Logo Passei Direto
Buscar

Questoes - Antimicrobianos - com gabarito

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O mais importante mecanismo de resistência bacteriana dos antibióticos beta-lactâmicos está relacionado com o(a):
a) Efluxo ativo
b) Ativação do alvo de ação do antibiótico
c) Diminuição da permeabilidade da membrana celular bacteriana
d) Produção de enzima inativadora

As sulfonamidas foram os primeiros agentes quimioterápicos eficazes a serem utilizados por via sistêmica na prevenção e na cura de infecções bacterianas em seres humanos. A considerável importância de sua descoberta para a medicina e saúde e sua ampla aplicação subsequente refletiram-se rapidamente no acentuado declínio obsercados nos índeices de morbidade e mortalidade das doenças infecciosas tratáveis.
Com relação ás sulfonamidas, julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
( ) As sulfonamidas são análogos estruturais e antagonistas competitivos do ácido paraminobenzóico (PABA), impedindo, portanto, a utilização desse ácido pelas bactérias na síntese do ácido fólico.
( ) A associação sulfametoxazol/trimetoprima não é mais aceita como tratamento de infecções bacterianas das vias urinárias, devido o surgimento de fármacos mais efeicazer.
( ) A profilaxia da pneumonia causada por Pneumocystis carinii em pacientes imunodeprimidos deve ser realizada com a administração de sulfametoxazol e trimetoprima, em baixas doses.
( ) A Sulfassalazina está bem indicada para o tratamento da colite ulcerativa.
( ) A trimetoprima aumenta a biodisponibilidade do sulfametoxazol; por isso, esses fármacos estão frequentemente associados.

Os fármacos antimicrobianos são utilizados nos tratamentos e nas profilaxias de infecções por microorganismos.
Julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
( ) Os alvos farmacológicos dos antimicrobianos são moléculas que participam de eventos metabólicos fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento do microorganismo.
( ) Os agentes bacteriostáticos bloqueiam uma importante via metabólica dos microorganismos, acarretando sua morte.
( ) O antibiograma não representa mais um exame importante para a escolha do antimikrobiano, sendo pouco utilizado na prática clínica atual.
( ) A Ampicilina, um antibiótico beta-lactâmico, possui uma vantagem de não ser destruída pelas beta-lactamases, podendo assim, ser administrada por via oral.
( ) A amoxicilina é frequentemente administrada com o ácido clavulônico para diminuir a sua cardiotoxicidade.
( ) O uso abusivo de antimicrobianos pode alterar os padrões de sensibilidade e de resistência dos microorganismos.
( ) A concentração inibitória mínima representa indiretamente o grau de sensibilidade e resistência das cepas de bactérias.
( ) A principal preocupação do uso contínuo dos aminoglicosídeos são os seus efeitos colaterais no pulmão.
( ) Quando administradas simultaneamente, a probenicida aumenta a biodisponibilidade da penicilina G por que ambas são excretadas pelo mesmo transportador no túbulo renal.
( ) As penicilinas são incapazes de distribuir-se no líquido cefalorraquidiano; portanto, seu uso é contra-indicado para o tratamento das meninges bacterianas.

A antibiótico-profilaxia é indicada quando o risco de infecção pós-operatória é grande ou quando as consequências da infecção são extremamente graves.
Com relação à antibiótico-profilaxia e ao papel do farmacêutico no controle de infecções hospitalares, julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
( ) A cefazolina, apesar de ser uma cefalosporina de terceira geração, está indicada para a profilaxia de infecções pós-operatórias, mesmo apresentando risco potencial de diminuir a cicatrização da ferida cirúrgica.
( ) Para haver o completo esvaziamento gástrico, a cefazolina deve ser administrada por via oral duas horas antes do procedimento cirúrgico.
( ) Quando em uso profilático, a concentração plasmática de um antibiótico deve atingir níveis ótimos no momento da incisão e durante todo o procedimento cirúrgico.
( ) Quando a farmácia atua adequadamente na seleção, armazenamento e dispensação de antimicrobianos, ela contribui para o controle das infecções hospitalares.
( ) O termo infecção hospitalar refere-se a um tipo de infecção, normalmente grave, que culmina com a internação hospitalar do paciente.

Quanto ao uso e manipulação de antibióticos e quimioterápicos, julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
( ) O cloranfenicol é a droga utilizada na quimioprofilaxia da meningite meningocócica a ser realizada em todos os indivíduos que tiveram contato mais íntimo com o paciente afetado.
( ) As cefalosporinas são formalmente contra-indicadas para pacientes com história de alergia à penicilina, mesmo que discreta. Por apresentarem semelhança química às penicilinas, a frequência de reações alérgicas cruzadas entre os dois grupos de medicamentos é de aproximadamente 90%.
( ) A vancomicina deve ser administrada por via parenteral, não podendo ser utilizada por via oral pelo risco de aparecimento de enterocolite associada a antibióticos, causada pelo Clostridium difficile.
( ) Os quimioterápicos devem ser preparados por meio de técnicas assépticas, em capela de fluxo laminar vertical vertical e com uso de luvas cirúrgicas.
( ) A granisetrona é contra-indicada para pacientes que apresentam náuseas e vômitos provocados pela quimioterapia.

Os antibióticos constituem umas das classes medicamentosas mais receitadas. Seu uso visa não somente ao combate, mas também à profilaxia de infecções, na maioria das vezes, bacterianas.
Julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
( ) De forma geral, as penicilinas são antibióticos seguros, além de serem os que menos provocam reações de hipersensibilidade.
( ) A penicilina G é muito estável. Mesmo depois de diluída e matida à temperatura ambiente, mantém sua atividade por 7 dias.
( ) A penicilina pode ser utilizada para a profilaxia de pneumonias de pacientes mais susceptíveis, como os idosos.
( ) A amoxicilina, uma penicilina bem absorvida por via oral, é utilizada para o tratamento de várias infecções como, por exemplo, a otite média.
( ) São efeitos colaterais da amicacina, um antibiótico aminoglicosídeo, a nefro e a ototoxicidade. Por esses motivos, esse antibiótico, em alguns casos, pode provocar insuficiência renal e surdez.

No que concerne aos fármacos antimicrobianos, julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
( ) A vancomicina é utilizada no tratamento de infecções por Staphylococcus aures quando esses agente não são resistentes também a meticilina.
( ) Um dos efeitos colaterais mais temidos com o uso de cloranfenicol é o aparecimento de anemia aplástica.
( ) A cefalexina é a droga de primeira escolha como alternativa para o tratamento de infecções de pacientes que são alérgicos a ampicilina.
( ) A neomicina é preferencialmente utilizada em preparações tópicas devido aos seus efeitos colaterais sistêmicos, apesar de ser bem absorvida pela via gastrointestinal.
( ) A ciprofloxacina pertence a classe das fluoroquinolonas e é comumente utilizada em infecções das vias urinárias.

Acerca dos antimicrobianos, julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
( ) Os antimicrobianos destroem microorganismos ou suprimem sua multiplicação ou crescimento. São denominados antibióticos, quando produzidos por microorganismos, e quimioterápicos, quando sintetizados.
( ) A escolha do antimicrobiano depende do sítio de infecção, do agente causal, da gravidade, dos dados epidemiológicos, do hospedeiro e do produto a ser utilizado. Uma exceção para a prescrição empírica é a urgência do início de tratamento, prescindindo, contudo, da coleta de amostras para cultura, para confirmar ou redirecionar a antibioticoterapia.
( ) A ação antimicrobiana acontece a partir da ligação do antimicrobiano a um sítio-alvo na qual o medicamento provoca a morte celular pode variar para cada grupo de antimicrobiano.
( ) O conhecimento do mecanismo de resistência bacteriana e de sua epidemiologia não é relevante para a síntese de novas drogas.
( ) A escolha da droga ideal é aquela que apresenta maior espectro de ação e maior especificidade sobre um determinado microrganismo. A via de administração deve ser preferencialmente a oral sobre a parenteral.

