Logo Passei Direto
Buscar

NEF Extra - Questoes

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Escolar, sexo feminino, 6 anos de idade, portadora de síndrome nefrótica córtico-dependente, está internada em enfermaria de pediatria há 4 dias. A paciente apresentou sintomas compatíveis com resfriado comum iniciados há 1 semana e, no dia da internação, mãe relatava redução importante da diurese e lipotimia. O peso aferido na chegada foi de 31 kg (ganho de 6 kg em relação à última consulta). Hoje, a paciente está no quarto dia de internação, recebendo dieta hipossódica, infusão endovenosa de albumina humana uma vez ao dia (última dose ontem pela manhã) e prednisona oral. Está sem novas queixas, em bom estado geral, afebril e normotensa. Seguem abaixo: a tabela com a evolução dos exames laboratoriais na internação e o balanço hídrico registrado pela enfermagem nas últimas 24 horas.
Qual é a afirmação correta com relação à programação a ser estabelecida?
A) Segue apresentando indicação de albumina humana endovenosa diariamente.
B) Tem indicação de receber diurético de alça duas a três vezes ao dia.
C) Apresenta condições de alta hospitalar e seguimento ambulatorial.
D) Tem indicação de receber soro de manutenção basal 100ml/100kcal, restrito em sódio.

Homem, 25 anos, que relata uso abusivo de heroína, é admitido com edema generalizado, urina espumosa e hipertensão arterial sistêmica. Exames laboratoriais: proteinúria = 5g/24h; dislipidemia; hipoalbuminemia; creatinina = 3mg/dL. Urinálise: proteinúria e hematúria.
A hipótese diagnóstica mais provável é:
A) glomerulopatia membranosa
B) glomeruloesclerose segmentar e focal
C) glomerulonefrite mesangioproliferativa
D) doença da membrana basal fina

Menino de 4 anos apresenta-se com edema em olhos e membros inferiores, anorexia, irritabilidade e diarreia. Sem hipertensão arterial. Foi internado e na evolução apresentou piora do edema, com ascite e edema genital. Exame de urina revelou proteinúria de 3+ e hematúria microscópica. Creatinina normal, colesterol e triglicerídeos elevados. Apesar do tratamento proposto (prednisona) reinternou com mesmo quadro mais três vezes, na última vez com febre e dor abdominal importante. Mantém hematúria microscópica.
Sobre esta situação selecione a opção correta.
I – As recidivas são habitualmente tratadas de modo semelhante ao episódio inicial, exceto que os ciclos de prednisona diário são reduzidos.
II – O principal agente relacionado ao quadro de febre e dor abdominal é o pneumococo.
III – A persistência da hematúria por si só não indica realização de biópsia.
A) As afirmativas I e II são verdadeiras. A afirmativa III é falsa.
B) As afirmativas I e III são verdadeiras. A afirmativa II é falsa.
C) As afirmativas II e III são verdadeiras. A afirmativa I é falsa.
D) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
E) As afirmativas I, II e III são falsas.

Paciente masculino, 12 anos de idade, há duas semanas iniciou edema de membros inferiores que aumentou rapidamente, chegando a anasarca, com edema de pálpebra e escroto, passando de 39 kg para 47 kg de peso corporal. Pressão arterial = 85/50 mmHg deitado. Sem turgência jugular. Ascite pequena, mas sem visceromegalias. A diurese foi reduzindo de 1200ml/dia para 250 ml/dia, sendo 100 ml nas últimas seis horas. Fez exame laboratorial que mostrou creatinina sérica = 0,6 mg/dL, ureia 52 mg/dL, albumina 0,8 g/dL, sódio sérico 132mEq/L, potássio sérico 4,0 mEq/L, hemograma normal, enzimas hepáticas normais. Não conseguiu colher exames de urina hoje.
Nesse caso, qual deve ser a principal hipótese diagnóstica?
A) Síndrome nefrótica com injúria renal aguda pré-renal
B) Insuficiência cardíaca com hipotensão postural
C) Síndrome hepato-renal tipo 2
D) Kwashiorkor

C.H.B, 3 anos, masculino, encontra-se internado na enfermaria de um hospital-escola para a investigação de um quadro de edema iniciado há cerca de cinco dias, percebido em face, principalmente em região palpebral, abdome e região escrotal. Dentre os exames complementares, foi observada a relação proteína/creatinina em uma amostra isolada de urina com o valor de 4 e albumina sérica de 2g/dl.
Considerando o principal diagnóstico sindrômico para o quadro descrito, que mecanismo fisiopatogênico justificaria esse valor de albumina?
A) Aumento da pressão hidrostática
B) Redução da pressão oncótica
C) Vasodilatação provocada por mediadores inflamatórios
D) Obstrução de drenagem linfática
E) Aumento da síntese hepática de colesterol

