seja, se a primeira for considerada inidônea o juiz apreciará a segunda, a terceira, e, deste modo, sucessivamente.
3. Preclusão
Se a RECLAMADA não o fizer, perderá o direito de alegar as demais defesas, que ficarão preclusas, salvo hipóteses excepcionais, como as contidas no art. 303 do CPC. É que a sentença, afinal, ficará adstrita a apreciar os fatos e os fundamentos jurídicos expostos na inicial e na contestação, nos termos do artigo 128 do CPC, pois se não for assim, o juiz decidirá "ultra, citra ou infra petita”, o que lhe é defeso em lei.
4. Prazo
	A contestação deve ser apresentada na data da primeira audiência, mas terá a RECLAMADA 20 (vinte) minutos para aduzir sua defesa oralmente, após a leitura da reclamação, quando esta não for dispensada, conforme dispõe o art. 847 da CLT.
5. Conteúdo e forma
A contestação deverá ter necessariamente duas partes, a saber, primeiramente a defesa contra o processo, procurando perimi-lo, com a alegação das matérias elencadas nos artigos 267 e 301 do CPC. Em segundo lugar, deverá a RECLAMADA alegar toda e qualquer matéria com a qual se insurge contra o mérito, direta ou indiretamente, para que todas elas, mesmo que contraditórias, sejam objeto de exame e decisão na sentença compositiva do litígio. 
6. Defesas
A RECLAMADA tem o ônus da impugnação especificada dos fatos, defesas processuais e defesas de mérito. 
no plano processual – art. 301 do CPC – preliminares peremptórias (ex.: ausência de pressupostos processuais, falta de condições para o legítimo exercício do direito de agir etc.) que, acolhidas, resultam na extinção do processo sem julgamento do mérito, ou preliminares dilatórias (incompetência absoluta, conexão) que, acolhidas, resultam na remessa dos autos do processo ao juízo considerado competente ou prevento, respectivamente.
Deve a RECLAMADA primeiro, tentar extinguir, destruir, perimir, o processo para livrar-se das conseqüências de um eventual julgamento do mérito, com o acolhimento do contido na peça exordial oferecida pela RECLAMANTE. E a matéria que poderá alegar na contestação, antes de se insurgir contra o mérito, é aquela constante do elenco do artigo 301 do CPC, que tem o seguinte teor:
Compete-lhe, porém, antes de discutir o mérito, alegar:
I - inexistência ou nulidade da citação;
II - incompetência absoluta;
III - inépcia da petição inicial;
IV - perempção;
V - litispendência;
VI - coisa julgada;
VII - conexão;
VIII - incapacidade da parte, defeito de "representação ou falta de autorização;
IX - compromisso arbitral;
X - carência de ação;
XI - falta de caução ou de outra prestação, que a lei exige como preliminar
Além dessas matérias, deverá a RECLAMADA alegar outras, dentre as previstas no artigo 267 do CPC e que não constam deste dispositivo ora em comento, como:
I - quando o juiz indeferir a petição inicial;
II- quando ficar parado durante mais de 1 (um) ano por negligência das partes;
III - quando, por não promover os atos e diligências que lhe competir, o autor abandonar a causa por mais de 30 (trinta) dias;
IV - quando se verificar a ausência de pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo;
V - quando o juiz acolher a alegação de perempção, litispendência ou de coisa julgada;
VI - quando não concorrer qualquer das condições da ação, como a possibilidade jurídica, a legitimidade das partes e o interesse processual;
VII - pela convenção de arbitragem; 
VIII - quando o autor desistir da ação;
IX - quando a ação for considerada intransmissível por disposição legal;
X - quando ocorrer confusão entre autor e réu;
XI - nos demais casos prescritos neste Código.
no plano do direito material – defesas de natureza direta, negando o fato constitutivo do direito da RECLAMANTE, alegado na petição inicial, e/ou indiretas, alegando fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito, postulando a improcedência do pedido autoral.