Acerca dos antimicrobianos, julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
( ) A inibição da produção de beta-lactamase durante o uso de beta-lactâmicos e a diminuição da afinidade pelo sítio de ligação são alguns mecanismos de resistência bacteriana.
( ) Existe uma relação direta entre os uso de antimicrobianos e o aumento de resistência.
( ) As penicilinas e as cefalosporinas são antimicrobianos beta-lactâmicos, inibidores da síntese da parede celular.
( ) O ácido 6 aminopenicilânico, estrutura básica das penicilinas, pode ser substituído em diferentes posições, gerando um leque variadíssimo de compostos com propriedades químicas e físicas diferentes, com diferentes comportamentos farmacocinéticos e com diferentes espectros de ação.
( ) As cefalosporinas são classificadas em três gerações. As de terceira geração apresentam maior atividade contra as bactérias gram-positivo e gram-negativo, quando comparadas às cefalosporinas da segunda geração e da primeira geração.

Sobre a classificação e a alguns dos empregos dos antibióticos, podemos afirmar que:
( ) Ceftazidima é cefalosporina de segunda geração e ataca fracamente o B. Fragilis.
( ) Ticarcilina é penicilina natural, usada em queimaduras.
( ) Imipenem é beta-lactâmico e ataca com sucesso a Enterobacteriaceae.
( ) Norfloxacina é quinolona e é eficiente em infecções muito complicadas do trato urinário.
( ) Mafenida é sulfa e ataca Pseudomonas aeruginosa.

Acerca dos antimicrobianos, julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
( ) Quando um antibiograma mostra a presença de Eschericia coli resistente a sulfametoxazol e trimetropina, o tratamento de um paciente deve ser iniciado com esta associação destes medicamentos, pois o antibiograma é um exame realizado in vitro e a ocorrência de resistência real a esses medicamentos é muito rara, inferior a 1%.
( ) Pacientes com hipersensibilidade à penicilina geralmente também apresentam sensibilidade cruzada à ampicilina.
( ) A cefalexina é uma cefalosporina de primeira geração.
( ) A tetraciclina pode ser útil no tratamento de acne severa.

Especialidades farmacêuticas contendo sulfametoxazol + trimetoprima são eficientes como antimicrobianos devido:
( ) A inibição da síntese do ácido diidropteróico e a estimulação da conversão de ácido diidrofólico em tetradrofólico pela sulfametoxazol e trimetoprima respectivamente.
( ) A competição com o ácido diidropteróico e bloqueio da conversão de ácido diidropteróico em tetraidrofólico pela sulfametoxazol e trimetoprina, respectivamente.
( ) Ao estímulo da biossíntese do ácido diidrofólico e ao estímulo da conversão do ácido diidrofólico em tetraidrofólico pela sulfametoxazol e trimetoprina, respectivamente.
( ) A inibição da síntese do ácido diidropteróico e a bloqueio da conversão do ácido diidrofólico em tetraidrofólico pela sulfametoxazol e trimetoprina, respectivamente.
( ) A competição com o ácido diidrofólico e a competição pelo sulfametoxazol e trimetoprina, respectivamente.

As consequências do uso indevido de antimicrobianos tem como causa:
( ) Diminuição dos custos hospitalares.
( ) Diminuição da letalidade e mortalidade por infecções.
( ) Mudança no padrão de resistência dos antimicrobianos.
( ) Não muda o padrão das infecções hospitalares.
( ) As reações adversas ocorrem em 45% das prescrições.

As fluorquinolonas não apresentam atividades contra:
a) E. coli
b) Clamydia
c) H. Influenza
d) T. pallidum

Qual dos seguintes antibióticos inibidores da síntese de proteínas pertencem à classe dos aminoglicosídeos? Assinale a alternativa Correta.
a) Dixiciclina e tetraciclina
b) Neomicina e estreptomicina
c) Azitromicina e claritromicina
d) Eritromicina e cloranfenicol

Indique uma cefolosporina de quarta geração:
a) Ceftriaxona
b) Cefepime
c) Ceftazidim
d) Cefaclor
e) Cefalotina

O cloranfenicol é considerado tóxico para os neonatos (síndrome do bebê cinzento). Isso é devido ao acúmulo tissular de cloranfenicol não metabolizado, em consequência de uma via de metabolização imatura.
Qual das enzimas, abaixo, mais aparentemente estaria deficiente?
a) pseudocolinesterase
b) N-acetiltransferase
c) Azoredutase
d) glicuronil transferase
e) dopa-descarboxilase

A vitamina B6 é normalmente indicada em conjunto com isoniazida (INH), porque:
a) Atua como co-fator para a INH
b) Previne alguns efeitos adversos da terapia por INH
c) Como a INH, possui atividade tuberculostática
d) Previne o metabolismo da INH
e) Aumenta a absorção da INH

Na meningite pediátrica, a droga de eleição é a:
a) Penicilina G
b) Penicilina V
c) Eritromicina
d) Penicilina procaína
e) Ceftriaxona

A droga usada em todos os tipos de tuberculose é o(a):
a) Etambutol
b) Cicloserina
c) Estreptomicina
d) Isoniazida
e) PAS

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O mais importante mecanismo de resistência bacteriana dos antibióticos beta-lactâmicos está relacionado com o(a):
a) Efluxo ativo
b) Ativação do alvo de ação do antibiótico
c) Diminuição da permeabilidade da membrana celular bacteriana
d) Produção de enzima inativadora

As sulfonamidas foram os primeiros agentes quimioterápicos eficazes a serem utilizados por via sistêmica na prevenção e na cura de infecções bacterianas em seres humanos. A considerável importância de sua descoberta para a medicina e saúde e sua ampla aplicação subsequente refletiram-se rapidamente no acentuado declínio obsercados nos índeices de morbidade e mortalidade das doenças infecciosas tratáveis.
Com relação ás sulfonamidas, julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
( ) As sulfonamidas são análogos estruturais e antagonistas competitivos do ácido paraminobenzóico (PABA), impedindo, portanto, a utilização desse ácido pelas bactérias na síntese do ácido fólico.
( ) A associação sulfametoxazol/trimetoprima não é mais aceita como tratamento de infecções bacterianas das vias urinárias, devido o surgimento de fármacos mais efeicazer.
( ) A profilaxia da pneumonia causada por Pneumocystis carinii em pacientes imunodeprimidos deve ser realizada com a administração de sulfametoxazol e trimetoprima, em baixas doses.
( ) A Sulfassalazina está bem indicada para o tratamento da colite ulcerativa.
( ) A trimetoprima aumenta a biodisponibilidade do sulfametoxazol; por isso, esses fármacos estão frequentemente associados.

Os fármacos antimicrobianos são utilizados nos tratamentos e nas profilaxias de infecções por microorganismos.
Julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
( ) Os alvos farmacológicos dos antimicrobianos são moléculas que participam de eventos metabólicos fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento do microorganismo.
( ) Os agentes bacteriostáticos bloqueiam uma importante via metabólica dos microorganismos, acarretando sua morte.
( ) O antibiograma não representa mais um exame importante para a escolha do antimikrobiano, sendo pouco utilizado na prática clínica atual.
( ) A Ampicilina, um antibiótico beta-lactâmico, possui uma vantagem de não ser destruída pelas beta-lactamases, podendo assim, ser administrada por via oral.
( ) A amoxicilina é frequentemente administrada com o ácido clavulônico para diminuir a sua cardiotoxicidade.
( ) O uso abusivo de antimicrobianos pode alterar os padrões de sensibilidade e de resistência dos microorganismos.
( ) A concentração inibitória mínima representa indiretamente o grau de sensibilidade e resistência das cepas de bactérias.
( ) A principal preocupação do uso contínuo dos aminoglicosídeos são os seus efeitos colaterais no pulmão.
( ) Quando administradas simultaneamente, a probenicida aumenta a biodisponibilidade da penicilina G por que ambas são excretadas pelo mesmo transportador no túbulo renal.
( ) As penicilinas são incapazes de distribuir-se no líquido cefalorraquidiano; portanto, seu uso é contra-indicado para o tratamento das meninges bacterianas.