Mãe procura pronto-socorro com lactente de 1 ano e 2 meses, com relato de edema da face de membros inferiores há 2 semanas. Ao exame, lactente apresenta-se afebril, frequência cardíaca de 120 batimentos por minuto, frequência respiratória de 40 incursões por minuto, saturação de oxigênio 98% em ar ambiente, em anasarca. Ausculta pulmonar reduzida em bases com estertores crepitantes na região. Exame abdominal com ascite moderada e dor à retirada rápida da mão em abdome difusamente.
À análise urinária, temos uma relação proteinúria/creatinúria em amostra isolada de urina de 3,5g/g, com albumina sérica de 1,8 mg/dL. Qual é a suspeita de complicação neste caso e seu respectivo tratamento?
A) Pneumonia por Streptococcus pneumoniae - Penicilina Cristalina
B) Peritonite por Streptococcus pneumoniae - Ceftriaxona
C) Peritonite por Escherichia coli - Ceftriaxona
D) Pneumonia por Moraxella catarrhalis - Ceftriaxona
E) Peritonite por Corynebacterium sp – Ceftazidima

Sobre a indicação do uso de albumina humana endovenosa na Síndrome Nefrótica idiopática assinale (V) verdadeiro ou (F) falso nas alternativas a seguir:
( ) Hipoalbuminemia.
( ) Derrame pleural importante comprometendo a respiração.
( ) Edema genital importante.
( ) Oligúria e IRA pré-renal.
A) F-V-V-V
B) V-F-V-F
C) F-V-F-V
D) F-F-V-F

Menino, 4 anos de idade, está em acompanhamento ambulatorial, em redução de dosagem de corticoide por diagnóstico de síndrome nefrótica há 3 meses. Há 2 dias, houve redução da diurese e aumento de edema generalizado. A radiografia de tórax mostra congestão pulmonar e derrame pleural laminar bilateral. Foi medicado com furosemida. Evoluiu com dor em flanco esquerdo e hematúria macroscópica. A palpação abdominal é dolorosa, com ascite e com massa palpável à esquerda.
A hipótese diagnóstica adequada ao quadro é
A) síndrome hemolítico-urêmica.
B) trombose de veia renal.
C) pielonefrite.
D) peritonite primária.
E) glomerulonefrite rapidamente progressiva.

Existem muitas formas de doença glomerular com uma patogênese que se relaciona de maneira variável com a presença de mutações genéticas, infecção, exposição a toxinas, autoimunidade, aterosclerose, hipertensão, embolia, trombose ou diabetes melito. Com relação às nefropatias, Assinale a alternativa incorreta.
A) A glomerulosclerose segmentar focal (GESF) é a nefropatia mais relacionada a neoplasia maligna (tumores sólidos de mama, pulmão, cólon)
B) A nefropatia por IgA é uma glomerulonefrite mediada por imunocomplexos
C) A nefropatia diabética é a causa isolada mais comum de insuficiência renal crônica no mundo
D) Linfomas, HIV, nefropatia hipertensiva podem estar relacionados a causas secundárias de glomerulosclerose segmentar focal (GESF)

Na infância, de 80 a 90% dos casos de síndrome nefrótica correspondem à síndrome nefrótica primária ou idiopática. Sobre essa doença, é CORRETO afirmar que:
A) O diagnóstico, uma vez que o paciente apresente a sintomatologia clássica, deve ser confirmado por meio de biópsia renal.
B) O tratamento inicial é feito através da corticoterapia, podendo ser indicado em conjunto uma dieta assódica ou hipossódica à depender dos sintomas encontrados.
C) Em pacientes com síndrome nefrótica primária, é esperado que os testes laboratoriais evidenciem um quadro de proteinúria, hipoalbuminemia e hipolipidemia.
D) A principal manifestação clínica da síndrome nefrótica é o edema, sendo sua presença essencial para o diagnóstico, diferenciando-a de outras glomerulopatias.

São características da síndrome nefrótica:
A Hipertensão, proteinúria e febre.
B Hipercolesterolemia, hipoalbuminemia e edema.
C Hipotensão, edema e disfunção renal.
D Hematúria franca, proteinúria e Hipertrigliceridemia.

A Síndrome Nefrótica se caracteriza por:
I. Proteinúria >3,5g / 1,73m² de superfície corporal em 24h
II. Albumina sérica < 3g/dL
III. Dislipidemia
IV. Edema periférico
A Apenas I e II.
B Apenas III e IV.
C Apenas I, III e IV.
D Apenas II, III e IV.
E I, II, III e IV.

São complicações da Síndrome Nefrótica:
A infecções, fenômenos hemorrágicos e hipotireoidismo
B infecções, trombose e hipertireoidismo
C trombose, hipotireoidismo e hipocalcemia
D fenômenos hemorrágicos, hipertireoidismo e hipocalcemia
E trombose, hipertireoidismo e hipercalcemia

Entre as características da Síndrome Nefrótica podemos citar, exceto:
A) Insuficiência renal grave como primeira manifestação do quadro;
B) Proteinúria normalmente alta (> 3 g/dia);
C) Hematúria discreta;
D) Cilindros hemáticos improváveis.

