Logo Passei Direto
Buscar

Direito Público - Atividade 3 (1 pt)

User badge image
Nayara Pan

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

Atividade 3
Parte superior do formulário
Pergunta 1
	Leia o texto a seguir:
O Júri de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados de matar a menina Isabella, filha de Alexandre, ainda não começou, mas já causa alvoroço entre os jornalistas escalados para fazer a cobertura do veredicto.[...]
Os profissionais poderão ter em mãos apenas caneta e bloco de anotações. A principal polêmica, contudo, está no revezamento de veículos na cobertura do julgamento. O número de lugares não acomoda todos os veículos de comunicação. Devido ao racionamento, cada jornalista defendeu bravamente o espaço de seu veículo no local. Cada grupo (de 21 pessoas) poderá ficar uma hora no Plenário, depois deverá ceder lugar para a próxima turma entrar.[...]
A principal reclamação era de que o Fórum de Santana não seria seguro e adequado para a imprensa. Por isso, a sugestão era o Fórum da Barra Funda.
 Fonte: MILÍCIO, G. Júri dos Nardonis causa alvoroço antes de começar. CONJUR. 19/03/2010. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2010-mar-19/julgamento-casal-nardoni-causa-alvoroco-antes-mesmo-comecar.Links to an external site. Acesso em: 23 de junho de 2021.
	
Considerando as informações apresentadas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 
I. No caso concreto, o juiz, de ofício, poderia determinar o desaforamento do julgamento para o Fórum da Barra Funda.
PORQUE
II. A falta de segurança para os profissionais da imprensa é uma das causas que autorizam o desaforamento.
 A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.
b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
 
Pergunta 2
	Leia o texto a seguir:
 
O grande embate no Processo Penal é, ainda, o da prova testemunhal. A audiência de instrução e julgamento é o grande palco onde os depoimentos podem acontecer. A credibilidade ou não da testemunha/informante será testada. E a preparação será fundamental, assim como a atenção do julgador.
[...]
Como a narrativa acusatória deve se confirmar, estabelece-se um duplo movimento em que a acusação busca conferir solidez e consistência, enquanto a defesa procura apontar inconsistência e dúvida razoável. A ausência de credibilidade faz com que a narrativa acusatória se enfraqueça e fomenta a dúvida, causa de absolvição.
 
Fonte: ROSA, A. M. da. Formas de perguntar dão o tom da estratégia em audiência criminal. CONJUR. 08/01/2016. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2016-jan-08/limite-penal-formas-perguntar-dao-tom-estrategia-audiencia-criminal.Links to an external site. Acesso em: 23 de junho de 2021.
	Com relação à audiência de instrução e julgamento, avalie as afirmações a seguir:
 
I. Poderão ser ouvidas até 8 testemunhas de acusação e defesa, incluindo-se neste número as referidas e as compromissadas.
II. O juiz não poderá ouvir a testemunha dispensada pela parte.
III. As provas deverão ser produzidas na mesma audiência.
 
É correto o que se afirma em:
a) II, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I, apenas.
e) II e III, apenas.
 
Pergunta 3
	Considere as seguintes situações:
 
1. O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) denunciou o homem acusado de assassinar o professor de capoeira Cuarassy Medeiros Del Nery após uma discussão em Itaúnas, distrito de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, em dezembro de 2020.
O MPES pede que o denunciado seja submetido a julgamento pelo Tribunal Popular do Júri por ter cometido homicídio por motivo fútil.
O MPES pede ainda a prisão preventiva de Tiago Passos Viana para "garantir a ordem pública e a instrução processual".
 
Fonte: MP denuncia acusado de assassinar professor de capoeira no ES e pede prisão preventiva. G1 ES. 02/02/2021. Disponível em: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2021/02/02/mp-denuncia-acusado-de-assassinar-professor-de-capoeira-no-es-e-requer-prisao-preventiva.ghtml.Links to an external site. Acesso em: 23 de junho de 2021.
 
2. Laura e Mariano foram denunciados pela prática de crimes de homicídio, em duas ações penais diferentes. Ao final da fase de sumário de culpa, o magistrado entendeu pela impronúncia de Laura e pela absolvição de Mariano.
 
