Prévia do material em texto
<p>Semiologia e Semiotécnica aplicada a enfermagem- 3° PERÍODO ENFERMAGEM</p><p>NICOLE MARIA ARAÚJO COÊLHO</p><p>PROFA. JULIANA</p><p>Atividade – Semana 1</p><p>Leia o caso clínico abaixo e a partir das informações identifique os SINAIS e SINTOMAS descritos.</p><p>M.S.P, feminino, 94 anos, diabética e está acamada há um ano desde que teve uma fratura no fêmur. Compareceu à emergência acompanhada do filho com relato de a mãe estar comendo menos e apresentar diarreia há duas semanas. Caracteriza a diarreia como eliminação de fezes cinco vezes ao dia em pequena quantidade e de aspecto pastoso. Tem feito uso de loperamida para tentar resolver esta questão. Nega Febre. Filho relata que observou piora no quadro clínico depois que iniciou tratamento para depressão com amitriptilina. Refere ainda que tem baixa ingesta de líquidos, pois não sente sede. Medicações em uso: metformina e amitriptilina. Ao exame: Bom estado geral, corada, orientada no tempo e no espaço, interage bem com o examinador; PA: 120×60 mmHg; FC:70 bpm; Ausculta cardíaca e pulmonar sem alterações; Abdome: distendido, difusamente doloroso à palpação, algo tenso em fossa ilíaca esquerda; Extremidades: pulsos periféricos palpáveis, sem sinais de edema, úlcera de pressão pequena em calcâneo direito; Dorso íntegro; Toque retal: fezes pastosas, sem sinais de sangramento.</p><p>SINAIS: “Bom estado geral, corada, orientada no tempo e no espaço, interage bem com o examinador; PA: 120×60 mmHg; FC:70 bpm; Ausculta cardíaca e pulmonar sem alterações; Abdome: distendido, difusamente doloroso à palpação, algo tenso em fossa ilíaca esquerda; Extremidades: pulsos periféricos palpáveis, sem sinais de edema, úlcera de pressão pequena em calcâneo direito; Dorso íntegro; Toque retal: fezes pastosas, sem sinais de sangramento.”</p><p>SINTOMAS: “relato de a mãe estar comendo menos e apresentar diarreia há duas semanas”; “Filho relata que observou piora no quadro clínico depois que iniciou tratamento para depressão com amitriptilina. Refere ainda que tem baixa ingesta de líquidos, pois não sente sede.”</p>