Pré-escolar de 6 anos de idade apresenta quadro de edema generalizado há 5 dias. Mãe relata urina em volume normal, clara e espumosa. Realizou os seguintes exames: dosagem de albumina sérica= 1,5 g/dL (valor de referência 3,5-5,5), colesterol total= 350 mg/dL (valor de referência 170-199), C4= 22 mg/dL (valor de referencia 16-38), C4=110 g/dL (Valor de referencia 90-180), análise de urina= proteínas +++, ausência de hemácias, ausência de hemoglobina, proteinúria de 24 horas= 2.600 mg/24 horas.
Nesse contexto, as opções terapêuticas abaixo podem ser adotadas, EXCETO:
A) Restrição hídrica
B) Corticoterapia
C) Reposição de albumina
D) Dieta hipossódica
E) Imunossupressores

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Escolar, sexo feminino, 6 anos de idade, portadora de síndrome nefrótica córtico-dependente, está internada em enfermaria de pediatria há 4 dias. A paciente apresentou sintomas compatíveis com resfriado comum iniciados há 1 semana e, no dia da internação, mãe relatava redução importante da diurese e lipotimia. O peso aferido na chegada foi de 31 kg (ganho de 6 kg em relação à última consulta). Hoje, a paciente está no quarto dia de internação, recebendo dieta hipossódica, infusão endovenosa de albumina humana uma vez ao dia (última dose ontem pela manhã) e prednisona oral. Está sem novas queixas, em bom estado geral, afebril e normotensa. Seguem abaixo: a tabela com a evolução dos exames laboratoriais na internação e o balanço hídrico registrado pela enfermagem nas últimas 24 horas.
Qual é a afirmação correta com relação à programação a ser estabelecida?
A) Segue apresentando indicação de albumina humana endovenosa diariamente.
B) Tem indicação de receber diurético de alça duas a três vezes ao dia.
C) Apresenta condições de alta hospitalar e seguimento ambulatorial.
D) Tem indicação de receber soro de manutenção basal 100ml/100kcal, restrito em sódio.

Homem, 25 anos, que relata uso abusivo de heroína, é admitido com edema generalizado, urina espumosa e hipertensão arterial sistêmica. Exames laboratoriais: proteinúria = 5g/24h; dislipidemia; hipoalbuminemia; creatinina = 3mg/dL. Urinálise: proteinúria e hematúria.
A hipótese diagnóstica mais provável é:
A) glomerulopatia membranosa
B) glomeruloesclerose segmentar e focal
C) glomerulonefrite mesangioproliferativa
D) doença da membrana basal fina

Menino de 4 anos apresenta-se com edema em olhos e membros inferiores, anorexia, irritabilidade e diarreia. Sem hipertensão arterial. Foi internado e na evolução apresentou piora do edema, com ascite e edema genital. Exame de urina revelou proteinúria de 3+ e hematúria microscópica. Creatinina normal, colesterol e triglicerídeos elevados. Apesar do tratamento proposto (prednisona) reinternou com mesmo quadro mais três vezes, na última vez com febre e dor abdominal importante. Mantém hematúria microscópica.
Sobre esta situação selecione a opção correta.
I – As recidivas são habitualmente tratadas de modo semelhante ao episódio inicial, exceto que os ciclos de prednisona diário são reduzidos.
II – O principal agente relacionado ao quadro de febre e dor abdominal é o pneumococo.
III – A persistência da hematúria por si só não indica realização de biópsia.
A) As afirmativas I e II são verdadeiras. A afirmativa III é falsa.
B) As afirmativas I e III são verdadeiras. A afirmativa II é falsa.
C) As afirmativas II e III são verdadeiras. A afirmativa I é falsa.
D) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
E) As afirmativas I, II e III são falsas.

Paciente masculino, 12 anos de idade, há duas semanas iniciou edema de membros inferiores que aumentou rapidamente, chegando a anasarca, com edema de pálpebra e escroto, passando de 39 kg para 47 kg de peso corporal. Pressão arterial = 85/50 mmHg deitado. Sem turgência jugular. Ascite pequena, mas sem visceromegalias. A diurese foi reduzindo de 1200ml/dia para 250 ml/dia, sendo 100 ml nas últimas seis horas. Fez exame laboratorial que mostrou creatinina sérica = 0,6 mg/dL, ureia 52 mg/dL, albumina 0,8 g/dL, sódio sérico 132mEq/L, potássio sérico 4,0 mEq/L, hemograma normal, enzimas hepáticas normais. Não conseguiu colher exames de urina hoje.
Nesse caso, qual deve ser a principal hipótese diagnóstica?
A) Síndrome nefrótica com injúria renal aguda pré-renal
B) Insuficiência cardíaca com hipotensão postural
C) Síndrome hepato-renal tipo 2
D) Kwashiorkor

C.H.B, 3 anos, masculino, encontra-se internado na enfermaria de um hospital-escola para a investigação de um quadro de edema iniciado há cerca de cinco dias, percebido em face, principalmente em região palpebral, abdome e região escrotal. Dentre os exames complementares, foi observada a relação proteína/creatinina em uma amostra isolada de urina com o valor de 4 e albumina sérica de 2g/dl.
Considerando o principal diagnóstico sindrômico para o quadro descrito, que mecanismo fisiopatogênico justificaria esse valor de albumina?
A) Aumento da pressão hidrostática
B) Redução da pressão oncótica
C) Vasodilatação provocada por mediadores inflamatórios
D) Obstrução de drenagem linfática
E) Aumento da síntese hepática de colesterol