3. Lucivaldo, jovem inimputável, está cumprindo medida de segurança consistente em internação em hospital psiquiátrico pelo período mínimo de 3 anos. Após o cumprimento desse período, seu advogado requereu ao juízo de execução que fosse realizado o exame de cessação de periculosidade, o que foi deferido. Após a realização da perícia, os experts decidiram pela cura de Lucivaldo, e o magistrado exarou sentença determinando sua desinternação.
 
4. Denilson foi condenado a 3 anos de reclusão pelo crime de tráfico de drogas. Contra essa decisão, o Ministério Público interpôs recurso de apelação para elevar a pena-base, e a defesa de Denilson interpôs recurso de apelação para desclassificar o fato para o tipo penal previsto no art. 28 da Lei de Drogas (porte de drogas para consumo pessoal). Apenas o recurso do Ministério Público foi provido, por maioria, reformando parcialmente a sentença, para fixar a reprimenda de Denilson em 5 anos de reclusão.
	Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
 
I. Se o magistrado indeferir o requerimento de prisão preventiva de Cuarassy, o Ministério Público poderá interpor RESE no prazo de 5 dias.
II. O Ministério Público poderá interpor recurso de apelação em relação a Laura e recurso em sentido estrito em relação a Mariano.
III. Contra a decisão que determinou a desinternação de Lucivaldo, o Ministério Público poderá interpor recurso de apelação.
IV. A defesa de Denilson poderá interpor recurso de embargos infringentes, no prazo de 10 dias.
 
Está correto o que se afirma apenas em:
a) I e II.
b) I e IV.
c) I, III e IV.
d) II e III.
e) I, II e III.
 
Pergunta 4
	Leia o texto a seguir:
 
Em 1° de abril de 2021, foi publicada a Lei n° 14.132, que alterou o Código Penal para incluir o art. 147-A, que tipifica o crime de perseguição, conhecido internacionalmente como stalking. O tipo penal tem a seguinte redação:
 
Art. 147-A. Perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade.
Pena – reclusão, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.
 
Segundo o §3° deste dispositivo legal, o novo crime será processado somente mediante representação do ofendido.
	Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta:
a) A sentença que homologa a transação penal poderá ser atacada mediante RESE.
b) Na audiência de instrução e julgamento, o juiz deverá esclarecer sobre a possibilidade de composição dos danos.
c) O acusado do crime de perseguição poderá ser citado por edital.
d) O delito admite a transação penal e a suspensão condicional do processo.
e) Aplica-se no caso o procedimento comum pelo rito sumário.
 
Pergunta 5
	Leia o texto a seguir:
 
A Justiça do Acre negou absolvição sumária para Jociane Evangelista Monteiro, mãe das três crianças que morreram carbonizadas no dia 19 de dezembro de 2020, no bairro Portal da Amazônia, em Rio Branco. A 4ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco também determinou que seja marcada a primeira audiência de instrução e julgamento para Jociane.
[...]
A tragédia ocorreu depois que a mãe das vítimas deixou as crianças, de 4 e 2 anos e um bebê de 8 meses, trancados em casa sozinhas para ir a um bar. Vizinhos ainda tentaram socorrer as crianças ao ouvir os gritos, mas não foi possível retirar os três irmãos. A mulher chegou a ser presa e levada para a Delegacia de Flagrantes(Defla), na capital, mas foi liberada após audiência de custódia e cumpre medidas cautelares.
 
Fonte: NASCIMENTO, A. Mãe de crianças carbonizadas no AC tem absolvição sumária negada e defesa pede 'perdão judicial'. G1. 14/04/2021. Disponível em: https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2021/04/14/mae-de-criancas-carbonizadas-no-ac-tem-absolvicao-sumaria-negada-e-defesa-pede-perdao-judicial.ghtmlLinks to an external site.. Acesso em: 23 de junho de 2021.
	De acordo com o art. 397 do CPP, em qual circunstância o juiz deverá absolver sumariamente o réu?
a) Quando verificar a inépcia da inicial.
b) Quando faltar justa causa para o exercício da ação penal.
c) Quando extinta a punibilidade do agente.
d) Quando faltar condição para o exercício da ação penal.
e) Quando faltar pressuposto processual para o exercício da ação penal.