A antibiótico-profilaxia é indicada quando o risco de infecção pós-operatória é grande ou quando as consequências da infecção são extremamente graves.
Com relação à antibiótico-profilaxia e ao papel do farmacêutico no controle de infecções hospitalares, julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
( ) A cefazolina, apesar de ser uma cefalosporina de terceira geração, está indicada para a profilaxia de infecções pós-operatórias, mesmo apresentando risco potencial de diminuir a cicatrização da ferida cirúrgica.
( ) Para haver o completo esvaziamento gástrico, a cefazolina deve ser administrada por via oral duas horas antes do procedimento cirúrgico.
( ) Quando em uso profilático, a concentração plasmática de um antibiótico deve atingir níveis ótimos no momento da incisão e durante todo o procedimento cirúrgico.
( ) Quando a farmácia atua adequadamente na seleção, armazenamento e dispensação de antimicrobianos, ela contribui para o controle das infecções hospitalares.
( ) O termo infecção hospitalar refere-se a um tipo de infecção, normalmente grave, que culmina com a internação hospitalar do paciente.

Quanto ao uso e manipulação de antibióticos e quimioterápicos, julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
( ) O cloranfenicol é a droga utilizada na quimioprofilaxia da meningite meningocócica a ser realizada em todos os indivíduos que tiveram contato mais íntimo com o paciente afetado.
( ) As cefalosporinas são formalmente contra-indicadas para pacientes com história de alergia à penicilina, mesmo que discreta. Por apresentarem semelhança química às penicilinas, a frequência de reações alérgicas cruzadas entre os dois grupos de medicamentos é de aproximadamente 90%.
( ) A vancomicina deve ser administrada por via parenteral, não podendo ser utilizada por via oral pelo risco de aparecimento de enterocolite associada a antibióticos, causada pelo Clostridium difficile.
( ) Os quimioterápicos devem ser preparados por meio de técnicas assépticas, em capela de fluxo laminar vertical vertical e com uso de luvas cirúrgicas.
( ) A granisetrona é contra-indicada para pacientes que apresentam náuseas e vômitos provocados pela quimioterapia.

Os antibióticos constituem umas das classes medicamentosas mais receitadas. Seu uso visa não somente ao combate, mas também à profilaxia de infecções, na maioria das vezes, bacterianas.
Julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
( ) De forma geral, as penicilinas são antibióticos seguros, além de serem os que menos provocam reações de hipersensibilidade.
( ) A penicilina G é muito estável. Mesmo depois de diluída e matida à temperatura ambiente, mantém sua atividade por 7 dias.
( ) A penicilina pode ser utilizada para a profilaxia de pneumonias de pacientes mais susceptíveis, como os idosos.
( ) A amoxicilina, uma penicilina bem absorvida por via oral, é utilizada para o tratamento de várias infecções como, por exemplo, a otite média.
( ) São efeitos colaterais da amicacina, um antibiótico aminoglicosídeo, a nefro e a ototoxicidade. Por esses motivos, esse antibiótico, em alguns casos, pode provocar insuficiência renal e surdez.

No que concerne aos fármacos antimicrobianos, julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
( ) A vancomicina é utilizada no tratamento de infecções por Staphylococcus aures quando esses agente não são resistentes também a meticilina.
( ) Um dos efeitos colaterais mais temidos com o uso de cloranfenicol é o aparecimento de anemia aplástica.
( ) A cefalexina é a droga de primeira escolha como alternativa para o tratamento de infecções de pacientes que são alérgicos a ampicilina.
( ) A neomicina é preferencialmente utilizada em preparações tópicas devido aos seus efeitos colaterais sistêmicos, apesar de ser bem absorvida pela via gastrointestinal.
( ) A ciprofloxacina pertence a classe das fluoroquinolonas e é comumente utilizada em infecções das vias urinárias.

Acerca dos antimicrobianos, julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
( ) Os antimicrobianos destroem microorganismos ou suprimem sua multiplicação ou crescimento. São denominados antibióticos, quando produzidos por microorganismos, e quimioterápicos, quando sintetizados.
( ) A escolha do antimicrobiano depende do sítio de infecção, do agente causal, da gravidade, dos dados epidemiológicos, do hospedeiro e do produto a ser utilizado. Uma exceção para a prescrição empírica é a urgência do início de tratamento, prescindindo, contudo, da coleta de amostras para cultura, para confirmar ou redirecionar a antibioticoterapia.
( ) A ação antimicrobiana acontece a partir da ligação do antimicrobiano a um sítio-alvo na qual o medicamento provoca a morte celular pode variar para cada grupo de antimicrobiano.
( ) O conhecimento do mecanismo de resistência bacteriana e de sua epidemiologia não é relevante para a síntese de novas drogas.
( ) A escolha da droga ideal é aquela que apresenta maior espectro de ação e maior especificidade sobre um determinado microrganismo. A via de administração deve ser preferencialmente a oral sobre a parenteral.

Acerca dos antimicrobianos, julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
( ) A inibição da produção de beta-lactamase durante o uso de beta-lactâmicos e a diminuição da afinidade pelo sítio de ligação são alguns mecanismos de resistência bacteriana.
( ) Existe uma relação direta entre os uso de antimicrobianos e o aumento de resistência.
( ) As penicilinas e as cefalosporinas são antimicrobianos beta-lactâmicos, inibidores da síntese da parede celular.
( ) O ácido 6 aminopenicilânico, estrutura básica das penicilinas, pode ser substituído em diferentes posições, gerando um leque variadíssimo de compostos com propriedades químicas e físicas diferentes, com diferentes comportamentos farmacocinéticos e com diferentes espectros de ação.
( ) As cefalosporinas são classificadas em três gerações. As de terceira geração apresentam maior atividade contra as bactérias gram-positivo e gram-negativo, quando comparadas às cefalosporinas da segunda geração e da primeira geração.

Sobre a classificação e a alguns dos empregos dos antibióticos, podemos afirmar que:
( ) Ceftazidima é cefalosporina de segunda geração e ataca fracamente o B. Fragilis.
( ) Ticarcilina é penicilina natural, usada em queimaduras.
( ) Imipenem é beta-lactâmico e ataca com sucesso a Enterobacteriaceae.
( ) Norfloxacina é quinolona e é eficiente em infecções muito complicadas do trato urinário.
( ) Mafenida é sulfa e ataca Pseudomonas aeruginosa.

Acerca dos antimicrobianos, julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
( ) Quando um antibiograma mostra a presença de Eschericia coli resistente a sulfametoxazol e trimetropina, o tratamento de um paciente deve ser iniciado com esta associação destes medicamentos, pois o antibiograma é um exame realizado in vitro e a ocorrência de resistência real a esses medicamentos é muito rara, inferior a 1%.
( ) Pacientes com hipersensibilidade à penicilina geralmente também apresentam sensibilidade cruzada à ampicilina.
( ) A cefalexina é uma cefalosporina de primeira geração.
( ) A tetraciclina pode ser útil no tratamento de acne severa.

Especialidades farmacêuticas contendo sulfametoxazol + trimetoprima são eficientes como antimicrobianos devido:
( ) A inibição da síntese do ácido diidropteróico e a estimulação da conversão de ácido diidrofólico em tetradrofólico pela sulfametoxazol e trimetoprima respectivamente.
( ) A competição com o ácido diidropteróico e bloqueio da conversão de ácido diidropteróico em tetraidrofólico pela sulfametoxazol e trimetoprina, respectivamente.
( ) Ao estímulo da biossíntese do ácido diidrofólico e ao estímulo da conversão do ácido diidrofólico em tetraidrofólico pela sulfametoxazol e trimetoprina, respectivamente.
( ) A inibição da síntese do ácido diidropteróico e a bloqueio da conversão do ácido diidrofólico em tetraidrofólico pela sulfametoxazol e trimetoprina, respectivamente.
( ) A competição com o ácido diidrofólico e a competição pelo sulfametoxazol e trimetoprina, respectivamente.