Assim sendo, a RECLAMADA poderá negar a existência e a veracidade dos fatos alegados pela RECLAMANTE, na inicial, a título de fatos constitutivos. Com isso, deverá provar tais fatos, durante a instrução. Tais negativas, contudo, não podem ser genéricas. É que, no nosso sistema, ressalvadas algumas exceções plenamente justificáveis, não se admite mais a contestação por negação geral (art. 302 parágrafo único do CPC). Com efeito, a RECLAMADA, ao negar os fatos asseverados pela RECLAMANTE, deve mencionar outros que infirmem aquelas assertivas delineadas na peça exordial, devendo prová-los. 
Poderá a RECLAMADA reconhecer a real existência e veracidade dos fatos alegados pela RECLAMANTE, mas negar-lhes as conseqüências jurídicas alvitradas na peça exordial. Com isso, a RECLAMANTE, ante à confissão da RECLAMADA, em torno dos fatos constitutivos daquele, fica liberada do ônus de prová-los.
Todavia, a RECLAMANDA asseverará, em sua postura defensiva, que os fatos não produzem os efeitos jurídicos pretendidos, que, assim, não poderá merecer a tutela jurisdicional que pleiteia na exordial. O tema, que será abordado na sentença, afinal, pelo juiz, girará apenas em torno do exame do direito que foi invocado pela RECLAMANTE, para se verificar se, realmente, ele tem razão, ou não.
Poderá, também a RECLAMADA, confessar os atos alegados pela RECLAMANTE e aduzir outros que infirmem aqueles, de molde a retirar-lhes as conseqüências jurídicas pretendidas. Neste caso, ambas as partes deverão provar os atos por si alegados (art. 333, incisos I e II do CPC).
Finalmente a RECLAMADA poderá, outrossim, confessar os fatos alegados pela RECLAMANTE e aduzir outros modificativos, extintivos ou impeditivos do direito postulado, na inicial. A RECLAMANTE ficará liberada de provar os fatos que alegou, ou seja, os fatos constitutivos de seu direito. A RECLAMDA terá que demonstrar os fatos modificativos, extintivos ou impeditivos alegados na contestação (art. 333, inciso II do CPC). Tal opção de defesa é o que a doutrina chama de defesa indireta contra o mérito ou de exceção material.
Fato modificativo é aquele que tem o condão de alterar a postulação contida no pleito da RECLAMANTE. Fato impeditivo é aquele que tolhe a pretensão, que obsta o seu pedido, que anula o que ela deseja. Fato extintivo é o que elimina, extingue, torna sem valor, a obrigação assumida, porque ela não mais é exigível. 
7. Observações
Na contestação, os fatos deverão ser narrados, em ordem cronológica, do ponto de vista da RECLAMADA, com especial atenção ao ônus da impugnação especificada dos fatos alegados pela RECLAMANTE (art. 302 do CPC), sob pena de confissão ficta. 
Incompetência em razão da matéria/ função deve ser argüida em contestação. 
Incompetência territorial será argüida através de exceção de incompetência (peça autônoma) – artigo 799, CLT c/c Súmula 214, letra c, TST. 
Será necessário que você conteste cada um dos pedidos, observando-se sempre o ônus da prova – artigo 818, da CLT c/c 333, CPC. 
Lembre-se que na Justiça do Trabalho somente será cabível a condenação aoshonorários advocatícios quando a RECLAMANTE estiver sendo patrocinado por Sindicato de Classe e receber até o dobro do mínimo legal, conforme dispõe Lei 5584/70 e Súmulas 219 e 329, do C. TST. 
Se for rito sumaríssimo caberá a parte levar suas testemunhas independente de intimação, sendo dispensável a apresentação do rol – princípio da celeridade processual. A RECLAMADA levará suas testemunhas a audiência independentemente de intimação, não sendo portanto, necessário rol (artigo 852-H, parágrafo 3º, da CLT)
8. Estrutura da peça de contestação (arquivo à parte).

Outros materiais