Mãe procura pronto-socorro com lactente de 1 ano e 2 meses, com relato de edema da face de membros inferiores há 2 semanas. Ao exame, lactente apresenta-se afebril, frequência cardíaca de 120 batimentos por minuto, frequência respiratória de 40 incursões por minuto, saturação de oxigênio 98% em ar ambiente, em anasarca. Ausculta pulmonar reduzida em bases com estertores crepitantes na região. Exame abdominal com ascite moderada e dor à retirada rápida da mão em abdome difusamente.
À análise urinária, temos uma relação proteinúria/creatinúria em amostra isolada de urina de 3,5g/g, com albumina sérica de 1,8 mg/dL. Qual é a suspeita de complicação neste caso e seu respectivo tratamento?
A) Pneumonia por Streptococcus pneumoniae - Penicilina Cristalina
B) Peritonite por Streptococcus pneumoniae - Ceftriaxona
C) Peritonite por Escherichia coli - Ceftriaxona
D) Pneumonia por Moraxella catarrhalis - Ceftriaxona
E) Peritonite por Corynebacterium sp – Ceftazidima

Sobre a indicação do uso de albumina humana endovenosa na Síndrome Nefrótica idiopática assinale (V) verdadeiro ou (F) falso nas alternativas a seguir:
( ) Hipoalbuminemia.
( ) Derrame pleural importante comprometendo a respiração.
( ) Edema genital importante.
( ) Oligúria e IRA pré-renal.
A) F-V-V-V
B) V-F-V-F
C) F-V-F-V
D) F-F-V-F

Menino, 4 anos de idade, está em acompanhamento ambulatorial, em redução de dosagem de corticoide por diagnóstico de síndrome nefrótica há 3 meses. Há 2 dias, houve redução da diurese e aumento de edema generalizado. A radiografia de tórax mostra congestão pulmonar e derrame pleural laminar bilateral. Foi medicado com furosemida. Evoluiu com dor em flanco esquerdo e hematúria macroscópica. A palpação abdominal é dolorosa, com ascite e com massa palpável à esquerda.
A hipótese diagnóstica adequada ao quadro é
A) síndrome hemolítico-urêmica.
B) trombose de veia renal.
C) pielonefrite.
D) peritonite primária.
E) glomerulonefrite rapidamente progressiva.

Existem muitas formas de doença glomerular com uma patogênese que se relaciona de maneira variável com a presença de mutações genéticas, infecção, exposição a toxinas, autoimunidade, aterosclerose, hipertensão, embolia, trombose ou diabetes melito. Com relação às nefropatias, Assinale a alternativa incorreta.
A) A glomerulosclerose segmentar focal (GESF) é a nefropatia mais relacionada a neoplasia maligna (tumores sólidos de mama, pulmão, cólon)
B) A nefropatia por IgA é uma glomerulonefrite mediada por imunocomplexos
C) A nefropatia diabética é a causa isolada mais comum de insuficiência renal crônica no mundo
D) Linfomas, HIV, nefropatia hipertensiva podem estar relacionados a causas secundárias de glomerulosclerose segmentar focal (GESF)

Na infância, de 80 a 90% dos casos de síndrome nefrótica correspondem à síndrome nefrótica primária ou idiopática. Sobre essa doença, é CORRETO afirmar que:
A) O diagnóstico, uma vez que o paciente apresente a sintomatologia clássica, deve ser confirmado por meio de biópsia renal.
B) O tratamento inicial é feito através da corticoterapia, podendo ser indicado em conjunto uma dieta assódica ou hipossódica à depender dos sintomas encontrados.
C) Em pacientes com síndrome nefrótica primária, é esperado que os testes laboratoriais evidenciem um quadro de proteinúria, hipoalbuminemia e hipolipidemia.
D) A principal manifestação clínica da síndrome nefrótica é o edema, sendo sua presença essencial para o diagnóstico, diferenciando-a de outras glomerulopatias.

São características da síndrome nefrótica:
A Hipertensão, proteinúria e febre.
B Hipercolesterolemia, hipoalbuminemia e edema.
C Hipotensão, edema e disfunção renal.
D Hematúria franca, proteinúria e Hipertrigliceridemia.

A Síndrome Nefrótica se caracteriza por:
I. Proteinúria >3,5g / 1,73m² de superfície corporal em 24h
II. Albumina sérica < 3g/dL
III. Dislipidemia
IV. Edema periférico
A Apenas I e II.
B Apenas III e IV.
C Apenas I, III e IV.
D Apenas II, III e IV.
E I, II, III e IV.

