Buscar

Flexibilização do Direito do Trabalho

Prévia do material em texto

Flexibilização do Direito do Trabalho
 
 A flexibilização das leis trabalhistas nada mais é do que conferir às próprias partes interessadas os poderes para pactuar outras condições de trabalho, garantindo-se aos trabalhadores um conjunto mínimo de regras de proteção. Não é exatamente a revogação ou exclusão de direitos trabalhistas, mas a modificação de certos direitos em momentos de crises econômicas. Pode-se dizer que se trata de uma reação às normas vigentes consideradas em desacordo com a realidade que se vem alterando no decorrer da história da humanidade. 
 Formas de aplicação: no âmbito do Direito do Trabalho, a de tornar possível a ampliação da jornada de trabalho, bem como a mobilidade interna dos empregados na distribuição dos serviços; no âmbito salarial, visa a redução dos salários, determinados livremente pelo nível de mercado; e, ainda, no âmbito da formalização do emprego, a estratégia de viabilizar a demissão sem custos e a implementação da contratação por prazo fixo e da subcontratação.
 A flexibilização busca respeitar os limites do sistema jurídico nacional, utilizando mecanismos previstos pela própria lei trabalhista e o seu maior objetivo é a manutenção das relações de emprego e do pleno exercício das atividades empresarias e industriais.
Alaor Pereira Nicolau, Contábeis, 1º período.

Continue navegando