Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil [...] é meta expressa no seguinte documento legal:
A) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.
B) Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
C) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
D) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação dos Povos Indígenas e para o Ensino da História e da sua Cultura.
E) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Ao conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos da educação básica que orientam as propostas pedagógicas das escolas brasileiras, nos diferentes sistemas de ensino, denominamos:
A) Plano Nacional de Educação.
B) Referencial Curricular da Educação Básica.
C) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
D) Diretrizes Curriculares Nacionais.
E) Plano de Desenvolvimento da Educação.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/96) estabelece incumbências para os docentes. Identifique, das relacionadas a seguir, aquela que busca garantir diretamente o direito do aluno.
A) Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
B) Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
C) Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.
D) Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
E) Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/1996), o ensino será ministrado com base, dentre outros, no seguinte princípio:
A) respeito ao uso do livro escolar escolhido pela família e/ou criança.
B) liberdade do uso ou não de uniforme nas dependências da escola.
C) igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
D) incentivo aos estudos e acompanhamento das lições de casa pela família.

A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) estabelece que é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula, no ensino fundamental, dos menores, a partir dos:
A) cinco anos e onze meses.
B) seis anos de idade.
C) sete anos de idade.
D) oito anos de idade.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 é considerada a mais importante lei educacional brasileira na medida em que traçou um ordenamento jurídico sobre o sistema de ensino brasileiro, reestruturando o sistema educacional brasileiro e criando as modalidades de ensino, dentre elas a Educação Profissional. Pela primeira vez, consta em uma lei geral da educação brasileira um capítulo específico sobre educação profissional que a integra e articula às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia e conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva. Segundo as Diretrizes Operacionais para a Educação Profissional (Parecer CNE/CEB n.º 17/97), a articulação entre a educação profissional básica e a educação básica admite várias situações, entre as quais:
É correto o que se afirma em:
I. exigência de ensino fundamental concluído no todo ou em parte para acesso à qualificação profissional;
II. dispensa do ensino fundamental para acesso e exigência de sua conclusão, no todo ou em parte, para certificação de qualificação profissional;
III. independência, para acesso e certificação, entre a educação profissional básica e a educação básica;
IV. articulação entre as instituições educacionais, objetivando proporcionar aos alunos dos programas de qualificação profissional oportunidades e condições de regularização e complementação do ensino fundamental.
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.

De acordo com o a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), fazem parte dos conselhos escolares:
A) diretores, professores e estudantes, apenas.
B) professores, diretores e supervisores.
C) diretores, supervisores e pais.
D) diretores, professores e pais, apenas.
E) professores, funcionários, estudantes e pais.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, a avaliação deve ser:
A) apenas qualitativa.
B) apenas contínua.
C) somativa e quantitativa.
D) apenas somativa.
E) contínua e cumulativa.

Em relação ao tema Currículo e Diversidade, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao final, assinale a opção correspondente.
( ) A diversidade pode ser entendida como um fenômeno que atravessa o tempo e o espaço e se torna uma questão cada vez mais séria quanto mais complexas vão se tornando as sociedades.
( ) A diversidade cultural é dependente do contexto. Aquilo que julgamos como diferença social, histórica e culturalmente construída recebe a mesma interpretação em diferentes sociedades.
( ) Na perspectiva curricular de organização e relacionamento com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) a diversidade está presente na parte diversificada, a qual os educadores sabem que, hierarquicamente, por mais que possamos negar, ocupa um lugar menor do que o núcleo comum.
( ) A incorporação da diversidade no currículo deve ser entendida como uma ilustração ou modismo, uma vez que está compreendida no campo político e tenso no qual as diferenças são produzidas.
( ) Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. As diferenças são também construídas pelos sujeitos sociais ao longo do processo histórico e cultural, nos processos de adaptação do homem e da mulher ao meio social e no contexto das relações de poder.
A) V, F, V, F, V
B) V, V, V, V, F
C) F, V, F, V, V
D) V, V, F, F, V
E) F, V, V, F, F

Com as normas regimentais básicas, além de implementar os dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (Lei no 9.394/96), pretende-se instituir um mecanismo legal e necessário para:
I. promover a gestão democrática da escola, desconsiderando seu padrão de qualidade.
II. fortalecer a autonomia pedagógica, financeira e administrativa.
III. valorizar os alunos, por meio de sua participação em grêmios e concursos estudantis.
IV. transformar os processos de avaliação institucional do desempenho das escolas e dos alunos.
A) I e II.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I e III.
E) III e IV.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) prevê que a Educação de Jovens e Adultos será destinada àqueles que:
A) trabalham durante o dia, em jornadas de trabalho superior a 20 horas semanais.
B) precisam desenvolver atividades educativas como forma de cumprimento à liberdade assistida.
C) não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
D) se encontram em programas de correção de fluxo idade/série, por estarem atrasados em relação à série esperada.
E) necessitam acelerar sua escolaridade devido à urgência de entrar no mercado de trabalho.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96), os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais:
I. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.
II. Infraestrutura adequada para as várias necessidades existentes, na esfera pública bem como na esfera privada.
III. Professores com especialização adequada em nível superior, para atendimento especializado na educação regular e nos cursos de formação continuada.
IV. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade.
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) II, III e IV.
E) I, III e IV.

Marçal e Souza (2001), em material do Progestão, destacam que a autonomia construída no âmbito das escolas diz respeito à:
A) garantia legal da soberania da instituição, por meio da qual a gestão toma as decisões necessárias para o bom funcionamento da escola.
B) implementação de um projeto pedagógico compartilhado, pelo qual a equipe escolar responde pelas ações e resultados da prática educativa.
C) determinação legal expressa pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que todas as escolas brasileiras devem acatar.
D) atuação individualizada e responsável de cada funcionário da escola, que, ao ser efetivado, está ciente de suas obrigações.
E) necessidade da gestão escolar garantir o atendimento das demandas dos alunos e suas famílias.

A Escola tem a função precípua de educar, de orientar o aluno para que cresça e se assuma como pessoa e cidadão, conforme preceitua a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, levando em conta a realidade na qual vive de uma sociedade com um histórico intenso de desigualdade, exclusão e discriminação. Por isso, é absolutamente necessário que:
Considere as afirmativas enumeradas e assinale a opção correta.
I o tempo de escola seja cumprido pelo aluno como um direito social, que garanta, dê espaço, discuta e explore, de forma democrática, a vivência da diversidade;
II a Escola defina a base curricular atendendo ao disposto nos artigos 26A e 79B da LDB, criando as condições para as aprendizagens relativas à sociodiversidade.
III os professores tenham total autonomia para construir sua proposta pedagógica, decidindo o que, como e quando desenvolver determinados conteúdos e quais metodologias adotar.
IV a Escola construa e coloque em prática um projeto educativo que garanta uma educação igualitária e de qualidade para todos, respeitando todas as dimensões da diversidade.
A) I, II e IV.
B) I, III e IV.
C) Apenas II e III.
D) Apenas II e IV.
E) Apenas III e IV.

Considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei n./ 9.394/1996), julgue os itens subsequentes. Cabe aos docentes participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino onde atuam e executá-la a partir de um plano de trabalho coerente com as metas estabelecidas.
C) Certo
E) Errado

O pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, o respeito à liberdade, o apreço à tolerância e a valorização da experiência extraescolar constituem princípios nos quais o ensino brasileiro deve fundamentar-se.
C) Certo
E) Errado

A elaboração das normas de gestão democrática dos sistemas de ensino municipais é de competência do sistema de ensino federal, o que garante a unidade na gestão da educação básica.
C) Certo
E) Errado

O ensino privado, cuja qualidade deve ser avaliada pelo poder público, sujeita-se às mesmas normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino.
C) Certo
E) Errado

Acerca da história da educação, julgue os itens que se seguem. O Conselho Federal de Educação, criado em 1962, foi instituído pela primeira lei de diretrizes e bases da educação nacional.
C) Certo
E) Errado

A formação do trabalhador no Brasil começou a ser feita desde os tempos mais remotos da colonização, tendo como os primeiros aprendizes de ofícios os índios e os escravos. Mais tarde, acompanhando as mudanças da economia e da sociedade brasileira o Estado adotou um modelo de aprendizagem dos ofícios manufatureiros que se destinava ao amparo da camada menos privilegiada da sociedade brasileira. Com base no enunciado, leia as afirmativas a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação à história da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.
A opção que indica a sequência correta é:
( ) Um dos marcos da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil foi a criação de dezenove Escolas de Aprendizes e Artífices destinadas ao ensino profissional, secundário e gratuito para as crianças e os jovens, em 1909, pelo então presidente Nilo Peçanha.
( ) O fato da formação profissional no Brasil, desde 1909, ter sido ofertada às camadas menos privilegiadas da sociedade acabou por produzir uma visão preconceituosa sobre a educação profissional, considerada por muitos como o ensino vinculado às profissões ligadas à técnica e às atividades manuais.
( ) As Escolas de Aprendizes e Artífices foram transformadas em Escolas Industriais e Técnicas, passando a oferecer a formação profissional em nível equivalente ao do primário e com a autorização dos estudantes ingressarem no ensino superior idêntico à da sua formação.
( ) O enunciado retrata o enfoque assistencialista contido nas primeiras legislações da educação profissional brasileira, superado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, que passou a qualificá-la como um mecanismo para favorecer a inclusão social e a democratização dos bens sociais.
A) F, V, F, V.
B) F, F, V, F.
C) V, V, V, F.
D) V, F, F, V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil [...] é meta expressa no seguinte documento legal:
A) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.
B) Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
C) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
D) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação dos Povos Indígenas e para o Ensino da História e da sua Cultura.
E) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Ao conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos da educação básica que orientam as propostas pedagógicas das escolas brasileiras, nos diferentes sistemas de ensino, denominamos:
A) Plano Nacional de Educação.
B) Referencial Curricular da Educação Básica.
C) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
D) Diretrizes Curriculares Nacionais.
E) Plano de Desenvolvimento da Educação.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/96) estabelece incumbências para os docentes. Identifique, das relacionadas a seguir, aquela que busca garantir diretamente o direito do aluno.
A) Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
B) Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
C) Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.
D) Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
E) Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/1996), o ensino será ministrado com base, dentre outros, no seguinte princípio:
A) respeito ao uso do livro escolar escolhido pela família e/ou criança.
B) liberdade do uso ou não de uniforme nas dependências da escola.
C) igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
D) incentivo aos estudos e acompanhamento das lições de casa pela família.

A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) estabelece que é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula, no ensino fundamental, dos menores, a partir dos:
A) cinco anos e onze meses.
B) seis anos de idade.
C) sete anos de idade.
D) oito anos de idade.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 é considerada a mais importante lei educacional brasileira na medida em que traçou um ordenamento jurídico sobre o sistema de ensino brasileiro, reestruturando o sistema educacional brasileiro e criando as modalidades de ensino, dentre elas a Educação Profissional. Pela primeira vez, consta em uma lei geral da educação brasileira um capítulo específico sobre educação profissional que a integra e articula às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia e conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva. Segundo as Diretrizes Operacionais para a Educação Profissional (Parecer CNE/CEB n.º 17/97), a articulação entre a educação profissional básica e a educação básica admite várias situações, entre as quais:
É correto o que se afirma em:
I. exigência de ensino fundamental concluído no todo ou em parte para acesso à qualificação profissional;
II. dispensa do ensino fundamental para acesso e exigência de sua conclusão, no todo ou em parte, para certificação de qualificação profissional;
III. independência, para acesso e certificação, entre a educação profissional básica e a educação básica;
IV. articulação entre as instituições educacionais, objetivando proporcionar aos alunos dos programas de qualificação profissional oportunidades e condições de regularização e complementação do ensino fundamental.
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.

De acordo com o a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), fazem parte dos conselhos escolares:
A) diretores, professores e estudantes, apenas.
B) professores, diretores e supervisores.
C) diretores, supervisores e pais.
D) diretores, professores e pais, apenas.
E) professores, funcionários, estudantes e pais.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, a avaliação deve ser:
A) apenas qualitativa.
B) apenas contínua.
C) somativa e quantitativa.
D) apenas somativa.
E) contínua e cumulativa.

Em relação ao tema Currículo e Diversidade, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao final, assinale a opção correspondente.
( ) A diversidade pode ser entendida como um fenômeno que atravessa o tempo e o espaço e se torna uma questão cada vez mais séria quanto mais complexas vão se tornando as sociedades.
( ) A diversidade cultural é dependente do contexto. Aquilo que julgamos como diferença social, histórica e culturalmente construída recebe a mesma interpretação em diferentes sociedades.
( ) Na perspectiva curricular de organização e relacionamento com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) a diversidade está presente na parte diversificada, a qual os educadores sabem que, hierarquicamente, por mais que possamos negar, ocupa um lugar menor do que o núcleo comum.
( ) A incorporação da diversidade no currículo deve ser entendida como uma ilustração ou modismo, uma vez que está compreendida no campo político e tenso no qual as diferenças são produzidas.
( ) Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. As diferenças são também construídas pelos sujeitos sociais ao longo do processo histórico e cultural, nos processos de adaptação do homem e da mulher ao meio social e no contexto das relações de poder.
A) V, F, V, F, V
B) V, V, V, V, F
C) F, V, F, V, V
D) V, V, F, F, V
E) F, V, V, F, F

Com as normas regimentais básicas, além de implementar os dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (Lei no 9.394/96), pretende-se instituir um mecanismo legal e necessário para:
I. promover a gestão democrática da escola, desconsiderando seu padrão de qualidade.
II. fortalecer a autonomia pedagógica, financeira e administrativa.
III. valorizar os alunos, por meio de sua participação em grêmios e concursos estudantis.
IV. transformar os processos de avaliação institucional do desempenho das escolas e dos alunos.
A) I e II.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I e III.
E) III e IV.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) prevê que a Educação de Jovens e Adultos será destinada àqueles que:
A) trabalham durante o dia, em jornadas de trabalho superior a 20 horas semanais.
B) precisam desenvolver atividades educativas como forma de cumprimento à liberdade assistida.
C) não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
D) se encontram em programas de correção de fluxo idade/série, por estarem atrasados em relação à série esperada.
E) necessitam acelerar sua escolaridade devido à urgência de entrar no mercado de trabalho.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96), os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais:
I. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.
II. Infraestrutura adequada para as várias necessidades existentes, na esfera pública bem como na esfera privada.
III. Professores com especialização adequada em nível superior, para atendimento especializado na educação regular e nos cursos de formação continuada.
IV. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade.
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) II, III e IV.
E) I, III e IV.