São complicações da Síndrome Nefrótica:
A infecções, fenômenos hemorrágicos e hipotireoidismo
B infecções, trombose e hipertireoidismo
C trombose, hipotireoidismo e hipocalcemia
D fenômenos hemorrágicos, hipertireoidismo e hipocalcemia
E trombose, hipertireoidismo e hipercalcemia

Entre as características da Síndrome Nefrótica podemos citar, exceto:
A) Insuficiência renal grave como primeira manifestação do quadro;
B) Proteinúria normalmente alta (> 3 g/dia);
C) Hematúria discreta;
D) Cilindros hemáticos improváveis.

Pré-escolar de 6 anos de idade apresenta quadro de edema generalizado há 5 dias. Mãe relata urina em volume normal, clara e espumosa. Realizou os seguintes exames: dosagem de albumina sérica= 1,5 g/dL (valor de referência 3,5-5,5), colesterol total= 350 mg/dL (valor de referência 170-199), C4= 22 mg/dL (valor de referencia 16-38), C4=110 g/dL (Valor de referencia 90-180), análise de urina= proteínas +++, ausência de hemácias, ausência de hemoglobina, proteinúria de 24 horas= 2.600 mg/24 horas.
Nesse contexto, as opções terapêuticas abaixo podem ser adotadas, EXCETO:
A) Restrição hídrica
B) Corticoterapia
C) Reposição de albumina
D) Dieta hipossódica
E) Imunossupressores

