Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
 Um diagrama de fases é uma forma de exibição das mudanças de estado físico de uma das substâncias através de uma gráfico tridimensional de superfície P-V-T. Entretandto normalmente os diagramas são projeções bidimensionais dessa superfície no plano P-T (pressão em função da temperatura (T) que são duas variáveis termodinânicas intensivas, ou seja, independetimente da quantidade de massa) e esse gráfico mapeia cada fase mais estável da substância. Uma fase é uma forma da matéria onde todas as moléculas da substância estão homogêneas em composição química e estado físico, para ocorrer uma transição de fase haverá uma temperatura característica em uma dada pressão. Em um diagrama de fases temos curvas de equilíbrio que separam as regiões em suas diferentes fases e apresentam valoes de P e T nas quais as fases coexixtem (Fig.1).(Springer, 2012 – 3 e 4).
Fig 1: Diagrama de Fases.
 Vale ressaltar que por se tratar de um diagrama termodinâmico deve-se avaliar critérios para a espontaneidade como a minimização da energia e a maximização da entropia, de certa forma as misturas em um diagrama de fases podem ser relacionadas com a lei de Raoult para solventes (eq 1):
 Onde representa a fração molar daquele solvente. Em soluções reais o potencial químico que está diretamente relacionado com a fase do diagrama pode ser descrito por (eq 2):
 Onde f é a fulgacidade e depende do coeficiente de fugacidade dado por (eq 3): 
 E Z é o fator de compressibilidade (eq 4)[2]: 
No caso de uma mistura ternária a ideia é manter a concentração como um dos componentes constantes, o que permite traçar um eixo com a outra concentração restante e sendo capaz de determinar a terceira concentração. Existem diversas formas de se fazer isso e a mais comum é colocando as concentrações dos 3 componentes no plano em um triângulo equilátero onde cada vértice representa uma das substâncias puras (Fig 2)[1].
Fig 2: Composição de sistemas de três componentes num diagrama triangular equilátero. A escala de concentração do componente C é mostrada no diagrama da esquerda. As setas ao longo da altitude do triângulo indicam a direção das concentrações crescentes. Uma mistura contendo 20% de A, 50% de B e 30% de C é mostrada como um ponto na intersecção das linhas de escala no diagrama da direita. Adaptada de: Chemical Thermodynamics Springer 2012[1].
 Dessa forma para avaliar a quantidade de uma certa substância na mistura basta apenas colocar as devidas concentrações no gráfico e tirar informações como se a mistura é binária (caso o ponto esteja em um dos lados do triângulo), analisar a linha de imiscibilidade (uma linha de equilíbrio que representa a separação da zona bifásica em zona monofásica) que varia de acordo com a pressão e a temperatura[1-4]. Diagramas de fase ternário são comumente utilizados em metalurgia e química dos materiais como por exemplo em cerâmicas que podem apresentar propriedades de supercondutores[2]. Caso dois compostos sejam totalmente mísciveis entretanto um deles seja parcialmente miscível com o terceiro composto temos que: os dois compostos miscíveis formam uma região monofásica e os pares parcialmente miscíveis formam uma região bifásica (fig 3). 
 Fig 3: A interpretação de um diagrama de fases triangular. A região dentro da linha curva consiste em duas fases, e as composições das duas fases em equilíbrio são dadas pelos pontos nas extremidades das linhas de ligação (as linhas de ligação são determinadas experimentalmente). Adaptado de: Physical Chemistry 11th Edition; Peter Atkins, 2018[2].
OBJETIVO
 Determinação do diagrama de fases ternário para o polietileno glicol (PEG) com citrato de sódio e água em temperatura e pressão ambiente.
MATERIAIS E REAGENTES
- 1 Bureta de 25 mL
- 6 Erlenmeyers de 100 mL
- 2 Béqueres de 50 mL
REAGENTES
- Politetileno glicol (PEG) 400
- Citrato de Sódio P.A.
- Água Destilada
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
 Inicialmnete, com o auxílio de um termômetro em um béquer com água, foi aferido a temperatura ambiente de 20 a 20 minutos para se tirar uma média ao fazer o diagrama.
 Posteriormente, preparou-se seis soluções de citrato de sódio P.A em erlenmeyers distintos como ilustrado na tabela abaixo:
	Solução
	Massa de Água (g)
	Massa de Citrato (g)
	1
	9,057
	4,420
	2
	8,899
	3,437
	3
	8,897
	2,329
	4
	8,616
	2,329
	5
	9,245
	2,943
	6
	9,072
	2,974
Tabela 1: Proporções de soluções aquosas de citrato de sódio preparadas.
 Dando continuidade ao procedimento, para dar inicio a titulação foi realizado a rinsagem em uma bureta de 25mL com solução PEG. 
 Realizou-se então a titulação das seis soluções com PEG até seu ponto de viragem que deverá ser uma névoa ou de modo em que a solução fique turva. Logo após, as misturas foram devidamente pesadas para terem sua massa obtida. Com os dados capturados no experimento, foi relaizado os devidos cálculos de concentração percentual para cada substância na mistura e com isso, o diagrama de fases ternários pode ser devidamente preparado.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Os resultados 
 Os resultados das medições de condutividade e respectivos volumes em mL de solução de NaCl adicionadas no balão volumétrico de 50 mL estão
descritos na tabela 1, juntamente com os valores calculados para construção do gráfico da curva de calibração. Esses valores foram utilizados para construir o
gráfico 1.
image1.png
image2.png
image3.png

Mais conteúdos dessa disciplina