Marçal e Souza (2001), em material do Progestão, destacam que a autonomia construída no âmbito das escolas diz respeito à:
A) garantia legal da soberania da instituição, por meio da qual a gestão toma as decisões necessárias para o bom funcionamento da escola.
B) implementação de um projeto pedagógico compartilhado, pelo qual a equipe escolar responde pelas ações e resultados da prática educativa.
C) determinação legal expressa pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que todas as escolas brasileiras devem acatar.
D) atuação individualizada e responsável de cada funcionário da escola, que, ao ser efetivado, está ciente de suas obrigações.
E) necessidade da gestão escolar garantir o atendimento das demandas dos alunos e suas famílias.

A Escola tem a função precípua de educar, de orientar o aluno para que cresça e se assuma como pessoa e cidadão, conforme preceitua a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, levando em conta a realidade na qual vive de uma sociedade com um histórico intenso de desigualdade, exclusão e discriminação. Por isso, é absolutamente necessário que:
Considere as afirmativas enumeradas e assinale a opção correta.
I o tempo de escola seja cumprido pelo aluno como um direito social, que garanta, dê espaço, discuta e explore, de forma democrática, a vivência da diversidade;
II a Escola defina a base curricular atendendo ao disposto nos artigos 26A e 79B da LDB, criando as condições para as aprendizagens relativas à sociodiversidade.
III os professores tenham total autonomia para construir sua proposta pedagógica, decidindo o que, como e quando desenvolver determinados conteúdos e quais metodologias adotar.
IV a Escola construa e coloque em prática um projeto educativo que garanta uma educação igualitária e de qualidade para todos, respeitando todas as dimensões da diversidade.
A) I, II e IV.
B) I, III e IV.
C) Apenas II e III.
D) Apenas II e IV.
E) Apenas III e IV.

Considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei n./ 9.394/1996), julgue os itens subsequentes. Cabe aos docentes participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino onde atuam e executá-la a partir de um plano de trabalho coerente com as metas estabelecidas.
C) Certo
E) Errado

O pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, o respeito à liberdade, o apreço à tolerância e a valorização da experiência extraescolar constituem princípios nos quais o ensino brasileiro deve fundamentar-se.
C) Certo
E) Errado

A elaboração das normas de gestão democrática dos sistemas de ensino municipais é de competência do sistema de ensino federal, o que garante a unidade na gestão da educação básica.
C) Certo
E) Errado

O ensino privado, cuja qualidade deve ser avaliada pelo poder público, sujeita-se às mesmas normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino.
C) Certo
E) Errado

Acerca da história da educação, julgue os itens que se seguem. O Conselho Federal de Educação, criado em 1962, foi instituído pela primeira lei de diretrizes e bases da educação nacional.
C) Certo
E) Errado

A formação do trabalhador no Brasil começou a ser feita desde os tempos mais remotos da colonização, tendo como os primeiros aprendizes de ofícios os índios e os escravos. Mais tarde, acompanhando as mudanças da economia e da sociedade brasileira o Estado adotou um modelo de aprendizagem dos ofícios manufatureiros que se destinava ao amparo da camada menos privilegiada da sociedade brasileira. Com base no enunciado, leia as afirmativas a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação à história da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.
A opção que indica a sequência correta é:
( ) Um dos marcos da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil foi a criação de dezenove Escolas de Aprendizes e Artífices destinadas ao ensino profissional, secundário e gratuito para as crianças e os jovens, em 1909, pelo então presidente Nilo Peçanha.
( ) O fato da formação profissional no Brasil, desde 1909, ter sido ofertada às camadas menos privilegiadas da sociedade acabou por produzir uma visão preconceituosa sobre a educação profissional, considerada por muitos como o ensino vinculado às profissões ligadas à técnica e às atividades manuais.
( ) As Escolas de Aprendizes e Artífices foram transformadas em Escolas Industriais e Técnicas, passando a oferecer a formação profissional em nível equivalente ao do primário e com a autorização dos estudantes ingressarem no ensino superior idêntico à da sua formação.
( ) O enunciado retrata o enfoque assistencialista contido nas primeiras legislações da educação profissional brasileira, superado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, que passou a qualificá-la como um mecanismo para favorecer a inclusão social e a democratização dos bens sociais.
A) F, V, F, V.
B) F, F, V, F.
C) V, V, V, F.
D) V, F, F, V.