As consequências do uso indevido de antimicrobianos tem como causa:
( ) Diminuição dos custos hospitalares.
( ) Diminuição da letalidade e mortalidade por infecções.
( ) Mudança no padrão de resistência dos antimicrobianos.
( ) Não muda o padrão das infecções hospitalares.
( ) As reações adversas ocorrem em 45% das prescrições.

As fluorquinolonas não apresentam atividades contra:
a) E. coli
b) Clamydia
c) H. Influenza
d) T. pallidum

Qual dos seguintes antibióticos inibidores da síntese de proteínas pertencem à classe dos aminoglicosídeos? Assinale a alternativa Correta.
a) Dixiciclina e tetraciclina
b) Neomicina e estreptomicina
c) Azitromicina e claritromicina
d) Eritromicina e cloranfenicol

Indique uma cefolosporina de quarta geração:
a) Ceftriaxona
b) Cefepime
c) Ceftazidim
d) Cefaclor
e) Cefalotina

O cloranfenicol é considerado tóxico para os neonatos (síndrome do bebê cinzento). Isso é devido ao acúmulo tissular de cloranfenicol não metabolizado, em consequência de uma via de metabolização imatura.
Qual das enzimas, abaixo, mais aparentemente estaria deficiente?
a) pseudocolinesterase
b) N-acetiltransferase
c) Azoredutase
d) glicuronil transferase
e) dopa-descarboxilase

A vitamina B6 é normalmente indicada em conjunto com isoniazida (INH), porque:
a) Atua como co-fator para a INH
b) Previne alguns efeitos adversos da terapia por INH
c) Como a INH, possui atividade tuberculostática
d) Previne o metabolismo da INH
e) Aumenta a absorção da INH

Na meningite pediátrica, a droga de eleição é a:
a) Penicilina G
b) Penicilina V
c) Eritromicina
d) Penicilina procaína
e) Ceftriaxona

A droga usada em todos os tipos de tuberculose é o(a):
a) Etambutol
b) Cicloserina
c) Estreptomicina
d) Isoniazida
e) PAS

