Buscar

Trabalho 03 2013.1- Prof. Jacinto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA
	Disciplina: INTRODUÇÃO A FÍSICA
Carga Horária: 102 h – 6 Créditos
Período: 2013/1
Prof. Dr. Carlos JACINTO de Oliveira
	Trabalho 03
Leia o Capítulo 3, “Primeira Lei de Newton”, do livro Física Conceitual, de autoria de Paul G. Hewitt - 9ª edição - Bookman, discuta com os colegas e responda as questões seguintes ou faça o que se pede:
Faça a distinção entre rapidez média e rapidez instantânea.
Qual é a rapidez média, em quilômetros por hora, de um cavalo que galopa 15 km em 30 min?
Que distância percorrerá um cavalo se ele galopar por 30 minutos com rapidez média de 25 km/h? Em seus experimentos com planos inclinados, o que Galileu descobriu sobre o movimento dos corpos e das forças?
Faça a distinção entre rapidez e velocidade.
Um carro que está se movendo a 90 km/h dobra uma esquina, também a 90 km/h. Este carro mantém sua rapidez constante? E sua velocidade permanece constante? Justifique sua resposta.
Faça distinção entre velocidade e aceleração.
Qual é a aceleração de um carro que aumenta sua velocidade de 0 para 100 km/h em 10 s?
Quando você está num veiculo em movimento, em que situação tem mais consciência do movimento – quando ele está se movendo uniformemente em linha reta ou quando ele está acelerado? Se um carro move-se com velocidade absolutamente constante (nenhum tipo de sacolejo), você está consciente do movimento?
A aceleração é definida de forma geral como a taxa temporal de variação de velocidade. Quando ela pode ser definida como a taxa temporal de variação de rapidez?
Deduza a expressão que Galileu descobriu para a velocidade adquirida por um corpo que desce uma rampa completamente lisa. Que conceito faltava ao pensamento das pessoas do século XVI quando não podiam acreditar que a Terra estivesse se movendo?
É melhor para a aceleração basear-se na rapidez média ou na rapidez instantânea?
Um automóvel com velocidade apontando para o norte pode simultaneamente ter uma aceleração para o sul? Justifique.
Sobre qual das rampas a bola rola descendo com rapidez crescente e aceleração decrescente? Justifique. (Use este exemplo se deseja explicar para alguém a diferença entre rapidez e aceleração).
Uma bola é arremessada diretamente para cima com uma rapidez inicial de 30 m/s. Quão alto ele subirá e por quanto tempo ficará no ar? Adote g=9,8m/s2 e despreze a resistência do ar.
Qual é a velocidade instantânea de um objeto em queda livre 10s após ele ter sido liberado de uma posição de repouso? Qual é sua velocidade média durante este intervalo de 10s? Quanto ele cairá durante este intervalo de tempo?
Bom desempenho! 
Carlos JACINTO

Outros materiais