Prévia do material em texto

<p>LDB</p><p>50 QUESTÕES</p><p>Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional</p><p>ROSI PETRY</p><p>01/06/2023</p><p>1 - [...] Promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade</p><p>multicultural e pluriétnica do Brasil [...] é meta expressa no seguinte documento legal:</p><p>A) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.</p><p>B) Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.</p><p>C) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.</p><p>D) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação dos Povos Indígenas e para o Ensino</p><p>da História e da sua Cultura.</p><p>E) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico-Raciais e para o</p><p>Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.</p><p>2 - Ao conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e</p><p>procedimentos da educação básica que orientam as propostas pedagógicas das</p><p>escolas brasileiras, nos diferentes sistemas de ensino, denominamos</p><p>A) Plano Nacional de Educação.</p><p>B) Referencial Curricular da Educação Básica.</p><p>C) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.</p><p>D) Diretrizes Curriculares Nacionais.</p><p>E) Plano de Desenvolvimento da Educação.</p><p>3 - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/96) estabelece</p><p>incumbências para os docentes. Identifique, das relacionadas a seguir, aquela que</p><p>busca garantir diretamente o direito do aluno.</p><p>A) Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.</p><p>B) Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do</p><p>estabelecimento de ensino.</p><p>C) Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao</p><p>desenvolvimento profissional.</p><p>D) Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.</p><p>E) Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.</p><p>4 - De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº</p><p>9.394/1996), o ensino será ministrado com base, dentre outros, no seguinte princípio:</p><p>A) respeito ao uso do livro escolar escolhido pela família e/ou criança.</p><p>B) liberdade do uso ou não de uniforme nas dependências da escola.</p><p>C) igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.</p><p>D) incentivo aos estudos e acompanhamento das lições de casa pela família.</p><p>5 - A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) estabelece que é dever dos</p><p>pais ou responsáveis efetuar a matrícula, no ensino fundamental, dos menores, a</p><p>partir dos</p><p>A) cinco anos e onze meses.</p><p>B) seis anos de idade.</p><p>C) sete anos de idade.</p><p>D) oito anos de idade.</p><p>6 - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 é considerada a mais importante</p><p>lei educacional brasileira na medida em que traçou um ordenamento jurídico sobre o</p><p>sistema de ensino brasileiro, reestruturando o sistema educacional brasileiro e</p><p>criando as modalidades de ensino, dentre elas a Educação Profissional. Pela primeira</p><p>vez, consta em uma lei geral da educação brasileira um capítulo específico sobre</p><p>educação profissional que a integra e articula às diferentes formas de educação, ao</p><p>trabalho, à ciência e à tecnologia e conduz ao permanente desenvolvimento de</p><p>aptidões para a vida produtiva. Segundo as Diretrizes Operacionais para a Educação</p><p>Profissional (Parecer CNE/CEB n.º 17/97), a articulação entre a educação profissional</p><p>básica e a educação básica admite várias situações, entre as quais:</p><p>I. exigência de ensino fundamental concluído no todo ou em parte para acesso à</p><p>qualificação profissional;</p><p>II. dispensa do ensino fundamental para acesso e exigência de sua conclusão, no todo</p><p>ou em parte, para certificação de qualificação profissional;</p><p>III. independência, para acesso e certificação, entre a educação profissional básica e a</p><p>educação básica;</p><p>IV. articulação entre as instituições educacionais, objetivando proporcionar aos alunos</p><p>dos programas de qualificação profissional oportunidades e condições de regularização</p><p>e complementação do ensino fundamental.</p><p>É correto o que se afirma em:</p><p>A) I e II, apenas.</p><p>B) I e III, apenas.</p><p>C) III e IV, apenas.</p><p>D) I, II e III, apenas.</p><p>E) I, II, III e IV.</p><p>7 - De acordo com o a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), fazem parte dos</p><p>conselhos escolares:</p><p>A) diretores, professores e estudantes, apenas.</p><p>B) professores, diretores e supervisores.</p><p>C) diretores, supervisores e pais.</p><p>D) diretores, professores e pais, apenas.</p><p>E) professores, funcionários, estudantes e pais.</p><p>8 - De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, a avaliação deve</p><p>ser</p><p>A) apenas qualitativa.</p><p>B) apenas contínua.</p><p>C) somativa e quantitativa.</p><p>D) apenas somativa.</p><p>E) contínua e cumulativa.</p><p>9 - Em relação ao tema Currículo e Diversidade, analise os itens a seguir e marque com</p><p>V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao final, assinale a opção</p><p>correspondente.</p><p>( ) A diversidade pode ser entendida como um fenômeno que atravessa o tempo e o</p><p>espaço e se torna uma questão cada vez mais séria quanto mais complexas vão se</p><p>tornando as sociedades.</p><p>( ) A diversidade cultural é dependente do contexto. Aquilo que julgamos como</p><p>diferença social, histórica e culturalmente construída recebe a mesma interpretação em</p><p>diferentes sociedades.</p><p>( ) Na perspectiva curricular de organização e relacionamento com a Lei de Diretrizes e</p><p>Bases (LDB) a diversidade está presente na parte diversificada, a qual os educadores</p><p>sabem que, hierarquicamente, por mais que possamos negar, ocupa um lugar menor do</p><p>que o núcleo comum.</p><p>( ) A incorporação da diversidade no currículo deve ser entendida como uma ilustração</p><p>ou modismo, uma vez que está compreendida no campo político e tenso no qual as</p><p>diferenças são produzidas.</p><p>( ) Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como a construção</p><p>histórica, cultural e social das diferenças. As diferenças são também construídas pelos</p><p>sujeitos sociais ao longo do processo histórico e cultural, nos processos de adaptação</p><p>do homem e da mulher ao meio social e no contexto das relações de poder.</p><p>A) V, F, V, F, V</p><p>B) V, V, V, V, F</p><p>C) F, V, F, V, V</p><p>D) V, V, F, F, V</p><p>E) F, V, V, F, F</p><p>10 - Com as normas regimentais básicas, além de implementar os dispositivos da Lei</p><p>de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (Lei no 9.394/96), pretende-se</p><p>instituir um mecanismo legal e necessário para</p><p>I. promover a gestão democrática da escola, desconsiderando seu padrão de qualidade.</p><p>II. fortalecer a autonomia pedagógica, financeira e administrativa.</p><p>III. valorizar os alunos, por meio de sua participação em grêmios e concursos estudantis.</p><p>IV. transformar os processos de avaliação institucional do desempenho das escolas e</p><p>dos alunos.</p><p>Está correto o apresentado APENAS em</p><p>A) I e II.</p><p>B) II e III.</p><p>C) II e IV.</p><p>D) I e III.</p><p>E) III e IV.</p><p>11 - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) prevê que a</p><p>Educação de Jovens e Adultos será destinada àqueles que</p><p>A) trabalham durante o dia, em jornadas de trabalho superior a 20 horas semanais.</p><p>B) precisam desenvolver atividades educativas como forma de cumprimento à liberdade</p><p>assistida.</p><p>C) não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na</p><p>idade própria.</p><p>D) se encontram em programas de correção de fluxo idade/série, por estarem atrasados</p><p>em relação à série esperada.</p><p>E) necessitam acelerar sua escolaridade devido à urgência de entrar no mercado de</p><p>trabalho.</p><p>12 - De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96),</p><p>os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais:</p><p>I. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para</p><p>atender às suas necessidades.</p><p>II. Infraestrutura adequada para as várias necessidades existentes, na esfera pública</p><p>bem como na esfera privada.</p><p>III. Professores com especialização adequada em nível superior, para atendimento</p><p>especializado na educação regular e nos cursos de</p><p>formação continuada.</p><p>IV. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em</p><p>sociedade.