Buscar

SÍNTESE DA AULA 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

12/08/13 – Cultura Brasileira
Aula 01- Cultura Brasileira
* 1º momento: Nesse Período, dito colonial, éramos terra de escravos, africanos, índios (sobreviventes aos massacres e perseguições) e Portugueses que vieram como prisioneiros militares e religiosos.
* 2º momento: Em 1822 a Independência do Brasil, e a criação do Império do Brasil inaugura uma situação nova para todos os que lutaram pela liberdade e pela autonomia de nossos destinos. Era tempo de escrever nossos destinos. Era tempo de escrever nossa própria história. Entender quem éramos, como vivíamos, nossas mazelas e orgulhos.
* Era hora de assumir a tarifa de construir a nação, tecer sonhos, caminhar juntos, projetar nosso futuro, escolher nosso destino, enfim “ inventar” uma identidade chamada Brasileiros.
* A construção da identidade humana está relacionada á formação de processos histórico-culturais. São formas de vida,de pensamento, de ação produtiva, de concepção religiosa, de mentalidade de uma coletividade que se custalizam em um determinado momento. 
* Cultura e Identidade Social:
- Caminham juntas? A cultura se inventa, na vida que se entende como vida social, em que todos acreditam em um patrimônio comum.
* Busca pela identidade nacional,processo interno(regionais/temporais) e externas(Europa/América Latina).
* Formação da Cultura Brasileira:
Independência 1822 > Povo Brasileiro < Cultura e Literatura

Outros materiais