Buscar

Estudo dirigido 2-2013

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diferencie infecção de toxinose.
Diferencie caso de surto.
O que significa ser um portador assintomático de determinado microrganismo? Quais os problemas que esse colaborador pode causar quando numa linha de produção?
Por que não se deve tratar, em princípio, com antibióticos um indivíduo com toxinfecção alimentar?
Explique como a neurotoxina botulínica age no sistema nervoso periférico dos seres humanos. 
Clostridium botulinum é uma bactéria causadora de toxinose, sendo causa de extrema preocupação para a indústria de alimentos. Quais alimentos podem veicular esse microrganismo? Por quê?
Qual toxinfecção alimentar pode ocorrer em crianças com menos de um ano alimentadas com mel? Por quê?
Após 3 horas de consumirem salpicão várias pessoas passaram mal, apresentando vômito seguido de diarreia. Qual o provável microrganismos envolvido? Foi caso ou surto o ocorrido
Bacillus cereus é um microrganismo esporulado que produz duas formas distintas de toxinfecções alimentares. Quais as características das doenças causada por ele. Como se pode evitar seu crescimento no alimento?
Listeria monocytogenes é uma bactéria Gram-positiva e psicrotrófica. É móvel e cresce de 0 a 42o C. Quais alimentos ela normalmente está associada. Explique o porquê. 
Listeria monocytogenes causa dois tipos de doenças. Descreva cada uma delas. Por que isso ocorre?
Staphylococcus aureus normalmente causa toxinose com sintomas brandos, porém há cepas mais virulentas que podem causar a morte do indivíduo. Qual é a doença associada ao falecimento? Quais os sintomas?
Clostridium difficile é considerado um microrganismo emergente. Por que?
Clostridium perfringens é uma bactéria esporulada associada principalmente com surtos de toxinfecções alimentares envolvendo quais tipos de alimentos? Por que? 
Como se dá a toxinfecção alimentar associada a C. perfringens? Explique todo processo.
O nitrito é um conservante utilizado principalmente na indústria cárnea. Seu objetivo principal é inibir o crescimento de C. botulinum. Numa mortadela contendo nitrito C. perfringens poderia se desenvolver? Por quê?
Por que surtos de toxinfecções alimentares causados por C. perfringens está associado principalmente a embutidos cárneos cozidos?

Outros materiais