</p><p>Está correto o que se afirma APENAS em</p><p>A) I e II.</p><p>A) I e II.</p><p>B) I e IV.</p><p>C) II e III.</p><p>D) II, III e IV.</p><p>E) I, III e IV.</p><p>13 - Marçal e Souza (2001), em material do Progestão, destacam que a autonomia</p><p>construída no âmbito das escolas diz respeito à</p><p>A) garantia legal da soberania da instituição, por meio da qual a gestão toma as decisões</p><p>necessárias para o bom funcionamento da escola.</p><p>B) implementação de um projeto pedagógico compartilhado, pelo qual a equipe escolar</p><p>responde pelas ações e resultados da prática educativa.</p><p>C) determinação legal expressa pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que</p><p>todas as escolas brasileiras devem acatar.</p><p>D) atuação individualizada e responsável de cada funcionário da escola, que, ao ser</p><p>efetivado, está ciente de suas obrigações.</p><p>E) necessidade da gestão escolar garantir o atendimento das demandas dos alunos e</p><p>suas famílias.</p><p>14 - A Escola tem a função precípua de educar, de orientar o aluno para que cresça e</p><p>se assuma como pessoa e cidadão, conforme preceitua a Lei de Diretrizes e Bases da</p><p>Educação Nacional, levando em conta a realidade na qual vive de uma sociedade com</p><p>um histórico intenso de desigualdade, exclusão e discriminação. Por isso, é</p><p>absolutamente necessário que:</p><p>I o tempo de escola seja cumprido pelo aluno como um direito social, que garanta, dê</p><p>espaço, discuta e explore, de forma democrática, a vivência da diversidade;</p><p>II a Escola defina a base curricular atendendo ao disposto nos artigos 26A e 79B da LDB,</p><p>criando as condições para as aprendizagens relativas à sociodiversidade.</p><p>III os professores tenham total autonomia para construir sua proposta pedagógica,</p><p>decidindo o que, como e quando desenvolver determinados conteúdos e quais</p><p>metodologias adotar.</p><p>IV a Escola construa e coloque em prática um projeto educativo que garanta uma</p><p>educação igualitária e de qualidade para todos, respeitando todas as dimensões da</p><p>diversidade.</p><p>Considere as afirmativas enumeradas e assinale a opção correta.</p><p>A) I, II e IV.</p><p>B) I, III e IV.</p><p>C) Apenas II e III.</p><p>D) Apenas II e IV.</p><p>E) Apenas III e IV.</p><p>15 - Considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB</p><p>Lei n./ 9.394/1996), julgue os itens subsequentes. Cabe aos docentes participar da</p><p>elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino onde atuam e</p><p>executá-la a partir de um plano de trabalho coerente com as metas estabelecidas.</p><p>C) Certo</p><p>E) Errado</p><p>16 - O pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, o respeito à liberdade, o</p><p>apreço à tolerância e a valorização da experiência extraescolar constituem princípios</p><p>nos quais o ensino brasileiro deve fundamentar-se.</p><p>C) Certo</p><p>E) Errado</p><p>17 - A elaboração das normas de gestão democrática dos sistemas de ensino</p><p>municipais é de competência do sistema de ensino federal, o que garante a unidade</p><p>na gestão da educação básica.</p><p>C) Certo</p><p>E) Errado</p><p>18 - O ensino privado, cuja qualidade deve ser avaliada pelo poder público, sujeita-se</p><p>às mesmas normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino.</p><p>C) Certo</p><p>E) Errado</p><p>19 - Acerca da história da educação, julgue os itens que se seguem.O Conselho Federal</p><p>de Educação, criado em 1962, foi instituído pela primeira lei de diretrizes e bases da</p><p>educação nacional.</p><p>C) Certo</p><p>E) Errado</p><p>20 - A formação do trabalhador no Brasil começou a ser feita desde os tempos mais</p><p>remotos da colonização, tendo como os primeiros aprendizes de ofícios os índios e os</p><p>escravos. Mais tarde, acompanhando as mudanças da economia e da sociedade</p><p>brasileira o Estado adotou um modelo de aprendizagem dos ofícios manufatureiros</p><p>que se destinava ao amparo da camada menos privilegiada da sociedade brasileira.</p><p>Com base no enunciado, leia as afirmativas a seguir e julgue-as como verdadeiras (V)</p><p>ou falsas (F) em relação à história da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.</p><p>( ) Um dos marcos da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil foi a criação de</p><p>dezenove Escolas de Aprendizes e Artífices destinadas ao ensino profissional, secundário</p><p>e gratuito para as crianças e os jovens, em 1909, pelo então presidente Nilo Peçanha.</p><p>( ) O fato da formação profissional no Brasil, desde 1909, ter sido ofertada às camadas</p><p>menos privilegiadas da sociedade acabou por produzir uma visão preconceituosa sobre</p><p>a educação profissional, considerada por muitos como o ensino vinculado às profissões</p><p>ligadas à técnica e às atividades manuais.</p><p>( ) As Escolas de Aprendizes e Artífices foram transformadas em Escolas Industriais e</p><p>Técnicas, passando a oferecer a formação profissional em nível equivalente ao do</p><p>primário e com a autorização dos estudantes ingressarem no ensino superior idêntico à</p><p>da sua formação.</p><p>( ) O enunciado retrata o enfoque assistencialista contido nas primeiras legislações da</p><p>educação profissional brasileira, superado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação</p><p>Nacional, Lei 9.394/96, que passou a qualificá-la como um mecanismo para favorecer a</p><p>inclusão social e a democratização dos bens sociais.</p><p>A opção que indica a sequência correta é</p><p>A) F, V, F, V.</p><p>B) F, F, V, F.</p><p>C) V, V, V, F.</p><p>D) V, F, F, V.</p><p>21 - De acordo com Saviani (2010), relacione adequadamente o período às respectivas</p><p>ideias pedagógicas. (Alguns números poderão ser usados mais de uma vez.)</p><p>1. 1º período: entre 1549 e 1759.</p><p>2. 2º período: entre 1759 e 1932.</p><p>3. 3º período: entre 1932 e 1969.</p><p>4. 4º período: entre 1969 e 2001.</p><p>( ) Marcado pela configuração da concepção pedagógica produtivista, baseada no</p><p>pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade,</p><p>eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advoga a reordenação do processo</p><p>educativo de maneira que o torne objetivo e operacional.</p><p>( ) Expõe os embates desenvolvidos pela Associação Brasileira de Educação (ABE), que</p><p>culminaram com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.</p><p>( ) Encaminhamento do projeto da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação</p><p>Nacional (LDB) ao Congresso Nacional, por iniciativa de Clemente Mariani,</p><p>desencadeando um conflito, ao longo de sua tramitação, entre os defensores da escola</p><p>pública e os da escola particular.</p><p>( ) O Estado imprime uma forma de organização às escolas buscando obter o máximo</p><p>de resultados com os recursos destinados à educação. Para tanto, são mobilizados</p><p>instrumentos como a pedagogia da qualidade total e a pedagogia corporativa.</p><p>( ) Coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional, sendo</p><p>conhecida como a época dominada pelas reformas pombalinas da instrução pública.</p><p>( ) Monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional dominado pela pedagogia</p><p>jesuítica.</p><p>A sequência está correta em</p><p>A) 4, 3, 3, 4, 2, 1.</p><p>B) 4, 3, 2, 2, 1, 1.</p><p>C) 3, 1, 2, 3, 4, 3.</p><p>D) 2, 1, 3, 4, 2, 1.</p><p>E) 4, 3, 3, 2, 2, 1.</p><p>22 - Leia com atenção as proposições abaixo:</p><p>Considerando as proposições acima e firmando-se na abordagem dos Parâmetros</p><p>Curriculares Nacionais quanto às relações entre aprendizagem escolar e trabalho, é</p><p>correto afirmar que:</p><p>A) A proposição I apresenta considerações relacionadas aos princípios da tendência</p><p>pedagógica tecnicista.</p><p>B) A proposição II apresenta contradição aos ditames da Lei de Diretrizes e Bases da</p><p>Educação Nacional (LDB) no tocante aos objetivos da educação nacional.</p><p>C) As considerações expostas nas proposições I e II vinculam-se positivamente às</p><p>relações entre aprendizagem escolar e trabalho apresentadas nos Parâmetros</p><p>Curriculares Nacionais.</p><p>D) A proposição II apresenta contradição aos apontamentos didáticos apresentados nos</p><p>Parâmetros Curriculares Nacionais.</p><p>23 - O fato de um grupo de professores em que avalia e aceita a taxa de reprovação e</p><p>evasão escolar como normais evidencia que:</p><p>A) As concepções e práticas pedagógicas deste grupo são conservadoras.