Prévia do material em texto

<p>Telegram: @kiw ifz - Site: medvideos.tech</p><p>CURSOS DE MEDICINA</p><p>ATUALIZADOS</p><p>Estude com os melhores</p><p>materiais</p><p>https://www.invertexto.com/?n=xo2mMX</p><p>MATERIAIS DO DRIVE:</p><p>6	-	2022	USP	-	SP</p><p>Escolar,	sexo	feminino,	6	anos	de	idade,	portadora	de	síndrome	nefrótica	córtico-dependente,	está	internada	em	enfermaria	de	pediatria	há	4	dias.	A	paciente	apresentou</p><p>sintomas	compatíveis	com	resfriado	comum	iniciados	há	1	semana	e,	no	dia	da	 internação,	mãe	relatava	redução	importante	da	diurese	e	 lipotimia.	O	peso	aferido	na</p><p>chegada	foi	de	31	kg	(ganho	de	6	kg	em	relação	à	última	consulta).	Hoje,	a	paciente	está	no	quarto	dia	de	internação,	recebendo	dieta	hipossódica,	infusão	endovenosa	de</p><p>albumina	humana	uma	vez	ao	dia	 (última	dose	ontem	pela	manhã)	e	prednisona	oral.	 Está	 sem	novas	queixas,	 em	bom	estado	geral,	 afebril	 e	normotensa.	Seguem</p><p>abaixo:	a	tabela	com	a	evolução	dos	exames	laboratoriais	na	internação	e	o	balanço	hídrico	registrado	pela	enfermagem	nas	últimas	24	horas.	Qual	é	a	afirmação	correta</p><p>com	relação	à	programação	a	ser	estabelecida?</p><p>A)	Segue	apresentando	indicação	de	albumina	humana	endovenosa	diariamente.</p><p>B)	Tem	indicação	de	receber	diurético	de	alça	duas	a	três	vezes	ao	dia.</p><p>C)	Apresenta	condições	de	alta	hospitalar	e	seguimento	ambulatorial.</p><p>D)	Tem	indicação	de	receber	soro	de	manutenção	basal	100ml/100kcal,	restrito	em	sódio.</p><p>7	-	2022	USP	-	RP</p><p>Mulher,	60	anos,	procura	atendimento	por	ganho	de	peso	 (10kg),	urina	espumosa	e	edema	em	 face	e	extremidades	nos	últimos	3	meses.	Exame	 físico:	BEG,	corada,</p><p>hidratada,	eupneica,	afebril.	Edema	4+/4+.	PA	=	106	x	70	mmHg,	sem	outras	alterações.	Exames	laboratoriais:	creatinina	=	0,7	mg/dL;	ureia	=	30	mg/dL;	sódio	=	131</p><p>mmol/L;	potássio	=	4,2	mmol/L;	albumina	=	2,1	g/dL;	proteinúria	=	6.500	mg/24h.	Qual	achado	mais	provável	na	urina,	além	de	proteína?</p><p>A)	Cilindros	granulosos.</p><p>B)	Lipídios.</p><p>C)	Leucócitos.</p><p>D)	Cilindros	eritrocitários.</p><p>8	-	2022	UFRJ</p><p>Homem,	 25	 anos,	 que	 relata	 uso	 abusivo	 de	 heroína,	 é	 admitido	 com	 edema	 generalizado,	 urina	 espumosa	 e	 hipertensão	 arterial	 sistêmica.	 Exames	 laboratoriais:</p><p>proteinúria	=	5g/24h;	dislipidemia;	hipoalbuminemia;	creatinina	=	3mg/dL.	Urinálise:	proteinúria	e	hematúria.	A	hipótese	diagnóstica	mais	provável	é:</p><p>A)	glomerulopatia	membranosa</p><p>B)	glomeruloesclerose	segmentar	e	focal</p><p>C)	glomerulonefrite	mesangioproliferativa</p><p>D)	doença	da	membrana	basal	fina</p><p>Questões	da	Apostila</p><p>Realize	as	questões	de	concursos	selecionadas	para	esta	apostila	e	depois	confira	os	comentários	da	nossa	equipe	acadêmica.</p><p>Thiago Nogueira Pareja</p><p>PASSEINAPROVA@PROTONMAIL.COM</p><p>Thiago Nogueira Pareja</p><p>PASSEINAPROVA@PROTONMAIL.COM</p><p>9	-	2022	AMP</p><p>Menino	 de	 4	 anos	 apresenta-se	 com	 edema	 em	 olhos	 e	membros	 inferiores,	 anorexia,	 irritabilidade	 e	 diarreia.	 Sem	hipertensão	 arterial.	 Foi	 internado	 e	 na	 evolução</p><p>apresentou	piora	do	edema,	com	ascite	e	edema	genital.	Exame	de	urina	revelou	proteinúria	de	3+	e	hematúria	microscópica.	Creatinina	normal,	colesterol	e	triglicerídeos</p><p>elevados.	Apesar	do	 tratamento	proposto	 (prednisona)	 reinternou	com	mesmo	quadro	mais	 três	vezes,	na	última	vez	com	 febre	e	dor	abdominal	 importante.	Mantém</p><p>hematúria	microscópica.	Sobre	esta	situação	selecione	a	opção	correta.	I	–	As	recidivas	são	habitualmente	tratadas	de	modo	semelhante	ao	episódio	inicial,	exceto	que	os</p><p>ciclos	de	prednisona	diário	são	reduzidos.	II	–	O	principal	agente	relacionado	ao	quadro	de	febre	e	dor	abdominal	é	o	pneumococo.	III	–	A	persistência	da	hematúria	por	si</p><p>só	não	indica	realização	de	biópsia.</p><p>A)	As	afirmativas	I	e	II	são	verdadeiras.	A	afirmativa	III	é	falsa.</p><p>B)	As	afirmativas	I	e	III	são	verdadeiras.	A	afirmativa	II	é	falsa.</p><p>C)	As	afirmativas	II	e	III	são	verdadeiras.	A	afirmativa	I	é	falsa.</p><p>D)	As	afirmativas	I,	II	e	III	são	verdadeiras.</p><p>E)	As	afirmativas	I,	II	e	III	são	falsas.