Prévia do material em texto

Questões – Antimicrobianos
Profª Drª Eliane A. Campesatto
1) O mais importante mecanismo de resistência bacteriana dos antibióticos beta-lactâmicos está relacionado com o(a):
a) Efluxo ativo
b) Ativação do alvo de ação do antibiótico
c) Diminuição da permeabilidade da membrana celular bacteriana
d) Produção de enzima inativadora
2) As sulfonamidas foram os primeiros agentes quimioterápicos eficazes a serem utilizados por via sistêmica na prevenção e na cura de infecções bacterianas em seres humanos. A considerável importância de sua descoberta para a medicina e saúde e sua ampla aplicação subsequente refletiram-se rapidamente no acentuado declínio obsercados nos índeices de morbidade e mortalidade das doenças infecciosas tratáveis. Com relação ás sulfonamidas, julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
a) ( V ) As sulfonamidas são análogos estruturais e antagonistas competitivos do ácido paraminobenzóico (PABA), impedindo, portanto, a utilização desse ácido pelas bactérias na síntese do ácido fólico.
b) ( F ) A associação sulfametoxazol/trimetoprima não é mais aceita como tratamento de infecções bacterianas das vias urinárias, devido o surgimento de fármacos mais efeicazer
c) ( V ) A profilaxia da pneumonia causada por Pneumocystis carinii em pacientes imunodeprimidos deve ser realizada com a administração de sulfametoxazol e trimetoprima, em baixas doses.
d) ( V ) A Sulfassalazina está bem indicada para o tratamento da colite ulcerativa.
e) ( F ) A trimetoprima aumenta a biodisponibilidade do sulfametoxazol; por isso, esses fármacos estão frequentemente associados.
3) Os fármacos antimicrobianos são utilizados nos tratamentos e nas profilaxias de infecções por microorganismos. Julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
a) ( V ) Os alvos farmacológicos dos antimicrobianos são moléculas que participam de eventos metabólicos fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento do microorganismo.
b) ( F ) Os agentes bacteriostáticos bloqueiam uma importante via metabólica dos microorganismos, acarretando sua morte.
c) ( F ) O antibiograma não representa mais um exame importante para a escolha do antimicrobiano, sendo pouco utilizado na prática clínica atual.
d) ( F) A Ampicilina, um antibiótico beta-lactâmico, possui uma vantagem de não ser destruída pelas beta-lactamases, podendo assim, ser administrada por via oral.
e) ( F ) A amoxicilina é frequentemente administrada com o ácido clavulônico para diminuir a sua cardiotoxicidade.
f) ( V ) O uso abusivo de antimicrobianos pode alterar os padrões de sensibilidade e de resistência dos microorganismos.
g) ( V ) A concentração inibitória mínima representa indiretamente o grau de sensibilidade e resistência das cepas de bactérias.
h) ( F ) A principal preocupação do uso contínuo dos aminoglicosídeos são os seus efeitos colaterais no pulmão.
i) ( V ) Quando administradas simultaneamente, a probenicida aumenta a biodisponibilidade da penicilina G por que ambas são excretadas pelo mesmo transportador no túbulo renal.
j) ( F ) As penicilinas são incapazes de distribuir-se no líquido cefalorraquidiano; portanto, seu uso é contra-indicado para o tratamento das meninges bacterianas.
4) A antibiótico-profilaxia é indicada quando o risco de infecção pós-operatória é grande ou quando as consequências da infecção são extremamente graves. A seleção dos antimicrobianos deve ser baseada no seu espectro de ação, no seu perfil farmacocinético, na sua toxicidade e nos resultados de ensaios clínicos controlados. Com relação à antibiótico-profilaxia e ao papel do farmacêutico no controle de infecções hospitalares, julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
a) ( F ) A cefazolina, apesar de ser uma cefalosporina de terceira geração, está indicada para a profilaxia de infecções pós-operatórias, mesmo apresentando risco potencial de diminuir a cicatrização da ferida cirúrgica.
b) ( F ) Para haver o completo esvaziamento gástrico, a cefazolina deve ser administrada por via oral duas horas antes do procedimento cirúrgico.
c) ( V ) Quando em uso profilático, a concentração plasmática de um antibiótico deve atingir níveis ótimos no momento da incisão e durante todo o procedimento cirúrgico.
d) ( V ) Quando a farmácia atua adequadamente na seleção, armazenamento e dispensação de antimicrobianos, ela contribui para o controle das infecções hospitalares.
e) ( F ) O termo infecção hospitalar refere-se a um tipo de infecção, normalmente grave, que culmina com a internação hospitalar do paciente.
5) Quanto ao uso e manipulação de antibióticos e quimioterápicos, julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
a) ( F ) O cloranfenicol é a droga utilizada na quimioprofilaxia da meningite meningocócica a ser realizada em todos os indivíduos que tiveram contato mais íntimo com o paciente afetado.
b) ( F ) As cefalosporinas são formalmente contra-indicadas para pacientes com história de alergia à penicilina, mesmo que discreta. Por apresentarem semelhança química às penicilinas, a frequência de reações alérgicas cruzadas entre os dois grupos de medicamentos é de aproximadamente 90%.
c) ( F ) A vancomicina deve ser administrada por via parenteral, não podendo ser utilizada por via oral pelo risco de aparecimento de enterocolite associada a antibióticos, causada pelo Clostridium difficile.
d) ( V ) Os quimioterápicos devem ser preparados por meio de técnicas assépticas, em capela de fluxo laminar vertical vertical e com uso de luvas cirúrgicas.
e) ( F ) A granisetrona é contra-indicada para pacientes que apresentam náuseas e vômitos provocados pela quimioterapia.
6) Os antibióticos constituem umas das classes medicamentosas mais receitadas. Seu uso visa não somente ao combate, mas também à profilaxia de infecções, na maioria das vezes, bacterianas e julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
a) ( F ) De forma geral, as penicilinas são antibióticos seguros, além de serem os que menos provocam reações de hipersensibilidade.
b) ( F ) A penicilina G é muito estável. Mesmo depois de diluída e matida à temperatura ambiente, mantém sua atividade por 7 dias.
c) ( F ) A penicilina pode ser utilizada para a profilaxia de pneumonias de pacientes mais susceptíveis, como os idosos.
d) ( V ) A amoxicilina, uma penicilina bem absorvida por via oral, é utilizada para o tratamento de várias infecções como, por exemplo, a otite média.
e) ( V ) São efeitos colaterais da amicacina, um antibiótico aminoglicosídeo, a nefro e a ototoxicidade. Por esses motivos, esse antibiótico, em alguns casos, pode provocar insuficiência renal e surdez.
7) No que concerne aos fármacos antimicrobianos, julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
a) ( F ) A vancomicina é utilizada no tratamento de infecções por Staphylococcus aures quando esses agente não são resistentes também a meticilina.
b) ( V ) Um dos efeitos colaterais mais temidos com o uso de cloranfenicol é o aparecimento de anemia aplástica.
c) ( F ) A cefalexina é a droga de primeira escolha como alternativa para o tratamento de infecções de pacientes que são alérgicos a ampicilina
d) ( F ) A neomicina é preferencialmente utilizada em preparações tópicas devido aos seus efeitos colaterais sistêmicos, apesar de ser bem absorvida pela via gastrintestinal.
e) ( V ) A ciprofloxacina pertence a classe das fluoroquinolonas e é comumente utilizada em infecções das vias urinárias.
8) Acerca dos antimicrobianos, julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
a) ( V ) Os antimicrobianos destroem microorganismos ou suprimem sua multiplicação ou crescimento. São denominados antibióticos, quando produzidos por microorganismos, e quimioterápicos, quando sintetizados.
b) ( V ) A escolha do antimicrobiano depende do sítio de infecção, do agente causal, da gravidade, dos dados epidemiológicos, do hospedeiro e do produto a ser utilizado. Uma exceção para a prescrição empírica é a urgência do início de tratamento, prescindindo,contudo, da coleta de amostras para cultura, para confirmar ou redirecionar a antibioticoterapia.
c) ( V ) A ação antimicrobiana acontece a partir da ligação do antimicrobiano a um síto-alvo na qual o medicamento provoca a morte celular pode variar para cada grupo de antimicrobiano.
d) ( F ) O conhecimento do mecanismo de resistência bacteriana e de sua epidemiologia não é relevante para a síntese de novas drogas.