</p><p>B) As concepções e práticas</p><p>pedagógicas deste grupo são inclusivas.</p><p>C) As concepções e práticas pedagógicas deste grupo estão de acordo com a Lei de</p><p>Diretrizes e Bases da Educação Nacional.</p><p>D) As concepções e práticas pedagógicas deste grupo promovem a oportunidade de</p><p>sucesso escolar aos seus alunos.</p><p>24 - A educação, de acordo com o pensamento de vários teóricos, é responsável pelo</p><p>desenvolvimento do país. Nesse sentido, a Educação e Mundo do trabalho são temas</p><p>que devem se apresentar totalmente conexos, pois é o conhecimento historicamente</p><p>acumulado e suas manifestações criativas que norteiam as novas ações humanas.</p><p>Diante dessa premissa, considere os seguintes aspectos:</p><p>I - Aprender a viver juntos é um dos pilares da educação e sem dúvida, é hoje em dia, é</p><p>um dos maiores desafios da educação, devido às violências que se opõem à esperança</p><p>posta por alguns no progresso da humanidade. Esse desafio se faz presente na formação</p><p>para o trabalho.</p><p>II – A educação tem por missão, transmitir conhecimentos sobre a diversidade da</p><p>espécie humana e também levar as pessoas a tomar consciência das semelhanças e da</p><p>interdependência entre todos os seres humanos do planeta. Esse é um determinante na</p><p>educação, devido a necessidade da formação para o trabalho nas diversas áreas.</p><p>III - A educação para o trabalho, assim como o eixo da formação geral, deve ressaltar a</p><p>capacidade individualista em prol da capacidade coletiva, pois, o mundo</p><p>contemporâneo requer mão de obra qualitativa e deprecio social.</p><p>IV - Aprender a fazer, não é somente adquirir uma qualificação profissional, mas de uma</p><p>maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas</p><p>situações e a trabalhar em equipe. Essa ênfase ratifica o conceito de um dos pilares da</p><p>educação, também necessários à formação do indivíduo para o Mundo do trabalho.</p><p>V – Dos princípios e fins da educação, o art. 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação</p><p>Nacional determina que A educação é dever da família e do Estado, inspirada nos</p><p>princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno</p><p>desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua</p><p>qualificação para o trabalho. Essa determinação legal reforça a necessidade do</p><p>abarcamento dos conteúdos disciplinares com a necessidade do mercado de trabalho.</p><p>Diante das afirmativas acima, assinale a alternativa correta:</p><p>A) Apenas as afirmativas II, III e IV.</p><p>B) Apenas as afirmativas I, II, IV e V.</p><p>C) Apenas as afirmativas I, II e IV.</p><p>D) Apenas as afirmativas I, II, III, IV e V.</p><p>25 - Um dos pré-requisitos para ser um bom educador é que se conheça a legislação</p><p>pertinente à educação, para que se possa recorrer às medidas e atitudes coerentes e</p><p>legais diante de assuntos e circunstâncias, além de estar ciente de seus deveres e</p><p>direitos. Um diretor procurava as corretas denominações dos níveis de ensino e as</p><p>encontrou na Lei nº 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN).</p><p>Sendo assim, assinale a alternativa que as apresenta.</p><p>A) Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior.</p><p>B) Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior.</p><p>C) Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio e</p><p>Profissionalizante.</p><p>D) Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.</p><p>26 - A deve buscar a articulação entre os vários aspectos da vida cidadã</p><p>(a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente, o trabalho, a ciência</p><p>e a tecnologia, a cultura, as linguagens) com as áreas de conhecimento (Língua</p><p>Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Estrangeira, Educação</p><p>Artística, Educação Física e Educação Religiosa).</p><p>A expressão que preenche adequadamente a lacuna acima é:</p><p>A) composição curricular;</p><p>B) Lei de Diretrizes e Bases da Educação;</p><p>C) Avaliação:</p><p>D) Educação Infantil.</p><p>27 – A tirinha do Calvin ilustra a relação professor/aluno e o fazer pedagógico.</p><p>Observando a tirinha e tendo como base o artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da</p><p>Educação Nacional (LDBEN), que estabelece as incumbências do docente, marque a</p><p>alternativa INCORRETA:</p><p>A) Zelar pela aprendizagem e estabelecer estratégias de recuperação para os alunos.</p><p>B) Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao</p><p>desenvolvimento profissional.</p><p>C) Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.</p><p>D) Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo sua própria concepção pedagógica.</p><p>28 –</p><p>Para a efetivação dos objetivos educacionais, faz-se indispensável que cada instituição</p><p>construa um documento com a função de planejamento global de sua ação educativa.</p><p>Nos meios educacionais, o referido documento é conhecido como Projeto Educativo</p><p>ou Proposta Político-Pedagógica (PPP). A inovação emancipatória procura maior</p><p>comunicação e diálogo com os saberes locais e com os diferentes atores e realiza-se</p><p>em um contexto que é histórico e social, porque humano. O Projeto Político-</p><p>Pedagógico, carregando o caráter de projeto de sua origem etimológica latina</p><p>(projectu), na perspectiva emancipatória, cumpre a função</p><p>A) de dar um rumo, uma direção à instituição. O projeto de escola é sempre uma ação</p><p>intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente.</p><p>Com a participação da comunidade educativa, define as ações formativas e as</p><p>características necessárias à escola para cumprir seus propósitos e sua intencionalidade,</p><p>integrando o processo com o produto.</p><p>B) legal e atende aos aspectos relacionados ao cumprimento de sua formalização</p><p>textual. Compete à Supervisão Educacional orientar as escolas no processo de</p><p>elaboração do Projeto Político- Pedagógico, distribuindo um roteiro, pois trata de um</p><p>documento obrigatório.</p><p>C) de organizar anualmente a unidade escolar, numa visão sistêmica. O Projeto Político-</p><p>Pedagógico envolve um conjunto de atividades que vão gerar um produto: um</p><p>documento pronto e acabado. Diante da impossibilidade de construir consenso, devido</p><p>à diversidade de interesses e atores presentes, compete à gestão minimizar o processo</p><p>de produção coletiva.</p><p>D) de ordenar e quantificar dados e fenômenos do processo escolar. Parte do</p><p>pressuposto que os fins já estão dados e definidos e que a inovação e ação da escola</p><p>incide sobre os meios. A participação é formal, legitimadora de um controle burocrático,</p><p>imposta pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação</p><p>Nacional.</p><p>29 - Cristina é mãe de Rodrigo e, antes de matriculá-lo na Escola Saber e Crescer,</p><p>resolveu conversar com a coordenadora pedagógica para conhecer um pouco mais</p><p>sobre o projeto pedagógico da escola, compreender a organização do currículo, os</p><p>espaços disponíveis na escola e a concepção de educação que norteia a prática dos</p><p>profissionais que atuam na unidade. Por tratar-se de uma escola pública e Rodrigo ter</p><p>6 anos completos, a coordenadora ficou ciente de que a ele serão assegurados,</p><p>obrigatoriamente, considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,</p><p>direitos como:</p><p>A) aperfeiçoamento da formação ética, do desenvolvimento da autonomia intelectual e</p><p>do pensamento crítico.</p><p>B) formação básica como cidadão, por meio da aquisição de conhecimentos e</p><p>habilidades, desenvolvimento de valores e atitudes.</p><p>C) ensino religioso, respeitando a diversidade religiosa do Brasil, como parte integrante</p><p>da formação básica do cidadão.</p><p>D) educação física como um componente curricular obrigatório no que diz respeito à</p><p>oferta pela escola e à prática pelo aluno.</p><p>30 - Uma professora trabalha em uma escola pública municipal há três anos e, no ano</p><p>de 2012, foi atribuída a ela uma turma de 3º ano com 28 alunos, sendo que um deles,</p><p>Caíque, apresenta Síndrome de Down e está incluso na rede regular. Após sondagem</p><p>diagnóstica, a professora verificou que o aluno encontra-se na hipótese pré-silábica</p><p>de escrita. Caíque foi transferido para essa escola no ano vigente e, já que</p><p>a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação</p><p>Nacional LDBEN, em obediência aos princípios da Declaração de Salamanca (1994),</p><p>deve permear todos os níveis da educação e promover inclusão de todos os alunos</p><p>com necessidades educacionais especiais, estabelecendo parceria com outros órgãos</p><p>da comunidade, por meio. de:</p><p>A) métodos e técnicas.