</p><p>10	-	2022	HCG</p><p>Paciente	masculino,	12	anos	de	idade,	há	duas	semanas	iniciou	edema	de	membros	inferiores	que	aumentou	rapidamente,	chegando	a	anasarca,	com	edema	de	pálpebra</p><p>e	escroto,	passando	de	39	kg	para	47	kg	de	peso	corporal.	Pressão	arterial	=	85/50	mmHg	deitado.	Sem	turgência	jugular.	Ascite	pequena,	mas	sem	visceromegalias.	A</p><p>diurese	foi	reduzindo	de	1200ml/dia	para	250	ml/dia,	sendo	100	ml	nas	últimas	seis	horas.	Fez	exame	laboratorial	que	mostrou	creatinina	sérica	=	0,6	mg/dL,	ureia	52</p><p>mg/dL,	albumina	0,8	g/dL,	sódio	sérico	132mEq/L,	potássio	sérico	4,0	mEq/L,	hemograma	normal,	enzimas	hepáticas	normais.	Não	conseguiu	colher	exames	de	urina	hoje.</p><p>Nesse	caso,	qual	deve	ser	a	principal	hipótese	diagnóstica?</p><p>A)	Síndrome	nefrótica	com	injúria	renal	aguda	pré-renal</p><p>B)	Insulficiência	cardíaca	com	hipotensão	postural</p><p>C)	Síndrome	hepato-renal	tipo	2</p><p>D)	Kwashiorkor</p><p>11	-	2022	SES	-	PE</p><p>C.H.B,	 3	 anos,	masculino,	 encontra-se	 internado	 na	 enfermaria	 de	 um	 hospital-escola	 para	 a	 investigação	 de	 um	 quadro	 de	 edema	 iniciado	 há	 cerca	 de	 cinco	 dias,</p><p>percebido	em	face,	principalmente	em	região	palpebral,	abdome	e	região	escrotal.	Dentre	os	exames	complementares,	foi	observada	a	relação	proteína/creatinina	em	uma</p><p>amostra	 isolada	 de	 urina	 com	 o	 valor	 de	 4	 e	 albumina	 sérica	 de	 2g/dl.	 Considerando	 o	 principal	 diagnóstico	 sindrômico	 para	 o	 quadro	 descrito,	 que	 mecanismo</p><p>fisiopatogênico	justificaria	esse	valor	de	albumina?</p><p>A)	Aumento	da	pressão	hidrostática</p><p>B)	Redução	da	pressão	oncótica</p><p>C)	Vasodilatação	provocada	por	mediadores	inflamatórios</p><p>D)	Obstrução	de	drenagem	linfática</p><p>E)	Aumento	da	síntese	hepática	de	colesterol</p><p>12	-	2022	HCG</p><p>A	criança	com	síndrome	nefrótica	precisa	do	seu	calendário	vacinal	completo.	Algumas	vacinas	têm	forte	recomendação	para	essas	crianças.	Entre	elas,	está:</p><p>A)	caxumba.</p><p>B)	pneumococo.</p><p>C)	rubéola.</p><p>D)	febre	amarela.</p><p>13	-	2022	HIS</p><p>Mãe	procura	pronto-socorro	com	lactente	de	1	ano	e	2	meses,	com	relato	de	edema	da	face	de	membros	inferiores	há	2	semanas.	Ao	exame,	lactente	apresenta-se	afebril,</p><p>frequência	cardíaca	de	120	batimentos	por	minuto,	frequência	respiratória	de	40	incursões	por	minuto,	saturação	de	oxigênio	98%	em	ar	ambiente,	em	anasarca.	Ausculta</p><p>pulmonar	reduzida	em	bases	com	estertores	crepitantes	na	região.	Exame	abdominal	com	ascite	moderada	e	dor	à	retirada	rápida	da	mão	em	abdome	difusamente.	À</p><p>análise	urinária,	temos	uma	relação	proteinúria/creatinúria	em	amostra	isolada	de	urina	de	3,5g/g,	com	albumina	sérica	de	1,8	mg/dL.	Qual	é	a	suspeita	de	complicação</p><p>neste	caso	e	seu	respectivo	tratamento?</p><p>A)	Pneumonia	por	Streptococcus	pneumoniae	-	Penicilina	Cristalina</p><p>B)	Peritonite	por	Streptococcus	pneumoniae	-	Ceftriaxona</p><p>C)	Peritonite	por	Escherichia	coli	-	Ceftriaxona</p><p>D)	Pneumonia	por	Moraxella	catarrhalis	-	Ceftriaxona</p><p>E)	Peritonite	por	Corynebacterium	sp	–	Ceftazidima</p><p>14	-	2022	IGESP</p><p>Das	alternativas	apresentadas	abaixo,	qual	apresenta	o	sinal	clínico	mais	frequente	na	Síndrome	Nefrótica?</p><p>A)	Febre	alta.</p><p>B)	Edema.</p><p>C)	Sede	noturna.</p><p>D)	Febre	alta.</p><p>15	-	2022	PUC	-	SP</p><p>Sobre	 a	 indicação	 do	 uso	 de	 albumina	 humana	 endovenosa	 na	 Síndrome	 Nefrótica	 idiopática	 assinale	 (V)	 verdadeiro	 ou	 (F)	 falso	 nas	 alternativas	 a	 seguir:	 (	 )</p><p>Hipoalbuminemia.	 (	 )	 Derrame	 pleural	 importante	 comprometendo	 a	 respiração.	 (	 )	 Edema	 genital	 importante.	 (	 )	 Oligúria	 e	 IRA	 pré-renal.	 Assinale	 a	 alternativa	 que</p><p>representa	a	sequência	correta:</p><p>A)	F-V-V-V</p><p>B)	V-F-V-F</p><p>C)	F-V-F-V</p><p>D)	F-F-V-F</p><p>16	-	2022	SCMRP</p><p>Menino,	4	anos	de	idade,	está	em	acompanhamento	ambulatorial,	em	redução	de	dosagem	de	corticoide	por	diagnóstico	de	síndrome	nefrótica	há	3	meses.	Há	2	dias,</p><p>houve	redução	da	diurese	e	aumento	de	edema	generalizado.	A	radiografia	de	tórax	mostra	congestão	pulmonar	e	derrame	pleural	laminar	bilateral.	Foi	medica-	do	com</p><p>furosemida.	