e) ( F ) A escolha da droga ideal é aquela que apresenta maior espectro de ação e maior especificidade sobre um determinado microrganismo. A via de administração deve ser preferencialmente a oral sobre a parenteral.
9) Acerca dos antimicrobianos, julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
a) ( F ) A inibição da produção de beta-lactamase durante o uso de beta-lactâmicos e a diminuição da afinidade pelo sítio de ligação são alguns mecanismos de resistência bacteriana.
b) ( V ) Existe uma relação direta entre os uso de antimicrobianos e o aumento de resistência, 
c) ( V ) As penicilinas e as cefalosporinas são antimicrobianos beta-lactâmicos, inibidores da síntese da parede celular.
d) ( V ) O ácido 6 aminopenicilânico, estrutura básica das penicilinas, pode ser substituído em diferentes posições, gerando um leque variadíssimo de compostos com propriedades químicas e físicas diferentes, com diferentes comportamentos farmacocinéticos e com diferentes espectros de ação.
e) ( F ) As cefalosporinas são classificadas em três gerações. As de terceira geração apresentam maior atividade contra as bactérias gram-positivo e gram-negativo, quando comparadas às cefalosporinas da segunda geração e da primeira geração.
10) Sobre a classificação e a alguns dos empregos dos antibióticos, podemos afirmar que:
a) Ceftazidima é cefalosporina de segunda geração e ataca fracamente o B. Fragilis.
b) Ticarcilina é penicilina natural, usada em queimaduras.
c) Imipenem é beta-lactâmico e ataca com sucesso a Enterobacteriaceae.
d) Norfloxacina é quinolona e é eficiente em infecções muito complicadas do trato urinária
e) Mafenida é sulfa e ataca Pseudomonas aeruginosa.
11) Acerca dos antimicrobianos, julgue os itens a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (Falsa):
a) ( F) Quando um antibiograma mostra a presença de Eschericia coli resistente a sulfametoxazol e trimetropina, o tratamento de um paciente deve ser iniciado com esta associação destes medicamentos, pois o antibiograma é um exame realizado in vitro e a ocorrência de resistência real a esses medicamentos é muito rara, inferior a 1%.
b) ( V ) Pacientes com hipersensibilidade à penicilina geralmente também apresentam sensibilidade cruzada à ampicilina.
c) ( V ) A cefalexina é uma cefalosporina de primeira geração.
d) ( V ) A tetraciclina pode ser útil no tratamento de acne severa.
12) Especialidades farmacêuticas contendo sulfametoxazol + trimetropina são eficientes como antimicrobianos devido:
a) A inibição da síntese do ácido diidropteróico e a estimulação da conversão de ácido diidrofólico em tetradrofólico pela sulfametoxazol e trimetoprima respectivamente.
b) A competição com o ácido diidropteróico e bloqueio da conversão de ácido diidropteróico em tetraidrofólico pela sulfametoxazol e trimetoprina, respectivamente.
c) Ao estímulo da biossíntese do ácido diidrofólico e ao estímulo da conversão do ácido diidrofólico em em tetraidrofólico pela sulfametoxazol e trimetoprina, respectivamente.
d) A inibição da síntese do ácido diidropteróico e a bloqueio da conversão do ácido diidrofólico em tetraidrofólico pela sulfametoxazol e trimetoprina, respectivamente.
e) A competição com o ácido diidrofólico e a competição pelo sulfametoxazol e trimetoprina, respectivamente.
13) As consequências do uso indevido de antimicrobianos tem como causa:
a) Diminuição dos custos hospitalares.
b) Diminuição da letalidade e mortalidade por infecções.
c) Mudança no padrão de resistência dos antimicrobianos
d) Não muda o padrão das infecções hospitalares.
e) As reações adversas ocorrem em 45% das prescrições.
14) As fluorquinolonas não apresentam atividades contra:
a) E. coli b) Clamydia c) H. Influenza d) T. pallidum
15) Qual dos seguintes antibióticos inibidores da síntese de proteínas pertencem à classe dos aminoglicosídeos? Assinale a alternativa Correta.
a) Dixiciclina e tetraciclina
b) Neomicina e estreptomicina
c) Azitromicina e claritromicina
d) Eritromicina e cloranfenicol
16) Indique uma cefolosporina de quarta geração:
a) Ceftriaxona b) Cefepime c) Ceftazidim d) Cefaclor e) Cefalotina
17) O cloranfenicol é considerado tóxico para os neonatos (síndrome do bebê cinzento). Isso é devido ao acúmulo tissular de cloranfenicol não metabolizado, em consequência de uma via de metabolização imatura. Qual das enzimas, abaixo, mais aparentemente estaria deficiente?
a) pseudocolinesterase
b) N-acetiltransferase
c) Azoredutase
d) glicuronil transferase
e) dopa-descarboxilase
18) A vitamina B6 é normalmente indicada em conjunto com isoniazida (INH), porque:
a) Atua como co-fator para a INH
b) Previne alguns efeitos adversos da terapia por INH
c) Como a INH, possui atividade tuberculostática
d) Previne o metabolismo da INH
e) Aumenta a absorção da INH
19) Na meningite pediátrica, a droga de eleição é a:
a) Penicilina G
b) Penicilina V
c) Eritromicina
d) Penicilina procaína
e) Ceftriaxona
20) A droga usada em todos os tipos de tuberculose é o(a):
a) Etambutol
b) Cicloserina
c) Estreptomicina
d) Isoniazida
e) PAS
21) O Aminoglicosídio mais ativo contra M. tuberculoses é o(a):
a) Amicacina
b) Neomicina
c) Estreptomicina
d) Tobramicina
e) Canamicina
22) O uso do cloranfenicol pode resultar em:
a) Anemia aplástica
b) Hepatotoxicidade
c) Dentes machados
d) Alopecia
e) Fototoxicidade
23) Todos os agentes, abaixo relacionados, são antibióticos beta-lactâmicos, exceto os (as):
a) Penicilinas
b) Cefalosporinas
c) Monobactâmicos
d) Quinolonas
e) Carbapenens
24) Os uso de antimicrobianos tem aumentado indiscriminadamente. A legislação atual recomenda que nos hospitais se implante um controle do uso de antimicrobianos através da comissão de:
a) Compras e concorrências
b) Farmácia e terapêutica
c) Farmacovigilância
d) Controle de infecção hospitalar
e) Ética e bioética
25) O antimicrobiano do grupo da penicilina e seus derivados cuja administração é feita por via intramuscular é:
a) Amoxicilina
b) Oxacilina
c) Fenoximetilpenicilina
d) Penicilina cristalina
e) Penicilina Benzatina
26) A respeito das indicações, dos efeitos colaterais e das contra-indicações associadas ao uso de antibióticos, julgue os itens subsequentes, assinale a alternativa correta:
a) Um dos principais efeitos colaterais relacionados ao uso das penicilinas é a reação de hipersensibilidade
b) A amicacina é classificada como uma sulfonamida
c) A tetraciclina deve ser ingerida sempre com leite ou derivados como o iogurte, pois esse procedimento protege o estômago e facilita a absorção do medicamento.
d) A associação de trimetropina com sulfametoxazol (Bactrim) deve ser administrada somente por via oral, pois, em solução, esses dois antibióticos podem se precipitar.
e) O mebendazol, um dos principais anti-helmínticos utilizados na prática médica, é também muito eficaz no tratamento da esquistossomose.
27) A rifampicina tem sua indicação principal no tratamento terapêutico da tuberculose. Atualmente, sua indicação também é sugerida em esquemas terapêuticos em associação com outras drogas no tratamento da:
a) Micobacteriose
b) Leishmaniose
c) Toxoplasmose
d) Hanseníase
e) Malária
28) Os antimicrobianos do grupo dos glicopeptídeos cujo mecanismo básico de ação antimicrobiana está baseado na inibição da síntese da síntese da parede celular são:
a) Vancomicina e teicoplanina
b) Azitromicina e penicilina
c) Cefalexina e cefepima
d) Clindamicina e eritromicina
e) Gentamicina e amicacina
29) Paciente com diagnóstico de infecção urinária, causada por bactéria resistente à penicilina, poderia ser tratada com:
a) Cefalexina
b) Cefalotinac) Ampicilina
d) Norfloxacina
e) Eritromicina
30) Em relação as penicilinas, assinale a alternativa correta:
a) Apresentam um anel beta-hidrolactâmico
b) Apresentam baixa eficácia e alta toxicidade
c) A maioria tem ação bacteriostática
d) Os microorganismos se tornam resistentes às penicilinas apenas pela ação das beta-lactamases
e) É contra-indicada na insuficiência renal
31) Em relação as interações medicamentosas da tetraciclina, sabe-se que algumas substâncias podem prejudicar a absorção ou diminuir a biodisponibilidade das tetraciclinas. Dentre elas, temos: I- Barbitúricos; II- Antiácidos com cátions di ou tri-valentes; III- Etanol e preparados com ferro; IV – Leite e laticínios. Estão corretas:
a) I, II, III e IV
b) I e IV apenas
c) I, II e III apenas
d) II, III e IV apenas
32) A administração de um medicamento com ação bactericida deve ter preferência sobre um medicamento bacteriostático em um paciente que apresente:
a) Cirrose
b) Insuficiência renal
c) Neutropenia
d) Anemia hemolítica
e) Falha cardíaca congestiva