</p><p>B) adaptações e estratégias.</p><p>C) métodos e estratégias.</p><p>D) recursos e estratégias.</p><p>E) técnicas e recursos.</p><p>40 - O governo federal sancionou, em março de 2003, a Lei nº 10.639/03-MEC, que</p><p>altera a LDB (Lei Diretrizes e Bases) e estabelece as Diretrizes Curriculares para a</p><p>implementação da mesma. A Lei nº 10.639, instituiu a obrigatoriedade do ensino da</p><p>História da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio.</p><p>Essa decisão resgata historicamente a contribuição dos negros na construção e</p><p>formação da sociedade brasileira e é fundamentada em questões:</p><p>A) históricas, sociais e antropológicas.</p><p>B) filosóficas, culturais e antropológicas.</p><p>C) culturais, históricas e sociológicas.</p><p>D) humanísticas, sociais e antropológicas.</p><p>E) históricas, culturais e filosóficas.</p><p>41 - Na década de 1980, o Brasil viveu um processo de transição do Regime Militar</p><p>para a Democracia; atual forma de governo. Foram eleitos como fundamentos dessa</p><p>Nova República: a cidadania e a dignidade humana. Esse importante marco histórico,</p><p>que abriu caminho para significativas conquistas sociais, inclusive das pessoas com</p><p>deficiência, foi/foram</p><p>A) a Constituição Federal.</p><p>B) a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN).</p><p>C) o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).</p><p>D) as Constituições Estaduais.</p><p>42 - Analise as afirmações abaixo:</p><p>1. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), associada à Emenda</p><p>Constitucional 14 conferem uma nova identidade ao Ensino Médio, determinando que</p><p>o mesmo é Educação Básica, assegurando ao Ensino Médio estatuto de direito a todo</p><p>cidadão.</p><p>2. Um novo currículo para o Ensino Médio implica, necessariamente, incorporar as</p><p>mudanças estruturais que decorrem da revolução técnico-científica, alterando o modo</p><p>de organização do trabalho e as relações sociais que passam a ser de colaboração e de</p><p>articulação entre classes.</p><p>3. O currículo do Ensino Médio deve buscar desenvolver: a formação geral, o</p><p>desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e</p><p>selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés de simples exercício</p><p>de memorização.</p><p>Está(ão) correta(s)</p><p>A) 1, 2 e 3.</p><p>B) 1 e 3, apenas.</p><p>C) 2 e 3, apenas.</p><p>D) 3, apenas.</p><p>E) 1, apenas</p><p>43 - Sobre a Educação Inclusiva é correto afirmar que, EXCETO:</p><p>A) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996 reafirma a</p><p>necessidade e a importância da matrícula das crianças com necessidades especiais na</p><p>escola comum.</p><p>B) A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais é um direito</p><p>fundamental.</p><p>C) As escolas de ensino regular devem se preparar para receber os alunos com</p><p>necessidades especiais, de tal modo a oferecer-lhes ensino de qualidade,</p><p>independentemente de cor, raça, religião, sexo, deficiência, classe social, condições de</p><p>saúde e outros.</p><p>D) A Lei não prevê a capacitação dos professores, para atuarem num contexto de</p><p>educação inclusiva.</p><p>E) O grande objetivo a ser conquistado é a construção de uma sociedade inclusiva, com</p><p>a contribuição indispensável das escolas, que têm de constituir espaços educativos para</p><p>todos.</p><p>44 - A Lei Federal nº 9394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional</p><p>– no parágrafo 2º do Artigo 1º define que “A educação escolar deverá vincular-se</p><p>ao mundo do trabalho e à prática social.” É possível, pois, afirmar que:</p><p>A) toda a educação escolar, em todos os níveis de escolaridade, deverá estar vinculada</p><p>ao trabalho e à prática social.</p><p>B) apenas o ensino médio será vinculado ao trabalho e à prática social</p><p>C) deverá acontecer a relação entre a teoria e a prática naquelas disciplinas</p><p>compreendidas como práticas.</p><p>D) todas as disciplinas deverão promover o conhecimento dos fundamentos científicos</p><p>e tecnológicos dos processos produtivos.</p><p>E) a educação será considerada como uma prática social que se desenvolve apenas</p><p>dentro das escolas e de forma sistemática.</p><p>45 - De acordo com a LDB/96,o controle de frequência fica a cargo dos professores das</p><p>disciplinas, exigindo -se 70% de presença nas atividades acadêmicas.</p><p>B) os alunos, no primeiro dia de cada período letivo, devem ser informados sobre os</p><p>programas dos cursos e demais componentes curriculares, sua duração e seus</p><p>requisitos , assim como sobre a qualificação dos professores.</p><p>C) os estudantes que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos,</p><p>demonstrado por meio de provas aplicadas por bancas examinadoras especiais,</p><p>poderão ter abreviada a duração dos cursos.</p><p>D) o conhecimento adquirido pelo estudante nas disciplinas será aferido a cada</p><p>semestre, por meio de testes padronizados.</p><p>46 - Segundo o art. 9º inciso IV da LDB 9394/96, a incumbência de traçar um</p><p>conjunto de diretrizes capaz de nortear os currículos e os seus conteúdos mínimos,</p><p>reforçando a necessidade de se propiciar a todos a formação básica comum é:</p><p>A) dos Municípios em colaboração com o Conselho Municipal de Educação.</p><p>B) da União em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.</p><p>C) dos Estados em colaboração com os Municípios.</p><p>D) dos Conselhos de Educação em regime de colaboração com os Estados e a União.</p><p>47 - A LDB 9394/96 instituiu:</p><p>A) o Ensino Primário, o Ciclo Ginasial do Ensino Médio, o Ciclo Colegial do Ensino Médio</p><p>e o Ensino Superior.</p><p>B) o Ensino de Primeiro Grau, o Ensino de Segundo Grau e o Ensino Superior.</p><p>C) a Educação Básica que inclui a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino</p><p>Médio.</p><p>D) a Educação Fundamental que se constitui da Educação Infantil e o Ensino</p><p>Fundamental.</p><p>48 -É correto afirmar, conforme artigo 24, inciso V da LDB, que a verificação do</p><p>rendimento escolar expressa uma ênfase na:</p><p>A) classificação dos estudantes de acordo com suas notas.</p><p>B) reprovação e aprovação nos diferentes níveis de ensino.</p><p>C) evasão e retenção dos estudantes nos diferentes anos de escolaridade.</p><p>D) promoção dos estudantes ao longo dos níveis de ensino.</p><p>49 - Em relação à obrigatoriedade do ensino no Brasil, é correto afirmar que o</p><p>ensino fundamental é obrigatório e gratuito na escola pública, com duração de:</p><p>A) 7(sete) anos.</p><p>B) 9 (nove) anos.</p><p>C) 5(cinco) anos.</p><p>D) 14 (quatorze) anos.</p><p>E) 4( quatro) anos.</p><p>50 - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) prevê que</p><p>a Educação de Jovens e Adultos será destinada àqueles que:</p><p>A) trabalham durante o dia, em jornadas de trabalho superior a 20 horas semanais.</p><p>B) precisam desenvolver atividades educativas como forma de cumprimento à</p><p>liberdade assistida.</p><p>C) não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na</p><p>idade própria.</p><p>D) se encontram em programas de correção de fluxo idade/série, por estarem</p><p>atrasados em relação à série esperada.</p><p>E) necessitam acelerar sua escolaridade devido à urgência de entrar no mercado de</p><p>trabalho.</p><p>GABARITO</p><p>1-E 2-D 3-D 4-C 5-B</p><p>6-E 7-E 8-E 9-A 10-C</p><p>11-C 12-B 13-B 14-A 15-C</p><p>16-C 17-E 18-C 19-C 20-A</p><p>21-A 22-C 23-A 24-B 25-D</p><p>26-A 27-D 28-A 29-B 30-A</p><p>31-D 32-C 33-C 34-A 35-A</p><p>36-A 37-E 38-A 39-D 40-A</p><p>41-A 42-D 43-D 44-A 45–C</p><p>46–B 47–C 48–D 49–B 50–C</p>a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação 
Nacional LDBEN, em obediência aos princípios da Declaração de Salamanca (1994), 
deve permear todos os níveis da educação e promover inclusão de todos os alunos 
com necessidades educacionais especiais, estabelecendo parceria com outros órgãos 
da comunidade, por meio. de: 
A) métodos e técnicas. 
B) adaptações e estratégias. 
C) métodos e estratégias. 
D) recursos e estratégias. 
E) técnicas e recursos. 
 