Evoluiu	com	dor	em	flanco	esquerdo	e	hematúria	macroscópica.	A	palpação	abdominal	é	dolorosa,	com	ascite	e	com	massa	palpável	à	esquerda.	A	hipótese</p><p>diagnóstica	adequada	ao	quadro	é</p><p>A)	síndrome	hemolítico-urêmica.</p><p>B)	trombose	de	veia	renal.</p><p>C)	pielonefrite.</p><p>D)	peritonite</p><p>primária.</p><p>E)	glomerulonefrite	rapidamente	progressiva.</p><p>17	-	2022	SMS	-	JP</p><p>Existem	muitas	formas	de	doença	glomerular	com	uma	patogênese	que	se	relaciona	de	maneira	variável	com	a	presença	de	mutações	genéticas,	infecção,	exposição	a</p><p>toxinas,	autoimunidade,	aterosclerose,	hipertensão,	embolia,	trombose	ou	diabetes	melito.	Com	relação	as	nefropatias,	Assinale	a	alternativa	incorreta.</p><p>A)	A	glomerulosclerose	segmentar	focal	(GESF)	é	a	nefropatia	mais	relacionada	a	neoplasia	maligna	(tumores	sólidos	de	mama,	pulmão,	cólon)</p><p>B)	A	nefropatia	por	IgA	é	uma	glomerulonefrite	mediada	por	imunocomplexos</p><p>C)	A	nefropatia	diabética	é	a	causa	isolada	mais	comum	de	insuficiência	renal	crônica	no	mundo</p><p>D)	Linfomas,	HIV,	nefropatia	hipertensiva	podem	estar	relacionados	a	causas	secundárias	de	glomerulosclerose	segmentar	focal	(GESF)</p><p>18	-	2022	HECI</p><p>Na	infância,	de	80	a	90%	dos	casos	de	síndrome	nefrótica	correspondem	à	síndrome	nefrótica	primária	ou	idiopática.	Sobre	essa	doença,	é	CORRETO	afirmar	que:</p><p>A)	O	diagnóstico,	uma	vez	que	o	paciente	apresente	a	sintomatologia	clássica,	deve	ser	confirmado	por	meio	de	biópsia	renal.</p><p>B)	O	tratamento	inicial	é	feito	através	da	corticoterapia,	podendo	ser	indicado	em	conjunto	uma	dieta	assódica	ou	hipossódica	à	depender	dos	sintomas	encontrados.</p><p>C)	Em	pacientes	com	síndrome	nefrótica	primária,	é	esperado	que	os	testes	laboratoriais	evidenciem	um	quadro	de	proteinúria,	hipoalbuminemia	e	hipolipidemia.</p><p>D)	A	principal	manifestação	clínica	da	síndrome	nefrótica	é	o	edema,	sendo	sua	presença	essencial	para	o	diagnóstico,	diferenciando-a	de	outras	glomerulopatias.</p><p>19	-	2022	SMS	-	PR</p><p>São	características	da	síndrome	nefrótica:</p><p>A)	Hipertensão,	proteinúria	e	febre.</p><p>B)	Hipercolesterolemia,	hipoalbuminemia	e	edema.</p><p>C)	Hipotensão,	edema	e	disfunção	renal.</p><p>D)	Hematúria	franca,	proteinúria	e	Hipertrigliceridemia.</p><p>Thiago Nogueira Pareja</p><p>PASSEINAPROVA@PROTONMAIL.COM</p><p>20	-	2022	HUSE</p><p>A	Síndrome	Nefrótica	se	caracteriza	por:	I.	Proteinúria	>3,5g	/	1,73m²	de	superfície	corporal	em	24h;	II.	Albumina	sérica	<	3g/dL;	III.	Dislipidemia;	IV.	Edema	periférico</p><p>A)	Apenas	I	e	II.</p><p>B)	Apenas	III	e	IV.</p><p>C)	Apenas	I,	III	e	IV.</p><p>D)	Apenas	II,	III	e	IV.</p><p>E)	I,	II,	III	e	IV.</p><p>21	-	2022	HUSE</p><p>São	complicações	da	Síndrome	Nefrótica:</p><p>A)	Infecções,	fenômenos	hemorrágicos	e	hipotireoidismo</p><p>B)	infecções,	trombose	e	hipertireoidismo</p><p>C)	trombose,	hipotireoidismo	e	hipocalcemia</p><p>D)	fenômenos	hemorrágicos,	hipertireoidismo	e	hipocalcemia</p><p>E)	trombose,	hipertireoidismo	e	hipercalcemia</p><p>22	-	2022	HCMT</p><p>Entre	as	características	da	Síndrome	Nefrótica	podemos	citar,	exceto:</p><p>A)	Insuficiência	renal	grave	como	primeira	manifestação	do	quadro;</p><p>B)	Proteinúria	normalmente	alta	(>	3	g/dia);</p><p>C)	Hematúria	discreta;</p><p>D)	Cilindros	hemáticos	improváveis.</p><p>23	-	2022	UEPA	-	BELÉM</p><p>Pré-escolar	de	6	anos	de	idade	apresenta	quadro	de	edema	generalizado	há	5	dias.	Mãe	relata	urina	em	volume	normal,	clara	e	espumosa.	Realizou	os	seguintes	exames:</p><p>dosagem	de	albumina	sérica=	1,5	g/dL	(valor	de	referência	3,5-5,5),	colesterol	total=	350	mg/dL	(valor	de	referência	170-199),	C4=	22	mg/dL	(valor	de	referencia	16-38),</p><p>C4=110	g/dL	 (Valor	de	 referencia	90-180),	análise	de	urina=	proteínas	+++,	ausência	de	hemácias,	ausência	de	hemoglobina,	proteinúria	de	24	horas=	2.600	mg/24</p><p>horas.	Nesse	contexto,	as	opções	terapêuticas	abaixo	podem	ser	adotadas,	EXCETO:</p><p>A)	Restrição	hídrica</p><p>B)	Corticoterapia</p><p>C)	Reposição	de	albumina</p><p>D)	Dieta	hipossódica</p><p>E)	Imunossupressores</p><p>Thiago Nogueira Pareja</p><p>PASSEINAPROVA@PROTONMAIL.COM</p>

Mais conteúdos dessa disciplina