33) Assinale uma alternativa que apresenta uma situação para a qual não é indicada a administração de combinações de agentes antimicrobianos:
a) Prevenção de emergência de agentes microbianos resistentes
b) Terapia de infecções severas nas quais o agente etiológico não foi identificado
c) Tratamento de infecções bacterianas mistas
d) Tratamento de febre de origem desconhecida
e) Aumento da atividade antimicrobiana no tratamento de infecções específicas
34) A atividade antimicrobiana da eritromicina se assemelha bastante com qual tipo de antibiótico abaixo:
a) Penicilina G
b) Penicilina V
c) Tetraciclina
d) Cloranfenicol
35) Dos antibióticos abaixo aquele que se classifica como bactericida é:
a) Eritromicina
b) Espiramicina
c) Tetraciclina
d) Cefradina
36) A clindamicina é um antibiótico bacteriostático eficaz contra bacterióides, derivada da:
a) Penicilina b) Lincomicina c) Eritromicina d) Espiramicina
37) O aminoglicosídeo mais potente e por isto indicado, quando outros antibióticos do mesmo grupo não produzem resultados satisfatórios, é a:
a) Amicacina b) Kanamicina c) Gentamicina d) Estreptomicina
37) O uso do sulfato de estreptomicina, além de causar efeito colateral indesejável parestesias peri-orais, agride também o seguinte nervo craniano
a) Segundo b) Terceiro c) Quinto d) Oitavo
38) As oxacilinas e cloxacilinas são:
a) Penicilinas naturais
b) Penicilinas de espetro maior que as penicilinas G
c) Penicilinas semi-sintéticas e penicilinases resistentes
d) de uso corriqueiro em qualquer infecção
39) A ação bactericida está presente no seguinte antibiótico:
a) Cloranfenicol b) Eritromicina c) Lincomicina d) Penicilina
40) No grupo das principais indicações da penicilina G Benzatina, incluem-se:
a) Abcessos odontogênicos e sífilis
b) Sífilis e profilaxia de febre reumática
c) Abcessos odontogênicos e gengivite necrosante
d) Gengivite necrosante e profilaxia da febre reumática
41) Qual antibiótico abaixo não deve ser prescrito a um recém-nascido ictérico:
a) Sulfa
b) Penicilina
c) Kanamicina
d) Ampicilina
42) Dos antibióticos relacionados com o aparecimento de colite pseudomembranosa durante ou após o tratamento, o mais comumente citado é:
a) Gentamicina
b) Clindamicina
c) Cloranfenicol
d) Cefalotina
e) Amicacina
43) Sabe-se que as tetraciclinas não devem ser prescritas para crianças até dez anos de idade e para gestantes. São possíveis efeitos indesejáveis da tetraciclina causados pelo seu uso incorreto:
a) Discromia dental
b) Gengivite medicamentosa
c) Alteração do crescimento do feto
d) Lesões hepáticas na grávida
44) Durante a gestação está contra-indicada a administração do seguinte antibiótico:
a) Cefalotina b) Eritromicina c) Estreptomicina d) Amoxicilina
45) Antibiótico que pode trazer transtorno hematológico grave quando administrado por tempo prolongado em paciente grávida e para o feto:
a) Penicilinas b) Tetraciclinas c) Cloranfenicol d) Cefalosporina
46) Todas as características descritas a seguir estão associadas com o emprego de penicilina, exceto:
a) Hipersensibilização
b) Nefrite intersticial
c) Perturbação da função plaquetária
d) Reação dissulfiram-símile
47) Antimicrobiano contra-indicado em pacientes com discrasias sanguíneas:
a) Metronidazol b) Gentamicina c) Eritromicina d) penicilina
48) Dentre as substâncias abaixo, aquelas que não devem ser usadas em à puérpera que amamenta são:
a) Ampicilina e penicilina
b) Tetraciclina e penicilina benzatina
c) Dipirona e fenilbutazona
d) Cloranfenicol e metronidazol
49) Com relação às sulfonamidas, julgue os itens a seguir.
a) As sulfonamidas são análogos estruturais e antagonistas competitivos do ácido paraminobenzóico (PABA), impedindo, portanto, a utilização desse ácido pelas bactérias na síntese de ácido fólico.
b) A trimetoprima aumenta a biodisponibilidade do sulfametoxazol; por isso, esses fármacos estão freqüentemente associados.
c) A associação sulfametoxazol/trimetoprima é aceita como tratamento de infecções bacterianas das vias urinárias.
d) A profilaxia da pneumonia causada por Pneumocystis carinii em pacientes imunodeprimidos deve ser realizada com a administração de sulfametoxazol e trimetoprima, em baixas doses.
e) A sulfassalazina está bem indicada para o tratamento da colite ulcerativa.
50) Entre os efeitos tóxicos encontrados nos aminoglicosídeos, podemos citar:
(A) nefrotoxicidade e ototoxicidade.
(B) toxicidade óptica e ototoxicidade.
(C) toxicidade hematológica e nefrotoxicidade.
(D) toxicidade óssea e dentária.
(E) ototoxicidade e toxicidade hematológica.
51) O(s) antibiótico(s) de escolha em caso de cepas de Staphylococcus aureus meticilino resistentes é(são):
(A) Ciprofloxacina.
(B) Vancomicina.
(C) Neomicina.
(D) Polimixina B.
(E) Imipenem + Cilastatina.
52) A associação de Ampicilina + Sulbactam, utilizada no tratamento de infecções causadas por Acinetobacter sp., é um exemplo de associação de antimicrobianos:
(A) Betalactâmico + inibidor de βlactamase.
(B) Quinolona + betalactâmico.
(C) Carbapenêmico + Inibidor de βlactamase.
(D) Cefalosporina + aminoglicosídeo.
(E) Inibidor de βlactamase + quinolona.
53) Sabe-se que as sulfonamidas têm ação antimicrobiana e que esse fato ocorre pela seguinte razão:
A) as células bacterianas não possuírem a dihidrofolato redutase;
B) a síntese de esterol ser essencial à bactéria, mas não aos humanos;
C) as células dos mamíferos não possuírem a dihidropteroato sintase;
D) a sensibilidade da dihidrofolato redutase ser maior nos humanos do que nas bactérias;
E) os ribossomos bacterianos serem diferentes daqueles dos humanos.
54) A toxicidade seletiva da vancomicina nas bactérias se deve a uma:
A) ação específica sobre uma via na síntese de parede;
B) bioativação enzimática na membrana celular;
C) acumulação na subunidade 50s ribossomal;
D) inibição controlada da síntese de ácido fólico;
E) metabolização mais rápida do que nos humanos.
55) O agente mais eficaz para o tratamento das infecções por Rickettsia, Mycoplasma e Chlamidia é
A) Tetraciclina. 
B) Vancomicina. 
C) Gentamicina. 
D) Penicilina G. 
E) Bacitracina.
56) São exemplos de: cefalosporina de primeira geração, inibidor de beta lactamase, carbapenem e macrolídeo, respectivamente:
a) Cefalotina, ácido clavulônico, imipenem, claritromicina.
b) Ceftriaxona, imipenem, acido clavulônico, claritromicina.
c) Cefalotina, imipenem, claritromicina, acido clavulônico.
d) Cefalexina, vancomicina, imipenem, claritromicina.
57) A farmacologia da Penicilina pode ser marcadamente alterada como conseqüência de alteração da cadeia lateral da estrutura do fármaco. A carbenicilina possui todas as propriedades abaixo, exceto:
a) É sensível a penicilina.
b) É classificada como aminopenicilina.
c) É eficaz contra a maioria dos organismos Gram -.
d) É administrada somente porvia parenteral.
58) Os aminoglicosídeos são drogas com um grande potencial para causarem:
(A) ototoxicidade.
(B) dermatite esfoliativa.
(C) cefaléia.
(D) aumento do apetite.
(E) diminuição do apetite.
59) É verdadeiro, em relação às drogas β-lactâmicas:
(A) a penicilinase destrói a atividade de algumas penicilinas por hidrólise da cadeia lateral do anel β-lactâmico.
(B) as penicilinas naturais são ativas contra bactérias Gramnegativas.
(C) podem ser classificadas em penicilinas, cefalosporinas, cefamicinas, carbapenens, monobactans e inibidores de β-lactamases.
(D) atualmente são pouco utilizadas em terapêutica.
(E) são ativadas pela presença dos inibidores de β-lactamase.
60) De acordo com as modificacoes realizadas na molecula do acido 6-aminopenicilanico (6-APA) correlacione a coluna I com a coluna II.
Coluna I Coluna II
1. Penicilinas antipseudomonas. ( ) Penicilina G e Carbenicilina
2. Penicilina de espectro estendido. ( ) Amoxicilina e Ampicilina
3. Penicilina resistente a penicilinase. ( ) Oxacilina e Dicloxacilina
4. Penicilina sensivel a penicilinase. ( ) Piperaciclina e Carbenicilina
Na Coluna II, a sequencia correta, de cima para baixo, e:
A) 1, 2, 3, 4
B) 4, 3, 2, 1
C) 4, 2, 3, 1
D) 2, 3, 1, 4
61) Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas afirmativas relacionadas ao espectro de atividade das cefalosporinas:
( ) As cefalosporinas da primeira geracao sao ativas contra a maioria dos estafilococos, inclusive S. aureus produtor de penicilinase.
( ) As cefalosporinas de segunda geracao sao um pouco menos ativas que as da primeira geração contra bacterias Gram positivas.
( ) As cefalosporinas da terceira geracao possuem maior atividade contra os bacilos Gram negativos aerobios.