40 - O governo federal sancionou, em março de 2003, a Lei nº 10.639/03-MEC, que 
altera a LDB (Lei Diretrizes e Bases) e estabelece as Diretrizes Curriculares para a 
implementação da mesma. A Lei nº 10.639, instituiu a obrigatoriedade do ensino da 
História da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio. 
Essa decisão resgata historicamente a contribuição dos negros na construção e 
 
 
 
formação da sociedade brasileira e é fundamentada em questões: 
A) históricas, sociais e antropológicas. 
B) filosóficas, culturais e antropológicas. 
C) culturais, históricas e sociológicas. 
D) humanísticas, sociais e antropológicas. 
E) históricas, culturais e filosóficas. 
 
41 - Na década de 1980, o Brasil viveu um processo de transição do Regime Militar 
para a Democracia; atual forma de governo. Foram eleitos como fundamentos dessa 
Nova República: a cidadania e a dignidade humana. Esse importante marco histórico, 
que abriu caminho para significativas conquistas sociais, inclusive das pessoas com 
deficiência, foi/foram 
A) a Constituição Federal. 
B) a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN). 
C) o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 
D) as Constituições Estaduais. 
 
42 - Analise as afirmações abaixo: 
1. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), associada à Emenda 
Constitucional 14 conferem uma nova identidade ao Ensino Médio, determinando que 
o mesmo é Educação Básica, assegurando ao Ensino Médio estatuto de direito a todo 
cidadão. 
2. Um novo currículo para o Ensino Médio implica, necessariamente, incorporar as 
mudanças estruturais que decorrem da revolução técnico-científica, alterando o modo 
de organização do trabalho e as relações sociais que passam a ser de colaboração e de 
articulação entre classes. 
3. O currículo do Ensino Médio deve buscar desenvolver: a formação geral, o 
desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e 
selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés de simples exercício 
de memorização. 
Está(ão) correta(s) 
A) 1, 2 e 3. 
B) 1 e 3, apenas. 
C) 2 e 3, apenas. 
D) 3, apenas. 
E) 1, apenas 
 
43 - Sobre a Educação Inclusiva é correto afirmar que, EXCETO: 
A) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996 reafirma a 
necessidade e a importância da matrícula das crianças com necessidades especiais na 
escola comum. 
B) A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais é um direito 
fundamental. 
C) As escolas de ensino regular devem se preparar para receber os alunos com 
necessidades especiais, de tal modo a oferecer-lhes ensino de qualidade, 
independentemente de cor, raça, religião, sexo, deficiência, classe social, condições de 
saúde e outros. 
D) A Lei não prevê a capacitação dos professores, para atuarem num contexto de 
educação inclusiva. 
 
 
 
E) O grande objetivo a ser conquistado é a construção de uma sociedade inclusiva, com 
a contribuição indispensável das escolas, que têm de constituir espaços educativos para 
todos. 
 
44 - A Lei Federal nº 9394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 
– no parágrafo 2º do Artigo 1º define que “A educação escolar deverá vincular-se 
ao mundo do trabalho e à prática social.” É possível, pois, afirmar que: 
A) toda a educação escolar, em todos os níveis de escolaridade, deverá estar vinculada 
ao trabalho e à prática social. 
B) apenas o ensino médio será vinculado ao trabalho e à prática social 
C) deverá acontecer a relação entre a teoria e a prática naquelas disciplinas 
compreendidas como práticas. 
D) todas as disciplinas deverão promover o conhecimento dos fundamentos científicos 
e tecnológicos dos processos produtivos. 
E) a educação será considerada como uma prática social que se desenvolve apenas 
dentro das escolas e de forma sistemática. 
 
45 - De acordo com a LDB/96,o controle de frequência fica a cargo dos professores das 
disciplinas, exigindo -se 70% de presença nas atividades acadêmicas. 
B) os alunos, no primeiro dia de cada período letivo, devem ser informados sobre os 
programas dos cursos e demais componentes curriculares, sua duração e seus 
requisitos , assim como sobre a qualificação dos professores. 
C) os estudantes que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos, 
demonstrado por meio de provas aplicadas por bancas examinadoras especiais, 
poderão ter abreviada a duração dos cursos. 
D) o conhecimento adquirido pelo estudante nas disciplinas será aferido a cada 
semestre, por meio de testes padronizados. 
 
46 - Segundo o art. 9º inciso IV da LDB 9394/96, a incumbência de traçar um 
conjunto de diretrizes capaz de nortear os currículos e os seus conteúdos mínimos, 
reforçando a necessidade de se propiciar a todos a formação básica comum é: 
A) dos Municípios em colaboração com o Conselho Municipal de Educação. 
B) da União em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. 
C) dos Estados em colaboração com os Municípios. 
D) dos Conselhos de Educação em regime de colaboração com os Estados e a União. 
 
47 - A LDB 9394/96 instituiu: 
A) o Ensino Primário, o Ciclo Ginasial do Ensino Médio, o Ciclo Colegial do Ensino Médio 
e o Ensino Superior. 
B) o Ensino de Primeiro Grau, o Ensino de Segundo Grau e o Ensino Superior. 
C) a Educação Básica que inclui a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino 
Médio. 
D) a Educação Fundamental que se constitui da Educação Infantil e o Ensino 
Fundamental. 
 
 
 
 
48 -É correto afirmar, conforme artigo 24, inciso V da LDB, que a verificação do 
rendimento escolar expressa uma ênfase na: 
A) classificação dos estudantes de acordo com suas notas. 
B) reprovação e aprovação nos diferentes níveis de ensino. 
C) evasão e retenção dos estudantes nos diferentes anos de escolaridade. 
D) promoção dos estudantes ao longo dos níveis de ensino. 
 
49 - Em relação à obrigatoriedade do ensino no Brasil, é correto afirmar que o 
ensino fundamental é obrigatório e gratuito na escola pública, com duração de: 
A) 7(sete) anos. 
B) 9 (nove) anos. 
C) 5(cinco) anos. 
D) 14 (quatorze) anos. 
E) 4( quatro) anos. 
 
50 - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) prevê que 
a Educação de Jovens e Adultos será destinada àqueles que: 
A) trabalham durante o dia, em jornadas de trabalho superior a 20 horas semanais. 
B) precisam desenvolver atividades educativas como forma de cumprimento à 
liberdade assistida. 
C) não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na 
idade própria. 
D) se encontram em programas de correção de fluxo idade/série, por estarem 
atrasados em relação à série esperada. 
E) necessitam acelerar sua escolaridade devido à urgência de entrar no mercado de 
trabalho. 
 
GABARITO 
 
1-E 2-D 3-D 4-C 5-B 
6-E 7-E 8-E 9-A 10-C 
11-C 12-B 13-B 14-A 15-C 
16-C 17-E 18-C 19-C 20-A 
21-A 22-C 23-A 24-B 25-D 
26-A 27-D 28-A 29-B 30-A 
31-D 32-C 33-C 34-A 35-A 
36-A 37-E 38-A 39-D 40-A 
41-A 42-D 43-D 44-A 45–C 
46–B 47–C 48–D 49–B 50–C

Mais conteúdos dessa disciplina