Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Blockbuster era uma rede de aluguel de filmes e jogos que se tornou a maior do mundo. A empresa entrou com pedido de falência em 2011 e todas as suas lojas fecharam em 2014, exceto uma em Oregon. No Brasil, a marca foi licenciada pela Lojas Americanas S.A. 
A empresa não aceitou as inovações, pois as novas tecnologias não foram adotadas, os concorrentes começaram a adotar, o que fez com que a empresa em questão ficasse para trás. O declínio dos blockbusters está associado a várias falhas estratégicas fundamentais, incluindo a falta de visão relativamente às mudanças no comportamento do consumidor e a um atraso na adaptação às novas tecnologias. Uma das principais desvantagens foi o foco excessivo nos produtos e no modelo de aluguel físico, sem perceber que os consumidores começam a buscar alternativas mais convenientes, como o streaming digital, que elimina a necessidade de deslocamentos e proporciona acesso imediato a uma ampla e personalizada
 Um exemplo semelhante é o Yahoo: no início dos anos 2000, o Yahoo era um dos portais e serviços de mensagens mais populares da Internet, e ainda teve a oportunidade de comprar empresas inovadoras como Google e Facebook. Porém, por falta de visão sobre o potencial destas empresas e pela insistência em velhos modelos de publicidade, o Yahoo perdeu relevância. A empresa também não conseguiu se adaptar às novas dinâmicas de busca e conteúdo personalizado, que permitiram ao Google e às redes sociais dominar o espaço. Hoje, o Yahoo é uma marca bem menos expressiva e perdeu grande parte de sua participação no mercado.

Mais conteúdos dessa disciplina