( ) Neisseria gonorrhoeae, Neisseria meningitidis e cocos Gram positivos sao sensiveis as cefalosporinas.
A sequencia correta, de cima para baixo, e
A) F, F, V, F
B) F,V, F, V
C) V, V, F, V
D) V, V, V, V
62) Quanto ao mecanismo de acao dos aminoglicosidios e correto afirmar que
A) atuam atraves da inibicao irreversivel da síntese proteica bacteriana.
B) exercem atividade atraves da inibicao reversível da sintese dos nucleotideos.
C) atuam atraves da acao contra microrganismo anaerobicos.
D) provocam inibicao da biossintese das proteinas e acidos nucleicos.
63) Marque a opcao verdadeira no que se refere aos farmacos que, quando associados aos aminoglicosidios, aumentam sua atividade antibacteriana em infeccoes causadas por germes Gram positivos.
A) β-lactamicos.
B) Polipeptideos.
C) Sulfonamidas.
D) Quinolonas
.
64) Dos antibioticos citados abaixo marque o que e primariamente bacteriostatico e, quando em concentracoes elevadas, pode tornar-se bactericida.
A) Penicilinas.
B) Cefalosporina.
C) Quinolonas.
D) Sulfonamidas.
65) Dentre os agentes abaixo, sao quinolonas:
A) ofloxacina e teicoplamina.
B) lincomicina e aztreonam.
C) ciprofloxacina e imipenem.
D) norfloxacina e ofloxacina.
66) Nos pacientes alérgicos à penicilina, o grupo farmacológico de escolha é a:
a) ampicilina
b) amoxilina
c) clindamicina
d) dicloxacilina
e) oxacilina
67) Agentes antimicrobianos, tais como tetraciclinas, são compostos amplamente utilizados na prática veterinária e humana por inibirem: 
(A) o crescimento de bactérias e particularmente fungos, interferindo com os ribossomos desses organismos.
(B) a síntese de proteínas em fungos alterando a ligação ribossômica.
(C) o crescimento de bactérias e fungos, alterando a síntese de macromoléculas celulares no microssomo.
(D) a síntese protéica da membrana celular das bactérias alterando a subunidade 50S dos ribossomos.
(E) o crescimento de bactérias através da inativação da síntese protéica ligando-se, especificamente, às subunidades 30S dos ribossomos.
68) Um homem de 44 anos, que há 5 anos utiliza antiácidos contendo cálcio (Ca) e Magnésio (Mg) para úlcera péptica, desenvolve uma bronquite aguda com produção de escarro. De todos os antibióticos de amplo espectro listados, qual NÃO seria facilmente absorvido?
a) Ampicilina 
b) Cefalexina
c) Tetracicilina 
d) Eritromicina
e) Cloranfenicol
69) As associações de penicilinas ao ácido clavulânico justificam-se porque o mesmo:
a) Atinge facilmente os microorganismos Gram-negativos
b) É específico para os microorganismos Gram-positivos
c) É um potente inibidor da transpeptidase de parede celular
d) Inativa as Beta-lactamases bacterianas
e) Possui um espectro de atividade semelhante ao da penicilina G
70) Qual das seguintes afirmativas sobre as tetraciclinas está incorreta?
a) Os novos derivados como a Minociclina e Doxiciclina têm a vantagem de não causarem manchas nos dentes.
b) Estão contra-indicadas na gravidez.
c) São eficazes no tratamento de infecções causadas por bactérias anaeróbias.
d) Podem formar complexos com íons cálcio dificilmente absorvíveis.
e) Podem causar manchas dentais se dadas a crianças.
71) Todas as afirmativas abaixo, referentes à comparação entre cefalosporinas e as penicilinas são corretas, exceto:
a) As estruturas são intimamente relacionadas
b) Os mecanismos de ação são muito semelhantes
c) As cefalosporinas possuem um espectro antimicrobiano diferente de acordo com a geração
d) As reações de hipersensibilidade só ocorrem com as penicilinas
e) As cefalosporinas dividem-se em 4 gerações de acordo com o espectro de ação.
72) EBERSH (SE) Paciente de 37 anos, sexo masculino, apresenta quadro infeccioso na faringe, relata ao médico ser alérgico a penicilinas e que não pode, deste modo, utilizar alguns antibióticos. Qual das drogas a seguir pode causar uma reação alérgica cruzada com as penicilinas e, portanto, deve ser evitada ou utilizada com cautela neste paciente? 
(A) Azitromicina. 
(B) Ciprofloxacino. 
(C) Ceftriaxona. 
(D) Sulfametoxazol + trimetoprima. 
(E) Eritromicina.
73) EBERSH (UFGD) O plantonista do setor de obstetrícia e pediatria procura o farmacêutico para relacionar os medicamentos utilizados por um recém-nascido que apresentou complicações no parto e o diagnóstico apontado em seu prontuário de síndrome cinzenta, uma vez que os medicamentos administrados ao recém-nascido são seguramente utilizados por ele em situações semelhantes. Porém, ao analisar os prontuários do recém-nascido e também da mãe da criança, o farmacêutico identificou que nos dias que antecederam o parto, a então gestante utilizou um medicamento que apresenta o risco de causar tal síndrome no recém-nascido. Que medicamento é esse? 
(A) Cloranfenicol. 
(B) Cetoconazol. 
(C) Fluconazol. 
(D) Ivermectina. 
(E) Benzilpenicilina.
74) EBERSH (ES) Paciente do sexo masculino, 26 anos, com quadro infeccioso no trato respiratório, relata ao médico ser alérgico à penicilina, por sua vez, o médico consultou o setor de farmácia para saber qual dos antimicrobianos padronizados no serviço poderia ser utilizado com segurança e eficácia pelo paciente. Com base no exposto, assinale a alternativa que aponta o antimicrobiano indicado para este caso. 
(A) Imipeném. 
(B) Ceftriaxona. 
(C) Azitromicina. 
(D) Amoxicilina + clavulanato. 
(E) Cefalexina.
75) EBERSH (ES) Paciente feminino, 24 anos, deu entrada no hospital com um quadro de intoxicação alcoólica. Segundo familiares, a paciente ingeriu uma quantidade de bebida alcoólica que usualmente nunca havia feito mal a ela. Relataram que atualmente ela vinha fazendo uso de alguns medicamentos e que havia sido orientada pelo farmacêutico para evitar ingerir bebidas alcoólicas. Qual dos medicamentos a seguir pode ter interagido com álcool de modo semelhante ao dissulfiram e ter causado tal intoxicação? 
(A) Metronidazol. 
(B) Paracetamol. 
(C) Diazepam. 
(D) Ibuprofeno. 
(E) Amitriptilina.
76) EBERSH (ES) Qual é o antimicrobiano de escolha para o tratamento de doença meningocócica causada por Neisseria meningitidis? 
(A) Azitromicina. 
(B) Penicilina. 
(C) Amoxicilina + clavulanato. 
(D) Amoxicilina. 
(E) Sulfametoxazol + trimetroprima.
77) EBERSH (ES) Paciente de 29 anos, feminino,gestante, não realiza o pré-natal adequadamente e não sabe precisamente o tempo de gestação, acreditando estar entre 3 e 4 meses, procurou o serviço de saúde devido a um quadro de infecção bacteriana de vias aéreas. O clínico buscou informação quanto aos antimicrobianos padronizados no setor de farmácia e que poderiam ser utilizados com maior segurança e eficácia no caso acima. Qual dos antimicrobianos a seguir pode ser utilizado com segurança neste caso? 
(A) Gentamicina. 
(B) Doxiciclina. 
(C) Cefalexina. 
(D) Sulfametoxazol + trimetoprima. 
(E) Ciprofloxacino.
78) EBERSH (UFMT) Interação farmacológica ou interação medicamentosa é um evento clínico em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro fármaco, alimento, bebida ou algum agente químico do ambiente. Com relação às interações medicamentosas e suas implicações na clínica, assinale a alternativa correta. 
(A) Ciprofloxacino é indicado para mulheres com infecção urinária que utilizam concomitantemente anticoncepcionais orais a base de etinilestradiol por não interferir na eficácia anticoncepcional. 
(B) Para substituir o tratamento à base de um IMAO (Inibidor da Monoamina Oxidase), deve-se iniciar o uso de fluoxetina logo após interromper o IMAO, para evitar uma crise depressiva. 
(C) Pacientes que fazem uso de metronidazol devem ser orientados a não ingerir bebida alcoólica, para evitar toxicidade etílica de modo semelhante ao dissulfiram. 
(D) Suco de frutas cítricas, como a laranja, pode reduzir o efeito do sulfato ferroso, por diminuir a absorção de ferro pelo organismo. 
(E) O captopril, assim como o enalapril, pode ser ingerido junto com alimentos, sem comprometer a biodisponibilidade do mesmo.
79) MAPA. A isoniazida é o fármaco mais ativo para o tratamento da tuberculose causada por cepas sensíveis. O efeito tóxico mais comum decorrente do seu uso é a:
A) hepatite.
B) nefropatia. 
C) cardiopatia. 
D) ototoxicidade.
80) MAPA. As cefalosporinas assemelham-se às penicilinas, porém são mais estáveis a muitas betalactamases bacterianas e, portanto, exibem um espectro de atividade mais amplo. A cefalosporina de primeira geração que pode ser administrada por via parenteral (intravenosa ou intramuscular) é o(a):
A) cefaclor. 
B) cefradina. 
C) cefalexina. 
D) cefazolina.

Mais conteúdos dessa disciplina